O planejamento estratégico participativo agregando qualidade ao ensino público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Katia Teresinha
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/71760
Resumo: Neste trabalho aborda-se a questão da adoção do planejamento estratégico participativo enquanto modelo de gestão escolar agregador de qualidade no ensino ofertado nas escolas públicas. O presente trabalho tem por objetivo destacar a importância da elaboração e da implementação do planejamento estratégico na Escola Estadual José de Alencar como instrumento de gestão participativa, bem como apresenta um diagnóstico preliminar dos principais pontos críticos e prioridades a serem trabalhadas no planejamento escolar. Destaca a relevância do planejamento para gestão, apresenta a origem e a evolução do conceito de planejamento, expõe definições e esclarece acerca dos aspectos fundamentais do planejamento estratégico, com a finalidade de resgate do reconhecimento da escola como centro de referência educacional através do trabalho participativo, comprometido e inovador, apesar de confrontar-se com algumas resistências locais evidenciadas neste trabalho. O estudo está embasado em pesquisa quantitativa e qualitativa, baseado na triangulação de dados onde os resultados apontam para a necessidade premente de mudanças no modo de gestão no referido campo de estudo.
id UFRGS-2_665307fa844d7e472316e2c823d9f4db
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71760
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Martins, Katia TeresinhaLopes, Fernando Dias2013-05-22T01:47:31Z2012http://hdl.handle.net/10183/71760000874247Neste trabalho aborda-se a questão da adoção do planejamento estratégico participativo enquanto modelo de gestão escolar agregador de qualidade no ensino ofertado nas escolas públicas. O presente trabalho tem por objetivo destacar a importância da elaboração e da implementação do planejamento estratégico na Escola Estadual José de Alencar como instrumento de gestão participativa, bem como apresenta um diagnóstico preliminar dos principais pontos críticos e prioridades a serem trabalhadas no planejamento escolar. Destaca a relevância do planejamento para gestão, apresenta a origem e a evolução do conceito de planejamento, expõe definições e esclarece acerca dos aspectos fundamentais do planejamento estratégico, com a finalidade de resgate do reconhecimento da escola como centro de referência educacional através do trabalho participativo, comprometido e inovador, apesar de confrontar-se com algumas resistências locais evidenciadas neste trabalho. O estudo está embasado em pesquisa quantitativa e qualitativa, baseado na triangulação de dados onde os resultados apontam para a necessidade premente de mudanças no modo de gestão no referido campo de estudo.application/pdfporGestão escolarGestão participativaPlanejamento estratégicoInovaçãoO planejamento estratégico participativo agregando qualidade ao ensino públicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Municipal UABinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000874247.pdf000874247.pdfTexto completoapplication/pdf539458http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71760/1/000874247.pdf2d29252828c9767e8bb61a50fecfdc24MD51TEXT000874247.pdf.txt000874247.pdf.txtExtracted Texttext/plain91246http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71760/2/000874247.pdf.txtc4e7073366fcf1fc3ca4ba23de051199MD52THUMBNAIL000874247.pdf.jpg000874247.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1148http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71760/3/000874247.pdf.jpgc8d8f18a77549dcb8e48ee31b8d803e3MD5310183/717602018-10-17 07:54:04.248oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71760Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:54:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O planejamento estratégico participativo agregando qualidade ao ensino público
title O planejamento estratégico participativo agregando qualidade ao ensino público
spellingShingle O planejamento estratégico participativo agregando qualidade ao ensino público
Martins, Katia Teresinha
Gestão escolar
Gestão participativa
Planejamento estratégico
Inovação
title_short O planejamento estratégico participativo agregando qualidade ao ensino público
title_full O planejamento estratégico participativo agregando qualidade ao ensino público
title_fullStr O planejamento estratégico participativo agregando qualidade ao ensino público
title_full_unstemmed O planejamento estratégico participativo agregando qualidade ao ensino público
title_sort O planejamento estratégico participativo agregando qualidade ao ensino público
author Martins, Katia Teresinha
author_facet Martins, Katia Teresinha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Katia Teresinha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes, Fernando Dias
contributor_str_mv Lopes, Fernando Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Gestão participativa
Planejamento estratégico
Inovação
topic Gestão escolar
Gestão participativa
Planejamento estratégico
Inovação
description Neste trabalho aborda-se a questão da adoção do planejamento estratégico participativo enquanto modelo de gestão escolar agregador de qualidade no ensino ofertado nas escolas públicas. O presente trabalho tem por objetivo destacar a importância da elaboração e da implementação do planejamento estratégico na Escola Estadual José de Alencar como instrumento de gestão participativa, bem como apresenta um diagnóstico preliminar dos principais pontos críticos e prioridades a serem trabalhadas no planejamento escolar. Destaca a relevância do planejamento para gestão, apresenta a origem e a evolução do conceito de planejamento, expõe definições e esclarece acerca dos aspectos fundamentais do planejamento estratégico, com a finalidade de resgate do reconhecimento da escola como centro de referência educacional através do trabalho participativo, comprometido e inovador, apesar de confrontar-se com algumas resistências locais evidenciadas neste trabalho. O estudo está embasado em pesquisa quantitativa e qualitativa, baseado na triangulação de dados onde os resultados apontam para a necessidade premente de mudanças no modo de gestão no referido campo de estudo.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-22T01:47:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/71760
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000874247
url http://hdl.handle.net/10183/71760
identifier_str_mv 000874247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71760/1/000874247.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71760/2/000874247.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71760/3/000874247.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2d29252828c9767e8bb61a50fecfdc24
c4e7073366fcf1fc3ca4ba23de051199
c8d8f18a77549dcb8e48ee31b8d803e3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224446919311360