Imagem e conhecimento : a educação do olhar no ensino de sociologia no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Lisandro Lucas de Lima
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/28940
Resumo: O objetivo deste trabalho é compreender a relação entre imagem, conhecimento da vida social e ensino de Sociologia na educação básica. Propõe-se a fazer um levantamento dos principais recursos visuais (fotografia, filmes, vídeos, documentários, pinturas, charges etc.) utilizados pelos(as) professores(as), bem como identificar a forma de aproveitamento desses recursos pedagógicos. Estamos preocupados em saber em que medida esses instrumentos visuais podem contribuir para a compreensão da sociedade nas aulas de Sociologia, e em que medida essa compreensão está baseada naquilo que denominamos de estranhamento, desnaturalização e pensamento crítico. Para isso utilizamos uma metodologia qualitativa baseada em entrevistas semi-estruturadas com professores(as) de Sociologia de algumas escolas de nível médio do Brasil. Os resultados encontrados apontam para a importância dos recursos imagéticos nas práticas pedagógicas com a intenção de aproximar os alunos dos conteúdos programáticos da disciplina. Verificou-se também a dificuldade dos professores em desenvolver uma reflexão mais consistente do ponto de vista metodológico e, sobretudo, sociológico, de modo a possibilitar a construção do conhecimento através das imagens, para além da transmissão de conteúdos e temas curriculares. O desenvolvimento da análise sociológica tem a ver com uma prática pedagógica que exercite a imaginação mediante a educação do olhar, permitindo aos jovens estudantes uma vivência social mais sensível e humana diante do mundo.
id UFRGS-2_665fa4643199050d6e89bb667b4548ad
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28940
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Moura, Lisandro Lucas de LimaPereira, Luiza Helena2011-05-12T06:00:21Z2010http://hdl.handle.net/10183/28940000769298O objetivo deste trabalho é compreender a relação entre imagem, conhecimento da vida social e ensino de Sociologia na educação básica. Propõe-se a fazer um levantamento dos principais recursos visuais (fotografia, filmes, vídeos, documentários, pinturas, charges etc.) utilizados pelos(as) professores(as), bem como identificar a forma de aproveitamento desses recursos pedagógicos. Estamos preocupados em saber em que medida esses instrumentos visuais podem contribuir para a compreensão da sociedade nas aulas de Sociologia, e em que medida essa compreensão está baseada naquilo que denominamos de estranhamento, desnaturalização e pensamento crítico. Para isso utilizamos uma metodologia qualitativa baseada em entrevistas semi-estruturadas com professores(as) de Sociologia de algumas escolas de nível médio do Brasil. Os resultados encontrados apontam para a importância dos recursos imagéticos nas práticas pedagógicas com a intenção de aproximar os alunos dos conteúdos programáticos da disciplina. Verificou-se também a dificuldade dos professores em desenvolver uma reflexão mais consistente do ponto de vista metodológico e, sobretudo, sociológico, de modo a possibilitar a construção do conhecimento através das imagens, para além da transmissão de conteúdos e temas curriculares. O desenvolvimento da análise sociológica tem a ver com uma prática pedagógica que exercite a imaginação mediante a educação do olhar, permitindo aos jovens estudantes uma vivência social mais sensível e humana diante do mundo.El objeto de este estudio es comprender la relación entre imagen, conocimiento de la vida social y enseñanza de Sociología en la educación escolar. Se propone hacer una análisis de los principales recursos visuales (fotografías, películas, videos, documentarios, dibujos, cartoons etc.) utilizados por los(as) profesores(as), así como identificar la forma de manejo de estos recursos pedagógicos. Estamos preocupados en saber en que medida estas herramientas pueden contribuir para la comprensión de la sociedad en las aulas de Sociología, y en que medida esa comprensión esta basada en lo que llamamos de estranhamento, desnaturalização e pensamento crítico. Para tanto utilizamos una metodología cualitativa a través de entrevistas semiestructuradas con profesores(as) de Sociología de algunas escuelas de nivel medio del Brasil. Los resultados apuntan para la importancia de los recursos visuales en las prácticas pedagógicas de los maestros como medio de aproximar los alumnos del contenido programático de la disciplina. Se observó también las dificultades de los profesores(as) en desarrollar una reflección más consistente del punto de vista metodológico y, sobretodo, sociológico, de manera a posibilitar la construcción del conocimiento a través de imágenes, más allá de la transmisión de contenidos y temas curriculares. El desarrollo de la análisis sociológica tiene que ver con una práctica pedagógica que ejercite la imaginación por medio de la educación de la mirada, permitiendo a los jóvenes estudiantes una vivencia social más sensible y humana frente al mundo.application/pdfporEnsino de sociologiaCultura visualImagen y conocimientoEnseñanza de sociologíaEducación de la miradaCultura visualImagem e conhecimento : a educação do olhar no ensino de sociologia no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2010Ciências Sociais: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000769298.pdf.txt000769298.pdf.txtExtracted Texttext/plain186974http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28940/2/000769298.pdf.txt6b38b1e85c44aca01ee36274787c54bdMD52ORIGINAL000769298.pdf000769298.pdfTexto completoapplication/pdf763876http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28940/1/000769298.pdff63134ed7ffc89ca247d6417692f38a7MD51THUMBNAIL000769298.pdf.jpg000769298.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1491http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28940/3/000769298.pdf.jpgc2dd7c59d0f10799b444abff91ab45cdMD5310183/289402022-08-06 04:44:48.196277oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28940Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:44:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Imagem e conhecimento : a educação do olhar no ensino de sociologia no ensino médio
title Imagem e conhecimento : a educação do olhar no ensino de sociologia no ensino médio
spellingShingle Imagem e conhecimento : a educação do olhar no ensino de sociologia no ensino médio
Moura, Lisandro Lucas de Lima
Ensino de sociologia
Cultura visual
Imagen y conocimiento
Enseñanza de sociología
Educación de la mirada
Cultura visual
title_short Imagem e conhecimento : a educação do olhar no ensino de sociologia no ensino médio
title_full Imagem e conhecimento : a educação do olhar no ensino de sociologia no ensino médio
title_fullStr Imagem e conhecimento : a educação do olhar no ensino de sociologia no ensino médio
title_full_unstemmed Imagem e conhecimento : a educação do olhar no ensino de sociologia no ensino médio
title_sort Imagem e conhecimento : a educação do olhar no ensino de sociologia no ensino médio
author Moura, Lisandro Lucas de Lima
author_facet Moura, Lisandro Lucas de Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Lisandro Lucas de Lima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Luiza Helena
contributor_str_mv Pereira, Luiza Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de sociologia
Cultura visual
topic Ensino de sociologia
Cultura visual
Imagen y conocimiento
Enseñanza de sociología
Educación de la mirada
Cultura visual
dc.subject.spa.fl_str_mv Imagen y conocimiento
Enseñanza de sociología
Educación de la mirada
Cultura visual
description O objetivo deste trabalho é compreender a relação entre imagem, conhecimento da vida social e ensino de Sociologia na educação básica. Propõe-se a fazer um levantamento dos principais recursos visuais (fotografia, filmes, vídeos, documentários, pinturas, charges etc.) utilizados pelos(as) professores(as), bem como identificar a forma de aproveitamento desses recursos pedagógicos. Estamos preocupados em saber em que medida esses instrumentos visuais podem contribuir para a compreensão da sociedade nas aulas de Sociologia, e em que medida essa compreensão está baseada naquilo que denominamos de estranhamento, desnaturalização e pensamento crítico. Para isso utilizamos uma metodologia qualitativa baseada em entrevistas semi-estruturadas com professores(as) de Sociologia de algumas escolas de nível médio do Brasil. Os resultados encontrados apontam para a importância dos recursos imagéticos nas práticas pedagógicas com a intenção de aproximar os alunos dos conteúdos programáticos da disciplina. Verificou-se também a dificuldade dos professores em desenvolver uma reflexão mais consistente do ponto de vista metodológico e, sobretudo, sociológico, de modo a possibilitar a construção do conhecimento através das imagens, para além da transmissão de conteúdos e temas curriculares. O desenvolvimento da análise sociológica tem a ver com uma prática pedagógica que exercite a imaginação mediante a educação do olhar, permitindo aos jovens estudantes uma vivência social mais sensível e humana diante do mundo.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-05-12T06:00:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/28940
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000769298
url http://hdl.handle.net/10183/28940
identifier_str_mv 000769298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28940/2/000769298.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28940/1/000769298.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28940/3/000769298.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6b38b1e85c44aca01ee36274787c54bd
f63134ed7ffc89ca247d6417692f38a7
c2dd7c59d0f10799b444abff91ab45cd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224408485855232