Análise de atitudes de alunos universitários em relação à estatística por meio da teoria de resposta ao item
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/98950 |
Resumo: | O presente estudo faz uma análise das respostas fornecidas por uma amostra de 360 graduandos à Escala de Atitudes em relação à Estatística (EAE). Para tanto, o ajuste do Modelo de Resposta Gradual da Teoria de Resposta ao Item foi efetuado no software PARSCALE. A escala apresentou parâmetros de discriminação dos itens (ai) indo de moderado a alto. Os parâmetros de dificuldade dos itens (bi) mostraram que a proposição de mais fácil concordância por parte dos alunos foi referente à tensão sentida, pelos mesmos, durante as aulas de estatística. As variáveis que mostraram influenciar no nível de atitudes foram: área de estudo, autopercepção de desempenho na disciplina e reconhecimento da aplicabilidade da estatística. Esses resultados sugerem que sejam adotadas estratégias para desenvolvimento de um ambiente de ensino-aprendizado estimulante, agradável, e que reforce as aplicações da estatística no contexto do curso de cada estudante. |
id |
UFRGS-2_666ad5cc2d602d7633322c7f1d78016b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98950 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Moraes, João Feliz Duarte deTurik, CláudiaViali, Lorí2014-07-30T02:04:32Z20121516-7313http://hdl.handle.net/10183/98950000851799O presente estudo faz uma análise das respostas fornecidas por uma amostra de 360 graduandos à Escala de Atitudes em relação à Estatística (EAE). Para tanto, o ajuste do Modelo de Resposta Gradual da Teoria de Resposta ao Item foi efetuado no software PARSCALE. A escala apresentou parâmetros de discriminação dos itens (ai) indo de moderado a alto. Os parâmetros de dificuldade dos itens (bi) mostraram que a proposição de mais fácil concordância por parte dos alunos foi referente à tensão sentida, pelos mesmos, durante as aulas de estatística. As variáveis que mostraram influenciar no nível de atitudes foram: área de estudo, autopercepção de desempenho na disciplina e reconhecimento da aplicabilidade da estatística. Esses resultados sugerem que sejam adotadas estratégias para desenvolvimento de um ambiente de ensino-aprendizado estimulante, agradável, e que reforce as aplicações da estatística no contexto do curso de cada estudante.In this study we analyze the responses provided by a sample of 360 students at a private university in a Scale of Attitudes towards Statistics (EAE) test. The fit of the Graded Response Model of the Item Response Theory was made using the software PARSCALE. The scale showed the discrimination of items (ai) going from moderate to high level. The parameters of difficulty of the items (bi) showed that the proposition of easy agreement on the part of students was effected by the tension felt doing statistics classes. The variables that showed significance in the level of influence attitudes were: area of study, self-perception of performance in the discipline and the applicability of statistics. These results suggest that strategies have to be adopted to develop an environment for teaching and learning that is exciting and enjoyable, and to enhance the applications of statistics in the context of the subject for each student.application/pdfporCiência & Educação. Bauru. Vol. 18, n. 1 (2012), p. 231-243Estatística aplicadaEducação : EstatísticaStatistics educationItem response theoryAnálise de atitudes de alunos universitários em relação à estatística por meio da teoria de resposta ao itemAnalysis of attitudes of university students in relation to statistics through the Theory of Response to item info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000851799.pdf.txt000851799.pdf.txtExtracted Texttext/plain34205http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98950/2/000851799.pdf.txta2e77b8012f75c3c8720e6795631f4feMD52ORIGINAL000851799.pdf000851799.pdfTexto completoapplication/pdf149892http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98950/1/000851799.pdf808558b81bd1f1c3d11aee8fb36094f1MD51THUMBNAIL000851799.pdf.jpg000851799.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1731http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98950/3/000851799.pdf.jpgb10209325d24e0590f4f19ce90abfbfcMD5310183/989502018-10-22 08:02:10.924oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98950Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:02:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise de atitudes de alunos universitários em relação à estatística por meio da teoria de resposta ao item |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Analysis of attitudes of university students in relation to statistics through the Theory of Response to item |
title |
Análise de atitudes de alunos universitários em relação à estatística por meio da teoria de resposta ao item |
spellingShingle |
Análise de atitudes de alunos universitários em relação à estatística por meio da teoria de resposta ao item Moraes, João Feliz Duarte de Estatística aplicada Educação : Estatística Statistics education Item response theory |
title_short |
Análise de atitudes de alunos universitários em relação à estatística por meio da teoria de resposta ao item |
title_full |
Análise de atitudes de alunos universitários em relação à estatística por meio da teoria de resposta ao item |
title_fullStr |
Análise de atitudes de alunos universitários em relação à estatística por meio da teoria de resposta ao item |
title_full_unstemmed |
Análise de atitudes de alunos universitários em relação à estatística por meio da teoria de resposta ao item |
title_sort |
Análise de atitudes de alunos universitários em relação à estatística por meio da teoria de resposta ao item |
author |
Moraes, João Feliz Duarte de |
author_facet |
Moraes, João Feliz Duarte de Turik, Cláudia Viali, Lorí |
author_role |
author |
author2 |
Turik, Cláudia Viali, Lorí |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, João Feliz Duarte de Turik, Cláudia Viali, Lorí |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estatística aplicada Educação : Estatística |
topic |
Estatística aplicada Educação : Estatística Statistics education Item response theory |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Statistics education Item response theory |
description |
O presente estudo faz uma análise das respostas fornecidas por uma amostra de 360 graduandos à Escala de Atitudes em relação à Estatística (EAE). Para tanto, o ajuste do Modelo de Resposta Gradual da Teoria de Resposta ao Item foi efetuado no software PARSCALE. A escala apresentou parâmetros de discriminação dos itens (ai) indo de moderado a alto. Os parâmetros de dificuldade dos itens (bi) mostraram que a proposição de mais fácil concordância por parte dos alunos foi referente à tensão sentida, pelos mesmos, durante as aulas de estatística. As variáveis que mostraram influenciar no nível de atitudes foram: área de estudo, autopercepção de desempenho na disciplina e reconhecimento da aplicabilidade da estatística. Esses resultados sugerem que sejam adotadas estratégias para desenvolvimento de um ambiente de ensino-aprendizado estimulante, agradável, e que reforce as aplicações da estatística no contexto do curso de cada estudante. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-07-30T02:04:32Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/98950 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1516-7313 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000851799 |
identifier_str_mv |
1516-7313 000851799 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/98950 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Ciência & Educação. Bauru. Vol. 18, n. 1 (2012), p. 231-243 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98950/2/000851799.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98950/1/000851799.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98950/3/000851799.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a2e77b8012f75c3c8720e6795631f4fe 808558b81bd1f1c3d11aee8fb36094f1 b10209325d24e0590f4f19ce90abfbfc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447551877316608 |