Análise de atitudes de alunos universitários em relação à estatística por meio da teoria de resposta ao item

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, João Feliz Duarte de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Turik, Cláudia, Viali, Lorí
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/98950
Resumo: O presente estudo faz uma análise das respostas fornecidas por uma amostra de 360 graduandos à Escala de Atitudes em relação à Estatística (EAE). Para tanto, o ajuste do Modelo de Resposta Gradual da Teoria de Resposta ao Item foi efetuado no software PARSCALE. A escala apresentou parâmetros de discriminação dos itens (ai) indo de moderado a alto. Os parâmetros de dificuldade dos itens (bi) mostraram que a proposição de mais fácil concordância por parte dos alunos foi referente à tensão sentida, pelos mesmos, durante as aulas de estatística. As variáveis que mostraram influenciar no nível de atitudes foram: área de estudo, autopercepção de desempenho na disciplina e reconhecimento da aplicabilidade da estatística. Esses resultados sugerem que sejam adotadas estratégias para desenvolvimento de um ambiente de ensino-aprendizado estimulante, agradável, e que reforce as aplicações da estatística no contexto do curso de cada estudante.
id UFRGS-2_666ad5cc2d602d7633322c7f1d78016b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98950
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Moraes, João Feliz Duarte deTurik, CláudiaViali, Lorí2014-07-30T02:04:32Z20121516-7313http://hdl.handle.net/10183/98950000851799O presente estudo faz uma análise das respostas fornecidas por uma amostra de 360 graduandos à Escala de Atitudes em relação à Estatística (EAE). Para tanto, o ajuste do Modelo de Resposta Gradual da Teoria de Resposta ao Item foi efetuado no software PARSCALE. A escala apresentou parâmetros de discriminação dos itens (ai) indo de moderado a alto. Os parâmetros de dificuldade dos itens (bi) mostraram que a proposição de mais fácil concordância por parte dos alunos foi referente à tensão sentida, pelos mesmos, durante as aulas de estatística. As variáveis que mostraram influenciar no nível de atitudes foram: área de estudo, autopercepção de desempenho na disciplina e reconhecimento da aplicabilidade da estatística. Esses resultados sugerem que sejam adotadas estratégias para desenvolvimento de um ambiente de ensino-aprendizado estimulante, agradável, e que reforce as aplicações da estatística no contexto do curso de cada estudante.In this study we analyze the responses provided by a sample of 360 students at a private university in a Scale of Attitudes towards Statistics (EAE) test. The fit of the Graded Response Model of the Item Response Theory was made using the software PARSCALE. The scale showed the discrimination of items (ai) going from moderate to high level. The parameters of difficulty of the items (bi) showed that the proposition of easy agreement on the part of students was effected by the tension felt doing statistics classes. The variables that showed significance in the level of influence attitudes were: area of study, self-perception of performance in the discipline and the applicability of statistics. These results suggest that strategies have to be adopted to develop an environment for teaching and learning that is exciting and enjoyable, and to enhance the applications of statistics in the context of the subject for each student.application/pdfporCiência & Educação. Bauru. Vol. 18, n. 1 (2012), p. 231-243Estatística aplicadaEducação : EstatísticaStatistics educationItem response theoryAnálise de atitudes de alunos universitários em relação à estatística por meio da teoria de resposta ao itemAnalysis of attitudes of university students in relation to statistics through the Theory of Response to item info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000851799.pdf.txt000851799.pdf.txtExtracted Texttext/plain34205http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98950/2/000851799.pdf.txta2e77b8012f75c3c8720e6795631f4feMD52ORIGINAL000851799.pdf000851799.pdfTexto completoapplication/pdf149892http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98950/1/000851799.pdf808558b81bd1f1c3d11aee8fb36094f1MD51THUMBNAIL000851799.pdf.jpg000851799.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1731http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98950/3/000851799.pdf.jpgb10209325d24e0590f4f19ce90abfbfcMD5310183/989502018-10-22 08:02:10.924oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98950Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:02:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise de atitudes de alunos universitários em relação à estatística por meio da teoria de resposta ao item
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Analysis of attitudes of university students in relation to statistics through the Theory of Response to item
title Análise de atitudes de alunos universitários em relação à estatística por meio da teoria de resposta ao item
spellingShingle Análise de atitudes de alunos universitários em relação à estatística por meio da teoria de resposta ao item
Moraes, João Feliz Duarte de
Estatística aplicada
Educação : Estatística
Statistics education
Item response theory
title_short Análise de atitudes de alunos universitários em relação à estatística por meio da teoria de resposta ao item
title_full Análise de atitudes de alunos universitários em relação à estatística por meio da teoria de resposta ao item
title_fullStr Análise de atitudes de alunos universitários em relação à estatística por meio da teoria de resposta ao item
title_full_unstemmed Análise de atitudes de alunos universitários em relação à estatística por meio da teoria de resposta ao item
title_sort Análise de atitudes de alunos universitários em relação à estatística por meio da teoria de resposta ao item
author Moraes, João Feliz Duarte de
author_facet Moraes, João Feliz Duarte de
Turik, Cláudia
Viali, Lorí
author_role author
author2 Turik, Cláudia
Viali, Lorí
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, João Feliz Duarte de
Turik, Cláudia
Viali, Lorí
dc.subject.por.fl_str_mv Estatística aplicada
Educação : Estatística
topic Estatística aplicada
Educação : Estatística
Statistics education
Item response theory
dc.subject.eng.fl_str_mv Statistics education
Item response theory
description O presente estudo faz uma análise das respostas fornecidas por uma amostra de 360 graduandos à Escala de Atitudes em relação à Estatística (EAE). Para tanto, o ajuste do Modelo de Resposta Gradual da Teoria de Resposta ao Item foi efetuado no software PARSCALE. A escala apresentou parâmetros de discriminação dos itens (ai) indo de moderado a alto. Os parâmetros de dificuldade dos itens (bi) mostraram que a proposição de mais fácil concordância por parte dos alunos foi referente à tensão sentida, pelos mesmos, durante as aulas de estatística. As variáveis que mostraram influenciar no nível de atitudes foram: área de estudo, autopercepção de desempenho na disciplina e reconhecimento da aplicabilidade da estatística. Esses resultados sugerem que sejam adotadas estratégias para desenvolvimento de um ambiente de ensino-aprendizado estimulante, agradável, e que reforce as aplicações da estatística no contexto do curso de cada estudante.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-30T02:04:32Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/98950
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1516-7313
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000851799
identifier_str_mv 1516-7313
000851799
url http://hdl.handle.net/10183/98950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ciência & Educação. Bauru. Vol. 18, n. 1 (2012), p. 231-243
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98950/2/000851799.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98950/1/000851799.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98950/3/000851799.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a2e77b8012f75c3c8720e6795631f4fe
808558b81bd1f1c3d11aee8fb36094f1
b10209325d24e0590f4f19ce90abfbfc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447551877316608