A percepção do professor de biologia acerca do seu papel na conscientização alimentar do aluno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/198200 |
Resumo: | O cenário atual do Brasil evidencia diversos problemas de saúde relacionados a maus hábitos alimentares. Neste contexto, o espaço escolar aparece como um ambiente favorável para o desenvolvimento de práticas promotoras de saúde, incluindo a educação alimentar e nutricional. Os professores, além de outros membros da equipe pedagógica da escola juntamente à comunidade que compõe, apresentam-se como figuras centrais na formação do comportamento alimentar do indivíduo. Com este estudo objetivou-se analisar as percepções de professores de Biologia acerca de seu papel na conscientização alimentar do aluno. Para tanto, professores de Biologia da rede particular e pública de Porto Alegre/RS e Novo Hamburgo/RS foram entrevistados, caracterizando uma metodologia de pesquisa qualitativa e descritiva. Para análise dos dados obtidos, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Além das entrevistas, uma pesquisa bibliográfica foi realizada com o objetivo de verificar a situação nutricional atual do Brasil, bem como a importância que o espaço escolar apresenta na formação do comportamento alimentar do indivíduo. De acordo com os resultados obtidos neste trabalho, observa-se que o professor apresenta papel fundamental na formação dos hábitos alimentares dos alunos, contribuindo para que estes se tornem mais conscientes acerca de sua própria alimentação. |
id |
UFRGS-2_667d895726d589cf2585126f45ec2514 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198200 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gass, Eduardo de MedeirosJunqueira, Heloisa2019-08-22T02:31:48Z2018http://hdl.handle.net/10183/198200001096426O cenário atual do Brasil evidencia diversos problemas de saúde relacionados a maus hábitos alimentares. Neste contexto, o espaço escolar aparece como um ambiente favorável para o desenvolvimento de práticas promotoras de saúde, incluindo a educação alimentar e nutricional. Os professores, além de outros membros da equipe pedagógica da escola juntamente à comunidade que compõe, apresentam-se como figuras centrais na formação do comportamento alimentar do indivíduo. Com este estudo objetivou-se analisar as percepções de professores de Biologia acerca de seu papel na conscientização alimentar do aluno. Para tanto, professores de Biologia da rede particular e pública de Porto Alegre/RS e Novo Hamburgo/RS foram entrevistados, caracterizando uma metodologia de pesquisa qualitativa e descritiva. Para análise dos dados obtidos, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Além das entrevistas, uma pesquisa bibliográfica foi realizada com o objetivo de verificar a situação nutricional atual do Brasil, bem como a importância que o espaço escolar apresenta na formação do comportamento alimentar do indivíduo. De acordo com os resultados obtidos neste trabalho, observa-se que o professor apresenta papel fundamental na formação dos hábitos alimentares dos alunos, contribuindo para que estes se tornem mais conscientes acerca de sua própria alimentação.application/pdfporConscientização alimentarEducação alimentar e nutricionalA percepção do professor de biologia acerca do seu papel na conscientização alimentar do alunoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2018Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001096426.pdf.txt001096426.pdf.txtExtracted Texttext/plain113700http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198200/2/001096426.pdf.txt089804b7fd3176656d50724df8b13c4fMD52ORIGINAL001096426.pdfTexto completoapplication/pdf633948http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198200/1/001096426.pdf7fb71809c5d8cd80fcee081d94463c4eMD5110183/1982002019-08-23 02:29:52.026701oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198200Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-23T05:29:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A percepção do professor de biologia acerca do seu papel na conscientização alimentar do aluno |
title |
A percepção do professor de biologia acerca do seu papel na conscientização alimentar do aluno |
spellingShingle |
A percepção do professor de biologia acerca do seu papel na conscientização alimentar do aluno Gass, Eduardo de Medeiros Conscientização alimentar Educação alimentar e nutricional |
title_short |
A percepção do professor de biologia acerca do seu papel na conscientização alimentar do aluno |
title_full |
A percepção do professor de biologia acerca do seu papel na conscientização alimentar do aluno |
title_fullStr |
A percepção do professor de biologia acerca do seu papel na conscientização alimentar do aluno |
title_full_unstemmed |
A percepção do professor de biologia acerca do seu papel na conscientização alimentar do aluno |
title_sort |
A percepção do professor de biologia acerca do seu papel na conscientização alimentar do aluno |
author |
Gass, Eduardo de Medeiros |
author_facet |
Gass, Eduardo de Medeiros |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gass, Eduardo de Medeiros |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Junqueira, Heloisa |
contributor_str_mv |
Junqueira, Heloisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conscientização alimentar Educação alimentar e nutricional |
topic |
Conscientização alimentar Educação alimentar e nutricional |
description |
O cenário atual do Brasil evidencia diversos problemas de saúde relacionados a maus hábitos alimentares. Neste contexto, o espaço escolar aparece como um ambiente favorável para o desenvolvimento de práticas promotoras de saúde, incluindo a educação alimentar e nutricional. Os professores, além de outros membros da equipe pedagógica da escola juntamente à comunidade que compõe, apresentam-se como figuras centrais na formação do comportamento alimentar do indivíduo. Com este estudo objetivou-se analisar as percepções de professores de Biologia acerca de seu papel na conscientização alimentar do aluno. Para tanto, professores de Biologia da rede particular e pública de Porto Alegre/RS e Novo Hamburgo/RS foram entrevistados, caracterizando uma metodologia de pesquisa qualitativa e descritiva. Para análise dos dados obtidos, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Além das entrevistas, uma pesquisa bibliográfica foi realizada com o objetivo de verificar a situação nutricional atual do Brasil, bem como a importância que o espaço escolar apresenta na formação do comportamento alimentar do indivíduo. De acordo com os resultados obtidos neste trabalho, observa-se que o professor apresenta papel fundamental na formação dos hábitos alimentares dos alunos, contribuindo para que estes se tornem mais conscientes acerca de sua própria alimentação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-22T02:31:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/198200 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001096426 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/198200 |
identifier_str_mv |
001096426 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198200/2/001096426.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198200/1/001096426.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
089804b7fd3176656d50724df8b13c4f 7fb71809c5d8cd80fcee081d94463c4e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447247320514560 |