A percepção do professor de biologia acerca do seu papel na conscientização alimentar do aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gass, Eduardo de Medeiros
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/198200
Resumo: O cenário atual do Brasil evidencia diversos problemas de saúde relacionados a maus hábitos alimentares. Neste contexto, o espaço escolar aparece como um ambiente favorável para o desenvolvimento de práticas promotoras de saúde, incluindo a educação alimentar e nutricional. Os professores, além de outros membros da equipe pedagógica da escola juntamente à comunidade que compõe, apresentam-se como figuras centrais na formação do comportamento alimentar do indivíduo. Com este estudo objetivou-se analisar as percepções de professores de Biologia acerca de seu papel na conscientização alimentar do aluno. Para tanto, professores de Biologia da rede particular e pública de Porto Alegre/RS e Novo Hamburgo/RS foram entrevistados, caracterizando uma metodologia de pesquisa qualitativa e descritiva. Para análise dos dados obtidos, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Além das entrevistas, uma pesquisa bibliográfica foi realizada com o objetivo de verificar a situação nutricional atual do Brasil, bem como a importância que o espaço escolar apresenta na formação do comportamento alimentar do indivíduo. De acordo com os resultados obtidos neste trabalho, observa-se que o professor apresenta papel fundamental na formação dos hábitos alimentares dos alunos, contribuindo para que estes se tornem mais conscientes acerca de sua própria alimentação.
id UFRGS-2_667d895726d589cf2585126f45ec2514
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198200
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gass, Eduardo de MedeirosJunqueira, Heloisa2019-08-22T02:31:48Z2018http://hdl.handle.net/10183/198200001096426O cenário atual do Brasil evidencia diversos problemas de saúde relacionados a maus hábitos alimentares. Neste contexto, o espaço escolar aparece como um ambiente favorável para o desenvolvimento de práticas promotoras de saúde, incluindo a educação alimentar e nutricional. Os professores, além de outros membros da equipe pedagógica da escola juntamente à comunidade que compõe, apresentam-se como figuras centrais na formação do comportamento alimentar do indivíduo. Com este estudo objetivou-se analisar as percepções de professores de Biologia acerca de seu papel na conscientização alimentar do aluno. Para tanto, professores de Biologia da rede particular e pública de Porto Alegre/RS e Novo Hamburgo/RS foram entrevistados, caracterizando uma metodologia de pesquisa qualitativa e descritiva. Para análise dos dados obtidos, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Além das entrevistas, uma pesquisa bibliográfica foi realizada com o objetivo de verificar a situação nutricional atual do Brasil, bem como a importância que o espaço escolar apresenta na formação do comportamento alimentar do indivíduo. De acordo com os resultados obtidos neste trabalho, observa-se que o professor apresenta papel fundamental na formação dos hábitos alimentares dos alunos, contribuindo para que estes se tornem mais conscientes acerca de sua própria alimentação.application/pdfporConscientização alimentarEducação alimentar e nutricionalA percepção do professor de biologia acerca do seu papel na conscientização alimentar do alunoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2018Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001096426.pdf.txt001096426.pdf.txtExtracted Texttext/plain113700http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198200/2/001096426.pdf.txt089804b7fd3176656d50724df8b13c4fMD52ORIGINAL001096426.pdfTexto completoapplication/pdf633948http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198200/1/001096426.pdf7fb71809c5d8cd80fcee081d94463c4eMD5110183/1982002019-08-23 02:29:52.026701oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198200Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-23T05:29:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A percepção do professor de biologia acerca do seu papel na conscientização alimentar do aluno
title A percepção do professor de biologia acerca do seu papel na conscientização alimentar do aluno
spellingShingle A percepção do professor de biologia acerca do seu papel na conscientização alimentar do aluno
Gass, Eduardo de Medeiros
Conscientização alimentar
Educação alimentar e nutricional
title_short A percepção do professor de biologia acerca do seu papel na conscientização alimentar do aluno
title_full A percepção do professor de biologia acerca do seu papel na conscientização alimentar do aluno
title_fullStr A percepção do professor de biologia acerca do seu papel na conscientização alimentar do aluno
title_full_unstemmed A percepção do professor de biologia acerca do seu papel na conscientização alimentar do aluno
title_sort A percepção do professor de biologia acerca do seu papel na conscientização alimentar do aluno
author Gass, Eduardo de Medeiros
author_facet Gass, Eduardo de Medeiros
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gass, Eduardo de Medeiros
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Junqueira, Heloisa
contributor_str_mv Junqueira, Heloisa
dc.subject.por.fl_str_mv Conscientização alimentar
Educação alimentar e nutricional
topic Conscientização alimentar
Educação alimentar e nutricional
description O cenário atual do Brasil evidencia diversos problemas de saúde relacionados a maus hábitos alimentares. Neste contexto, o espaço escolar aparece como um ambiente favorável para o desenvolvimento de práticas promotoras de saúde, incluindo a educação alimentar e nutricional. Os professores, além de outros membros da equipe pedagógica da escola juntamente à comunidade que compõe, apresentam-se como figuras centrais na formação do comportamento alimentar do indivíduo. Com este estudo objetivou-se analisar as percepções de professores de Biologia acerca de seu papel na conscientização alimentar do aluno. Para tanto, professores de Biologia da rede particular e pública de Porto Alegre/RS e Novo Hamburgo/RS foram entrevistados, caracterizando uma metodologia de pesquisa qualitativa e descritiva. Para análise dos dados obtidos, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Além das entrevistas, uma pesquisa bibliográfica foi realizada com o objetivo de verificar a situação nutricional atual do Brasil, bem como a importância que o espaço escolar apresenta na formação do comportamento alimentar do indivíduo. De acordo com os resultados obtidos neste trabalho, observa-se que o professor apresenta papel fundamental na formação dos hábitos alimentares dos alunos, contribuindo para que estes se tornem mais conscientes acerca de sua própria alimentação.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-22T02:31:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/198200
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001096426
url http://hdl.handle.net/10183/198200
identifier_str_mv 001096426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198200/2/001096426.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198200/1/001096426.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 089804b7fd3176656d50724df8b13c4f
7fb71809c5d8cd80fcee081d94463c4e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447247320514560