O Curso Normal da Esef e a formação pioneira de professores(as) de Educação Física no Rio Grande do Sul (1940- 1956)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Begossi, Tuany Defaveri
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Mazo, Janice Zarpellon, Lyra, Vanessa Bellani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/205321
Resumo: O presente estudo tem por objetivo compreender como ocorreu a formação de professores(as) no Curso Normal da Escola Superior de Educação Física (Esef), no estado do Rio Grande do Sul, entre 1940 e 1956, período em que o referido curso se manteve em funcionamento. A construção do texto histórico foi orientada pelos pressupostos teórico-metodológicos da História Cultural, mobilizando os conceitos de práticas, representações e apropriação e compreendendo os indícios segundo o entendimento de “paradigma indiciário”. Ao cotejar e analisar os documentos de pesquisa foi possível adentrar os espaços simbólicos da Esef, demarcando o Curso Normal de Educação Física como um local de formação permeado por representações provindas de distintos grupos, que buscavam, através de suas práticas, legitimar seus discursos. Neste cenário, as mulheres passaram a ocupar diferentes posições, imprimindo sua identidade em um ambiente permeado por representações predominantemente militares e médicas.
id UFRGS-2_6695dee6c1544462cb98e03f9fd777d5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205321
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Begossi, Tuany DefaveriMazo, Janice ZarpellonLyra, Vanessa Bellani2020-02-01T04:14:51Z20191980-6248http://hdl.handle.net/10183/205321001108113O presente estudo tem por objetivo compreender como ocorreu a formação de professores(as) no Curso Normal da Escola Superior de Educação Física (Esef), no estado do Rio Grande do Sul, entre 1940 e 1956, período em que o referido curso se manteve em funcionamento. A construção do texto histórico foi orientada pelos pressupostos teórico-metodológicos da História Cultural, mobilizando os conceitos de práticas, representações e apropriação e compreendendo os indícios segundo o entendimento de “paradigma indiciário”. Ao cotejar e analisar os documentos de pesquisa foi possível adentrar os espaços simbólicos da Esef, demarcando o Curso Normal de Educação Física como um local de formação permeado por representações provindas de distintos grupos, que buscavam, através de suas práticas, legitimar seus discursos. Neste cenário, as mulheres passaram a ocupar diferentes posições, imprimindo sua identidade em um ambiente permeado por representações predominantemente militares e médicas.The present study aims to understand how the formation of teachers occurred in the Normal Course of the School of Physical Education (SPE) in the state of Rio Grande do Sul (RS), during the period in which it remained in operation (1940-1956). The construction of the historical text was guided by the theoretical and methodological assumptions of Cultural History, mobilizing the concepts of practices, representations and appropriation and, understanding the evidence according to the understanding of the “indiciary paradigm”. Through the collating and analysis of the research documents, it was possible to enter into the symbolic spaces of the SPE, demarcating the Normal Course as a place of formation permeated by representations from different groups that sought, through their practices, to legitimize their discourses. In this scenario, women began to occupy different positions, imprinting their identity to an environment permeated by representations predominantly military and medical.application/pdfporPro-posições. Campinas, Unicamp. Vol. 30 e20180040 (Dec. 2019), [1-22 p.]Formação de professoresEducação física : HistóriaMulheresUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola Superior de Educação FísicaUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. HistóriaNormal Course of Physical EducationTeacher qualificationSchool of Physical EducationHistory of Physical EducationWomenO Curso Normal da Esef e a formação pioneira de professores(as) de Educação Física no Rio Grande do Sul (1940- 1956)info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001108113.pdf.txt001108113.pdf.txtExtracted Texttext/plain58497http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205321/2/001108113.pdf.txt377f4e3a5f6b3d5e76df0bb128b2ed20MD52ORIGINAL001108113.pdfTexto completoapplication/pdf374846http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205321/1/001108113.pdfbd715b19adc79e5799502f25e0244635MD5110183/2053212020-02-02 05:15:09.764581oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205321Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-02-02T07:15:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Curso Normal da Esef e a formação pioneira de professores(as) de Educação Física no Rio Grande do Sul (1940- 1956)
title O Curso Normal da Esef e a formação pioneira de professores(as) de Educação Física no Rio Grande do Sul (1940- 1956)
spellingShingle O Curso Normal da Esef e a formação pioneira de professores(as) de Educação Física no Rio Grande do Sul (1940- 1956)
Begossi, Tuany Defaveri
Formação de professores
Educação física : História
Mulheres
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola Superior de Educação Física
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. História
Normal Course of Physical Education
Teacher qualification
School of Physical Education
History of Physical Education
Women
title_short O Curso Normal da Esef e a formação pioneira de professores(as) de Educação Física no Rio Grande do Sul (1940- 1956)
title_full O Curso Normal da Esef e a formação pioneira de professores(as) de Educação Física no Rio Grande do Sul (1940- 1956)
title_fullStr O Curso Normal da Esef e a formação pioneira de professores(as) de Educação Física no Rio Grande do Sul (1940- 1956)
title_full_unstemmed O Curso Normal da Esef e a formação pioneira de professores(as) de Educação Física no Rio Grande do Sul (1940- 1956)
title_sort O Curso Normal da Esef e a formação pioneira de professores(as) de Educação Física no Rio Grande do Sul (1940- 1956)
author Begossi, Tuany Defaveri
author_facet Begossi, Tuany Defaveri
Mazo, Janice Zarpellon
Lyra, Vanessa Bellani
author_role author
author2 Mazo, Janice Zarpellon
Lyra, Vanessa Bellani
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Begossi, Tuany Defaveri
Mazo, Janice Zarpellon
Lyra, Vanessa Bellani
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Educação física : História
Mulheres
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola Superior de Educação Física
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. História
topic Formação de professores
Educação física : História
Mulheres
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola Superior de Educação Física
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. História
Normal Course of Physical Education
Teacher qualification
School of Physical Education
History of Physical Education
Women
dc.subject.eng.fl_str_mv Normal Course of Physical Education
Teacher qualification
School of Physical Education
History of Physical Education
Women
description O presente estudo tem por objetivo compreender como ocorreu a formação de professores(as) no Curso Normal da Escola Superior de Educação Física (Esef), no estado do Rio Grande do Sul, entre 1940 e 1956, período em que o referido curso se manteve em funcionamento. A construção do texto histórico foi orientada pelos pressupostos teórico-metodológicos da História Cultural, mobilizando os conceitos de práticas, representações e apropriação e compreendendo os indícios segundo o entendimento de “paradigma indiciário”. Ao cotejar e analisar os documentos de pesquisa foi possível adentrar os espaços simbólicos da Esef, demarcando o Curso Normal de Educação Física como um local de formação permeado por representações provindas de distintos grupos, que buscavam, através de suas práticas, legitimar seus discursos. Neste cenário, as mulheres passaram a ocupar diferentes posições, imprimindo sua identidade em um ambiente permeado por representações predominantemente militares e médicas.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-01T04:14:51Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/205321
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1980-6248
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001108113
identifier_str_mv 1980-6248
001108113
url http://hdl.handle.net/10183/205321
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Pro-posições. Campinas, Unicamp. Vol. 30 e20180040 (Dec. 2019), [1-22 p.]
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205321/2/001108113.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205321/1/001108113.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 377f4e3a5f6b3d5e76df0bb128b2ed20
bd715b19adc79e5799502f25e0244635
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224984984551424