Método pilates e os motivos que envolvem sua prática regular : revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Netto, Gláucia Fatturi Salaberry
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253480
Resumo: Dentre tantas modalidades de exercícios físicos ofertados no mercado é instigante refletir sobre quais as motivações levam o público à prática da modalidade Pilates. Na busca por aprofundar esse tema o presente trabalho tem, por objetivo geral, identificar os motivos que envolvem a escolha pela prática regular do Método Pilates. Para tanto, buscou-se aporte na literatura abordando os temas: Prática regular de atividade física, Motivação, Método Pilates, e Pilates e os motivos que envolvem sua prática. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura em pesquisa qualitativa. Este método de pesquisa permite a síntese de múltiplos estudos publicados e possibilita conclusões gerais a respeito de uma particular área de estudo e as relaciona com o seguinte problema de pesquisa: Quais as motivações que envolvem a prática regular do Método Pilates? Os procedimentos metodológicos consistiram na identificação das fontes, na localização das fontes e na organização do material e, em seguida, na leitura dos documentos localizados. A revisão de literatura conta com os seguintes capítulos: (1) conhecimentos sobre os motivos à prática regular de atividades físicas; (2) motivação; (3) breve histórico sobre o Método Pilates e sua abrangência de atuação; e (4) os principais motivos que podem estar associados à prática do Método Pilates. Através da análise da bibliografia consultada, foi possível concluir que os principais motivos que levam as pessoas a buscar a prática do método Pilates são: “saúde” e “controle de estresse”. Logo a seguir aparece o “prazer”. Outro motivo que merece destaque é a “estética”, nos casos em que se busca o emagrecimento e corpos mais tonificados. A competitividade não aparece de forma significativa, uma vez que para a prática utiliza-se o princípio que o aluno deve focar sua atenção apenas no seu corpo, sem se preocupar com o que está acontecendo ao seu redor, para conseguir recrutar a musculatura mais profunda. Sugere-se que sejam realizados mais estudos sobre essa temática, preferencialmente, de natureza empírica, para que se possa aprofundar ainda mais os conhecimentos na área.
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Os procedimentos metodológicos consistiram na identificação das fontes, na localização das fontes e na organização do material e, em seguida, na leitura dos documentos localizados. A revisão de literatura conta com os seguintes capítulos: (1) conhecimentos sobre os motivos à prática regular de atividades físicas; (2) motivação; (3) breve histórico sobre o Método Pilates e sua abrangência de atuação; e (4) os principais motivos que podem estar associados à prática do Método Pilates. Através da análise da bibliografia consultada, foi possível concluir que os principais motivos que levam as pessoas a buscar a prática do método Pilates são: “saúde” e “controle de estresse”. Logo a seguir aparece o “prazer”. Outro motivo que merece destaque é a “estética”, nos casos em que se busca o emagrecimento e corpos mais tonificados. A competitividade não aparece de forma significativa, uma vez que para a prática utiliza-se o princípio que o aluno deve focar sua atenção apenas no seu corpo, sem se preocupar com o que está acontecendo ao seu redor, para conseguir recrutar a musculatura mais profunda. Sugere-se que sejam realizados mais estudos sobre essa temática, preferencialmente, de natureza empírica, para que se possa aprofundar ainda mais os conhecimentos na área.Among the many types of physical exercise offered on the market, it is intriguing to reflect on what motivations lead the public to practice Pilates. In the search to deepen this theme the present work has, as a general objective, to identify the reasons that involve the choice for the regular practice of Pilates Method. Therefore, we sought to contribute in the literature addressing the following topics: Regular practice of physical activity, Motivation, Pilates Method, and Pilates and the reasons that involve its practice. The methodology used was a literature review in qualitative research. This research method allows the synthesis of multiple published studies and provides general conclusions about a particular area of study and relates them to the following research problem: What are the motivations surrounding the regular practice of the Pilates Method? The methodological procedures consisted of identifying the sources, locating the sources and organizing the material and then reading the localized documents. The literature review has the following chapters: (1) knowledge about the reasons for the regular practice of physical activities; (2) motivation; (3) brief history about the Pilates Method and its scope of action; and (4) the main reasons that may be associated with the practice of the Pilates Method. Through the analysis of the bibliography consulted, it was concluded that the main reasons that lead people to seek the practice of Pilates method are: "health" and "stress control". Immediately afterwards appears the “pleasure”. Another reason that deserves attention is the “aesthetics”, in the cases in which one seeks weight loss and more toned bodies. Competitiveness does not appear significantly, since for practice the principle is used that the student should focus his attention only on his body, without worrying about what is happening around him, in order to recruit the deepest musculature. Further studies on this subject are suggested, preferably of empirical nature, so that the knowledge in the area can be further deepened.application/pdfporPilatesMotivaçãoAtividade físicaPilates methodMotivationPhysical activity practiceMétodo pilates e os motivos que envolvem sua prática regular : revisão de literaturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2019Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001159041.pdf.txt001159041.pdf.txtExtracted Texttext/plain79059http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253480/2/001159041.pdf.txt83ffe8cca2feacb79bd299dd120f27ebMD52ORIGINAL001159041.pdfTexto completoapplication/pdf345379http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253480/1/001159041.pdf22883bdb43d02d3dace764daef92dc2fMD5110183/2534802023-01-07 06:16:23.276548oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253480Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-07T08:16:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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