Da experiência ao relato clínico : desafios do registro em uma pesquisa psicanalítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Milena da Rosa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Oliveira, Betina Czermainski de, Ferrari, Andrea Gabriela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/254373
Resumo: A proposta do artigo é discutir a produção de registros em uma pesquisa psicanalítica. Tal pesquisa realizou o acompanhamento de bebês e educadoras em escolas de educação infantil, e o método de registro construído foi desenvolvido em três tempos. O tempo da experiência referese ao encontro com o campo, englobando exterioridade, alteridade, mas também reflexividade, transformação. O segundo tempo, que foi a escrita do diário clínico, comporta tanto o aspecto subjetivo como a tentativa de descrever cenas, acontecimentos. O terceiro tempo, da composição do relato clínico, envolve teorização metapsicológica, na qual se busca produzir fechamentos e abrir novas perguntas.
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spelling Silva, Milena da RosaOliveira, Betina Czermainski deFerrari, Andrea Gabriela2023-02-08T05:01:30Z20221516-1498http://hdl.handle.net/10183/254373001160851A proposta do artigo é discutir a produção de registros em uma pesquisa psicanalítica. Tal pesquisa realizou o acompanhamento de bebês e educadoras em escolas de educação infantil, e o método de registro construído foi desenvolvido em três tempos. O tempo da experiência referese ao encontro com o campo, englobando exterioridade, alteridade, mas também reflexividade, transformação. O segundo tempo, que foi a escrita do diário clínico, comporta tanto o aspecto subjetivo como a tentativa de descrever cenas, acontecimentos. O terceiro tempo, da composição do relato clínico, envolve teorização metapsicológica, na qual se busca produzir fechamentos e abrir novas perguntas.This paper aims to discuss the production of records in psychoanalytic research. The research carried out an accompanying process of babies and educators in kindergarten schools, and the recording method in question was developed in three stages. The time of experience refers to the encounter with the field, encompassing exteriority, alterity, but also reflexivity, transformation. The second time was the writing of the clinical diary, which includes both the subjective aspect and the attempt to describe scenes and events. The third time, the composition of the clinical narrative report, involves theorizing. It’s when we seek to produce some closings and to uncover new questions.application/pdfporÁgora : estudos em teoria psicanalítica. Rio de Janeiro. Vol. 25, n. 2 (maio/ago. 2022), p. 31-38EscutaPsicanáliseCaso clínicoPesquisa em psicanaliseEducação infantilPsychoanalysisRegistryClinical reportDa experiência ao relato clínico : desafios do registro em uma pesquisa psicanalíticaFrom experience to clinical reporting : challenges of registry in psychoanalytic researchinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001160851.pdf.txt001160851.pdf.txtExtracted Texttext/plain44394http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254373/2/001160851.pdf.txtf5d16f47f7b079d9206e90a119eebcf7MD52ORIGINAL001160851.pdfTexto completoapplication/pdf311802http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254373/1/001160851.pdf8eb24b78efdc5d238b54a414a0e931beMD5110183/2543732023-06-02 03:28:58.834397oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254373Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-02T06:28:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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