As ações do projeto de extensão Tesouros de Papel na promoção da leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/189735 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso visa responder a seguinte pergunta: Como o Projeto de Extensão Tesouros de Papel, por meio das atividades de contação de histórias, influenciou no estímulo à leitura pelas crianças das creches comunitárias e ONG visitadas no período de 2015 a 2017. A metodologia de pesquisa qualitativa tem caráter exploratório atendendo à modalidade de estudo de caso e aplica a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados, tendo como sujeitos seis educadoras, sendo duas de cada Instituição contextualizadas no presente estudo. Abrange através do referencial teórico autores relevantes as temáticas da pesquisa, descreve as ações de contação de histórias realizadas pelo Projeto de Extensão com as Instituições e analisa através da coleta de dados as contribuições das educadoras para com o problema da pesquisa. Os resultados obtidos propiciam alcançar os objetivos gerais e específicos propostos pelo estudo e responder à pergunta de investigação apontada no presente trabalho. |
id |
UFRGS-2_66abc646705bb940dc7e4de3111b6b79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189735 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Trindade, Priscila dos SantosMoro, Eliane Lourdes da Silva2019-03-29T04:10:52Z2018http://hdl.handle.net/10183/189735001087772Este Trabalho de Conclusão de Curso visa responder a seguinte pergunta: Como o Projeto de Extensão Tesouros de Papel, por meio das atividades de contação de histórias, influenciou no estímulo à leitura pelas crianças das creches comunitárias e ONG visitadas no período de 2015 a 2017. A metodologia de pesquisa qualitativa tem caráter exploratório atendendo à modalidade de estudo de caso e aplica a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados, tendo como sujeitos seis educadoras, sendo duas de cada Instituição contextualizadas no presente estudo. Abrange através do referencial teórico autores relevantes as temáticas da pesquisa, descreve as ações de contação de histórias realizadas pelo Projeto de Extensão com as Instituições e analisa através da coleta de dados as contribuições das educadoras para com o problema da pesquisa. Os resultados obtidos propiciam alcançar os objetivos gerais e específicos propostos pelo estudo e responder à pergunta de investigação apontada no presente trabalho.This Graduation work aims to answer the following question: how the Extension Project Tesouros de Papel, by means of activities of storytelling, influenced the simulation of reading by children of community daycare centers and NGO visited during the period from 2015 to 2017. The qualitative research methodology has an exploratory character, attending to the case study modality and applies the semi-structured interview as a data collection instrument, has as subjects six educators, being two from each intitution contextualized in the present study. It covers through the theoretical reference the relevant authors the research themes, describes the actions of storytelling realized by the Extension Project with the Institutions and analyzes through data collection the contributions of the educators to the research problem. The results obtained propiatiate to reach the general and specific objectives proposed by the study and to answer the research question pointed out in this work.application/pdfporExtensão universitáriaIncentivo à leituraUniversity Extension ProjectCommunity Daycare centers and NGOStorytellingReading IncentiveReading MediationAs ações do projeto de extensão Tesouros de Papel na promoção da leiturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001087772.pdf.txt001087772.pdf.txtExtracted Texttext/plain124851http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189735/2/001087772.pdf.txt45334d4ebc84b3ff9ec8e743d551d29dMD52ORIGINAL001087772.pdfTexto completoapplication/pdf1692964http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189735/1/001087772.pdf3855810874595b2dd324d3a91b9a3141MD5110183/1897352019-03-30 04:22:59.146564oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189735Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-03-30T07:22:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As ações do projeto de extensão Tesouros de Papel na promoção da leitura |
title |
As ações do projeto de extensão Tesouros de Papel na promoção da leitura |
spellingShingle |
As ações do projeto de extensão Tesouros de Papel na promoção da leitura Trindade, Priscila dos Santos Extensão universitária Incentivo à leitura University Extension Project Community Daycare centers and NGO Storytelling Reading Incentive Reading Mediation |
title_short |
As ações do projeto de extensão Tesouros de Papel na promoção da leitura |
title_full |
As ações do projeto de extensão Tesouros de Papel na promoção da leitura |
title_fullStr |
As ações do projeto de extensão Tesouros de Papel na promoção da leitura |
title_full_unstemmed |
As ações do projeto de extensão Tesouros de Papel na promoção da leitura |
title_sort |
As ações do projeto de extensão Tesouros de Papel na promoção da leitura |
author |
Trindade, Priscila dos Santos |
author_facet |
Trindade, Priscila dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trindade, Priscila dos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moro, Eliane Lourdes da Silva |
contributor_str_mv |
Moro, Eliane Lourdes da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Extensão universitária Incentivo à leitura |
topic |
Extensão universitária Incentivo à leitura University Extension Project Community Daycare centers and NGO Storytelling Reading Incentive Reading Mediation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
University Extension Project Community Daycare centers and NGO Storytelling Reading Incentive Reading Mediation |
description |
Este Trabalho de Conclusão de Curso visa responder a seguinte pergunta: Como o Projeto de Extensão Tesouros de Papel, por meio das atividades de contação de histórias, influenciou no estímulo à leitura pelas crianças das creches comunitárias e ONG visitadas no período de 2015 a 2017. A metodologia de pesquisa qualitativa tem caráter exploratório atendendo à modalidade de estudo de caso e aplica a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados, tendo como sujeitos seis educadoras, sendo duas de cada Instituição contextualizadas no presente estudo. Abrange através do referencial teórico autores relevantes as temáticas da pesquisa, descreve as ações de contação de histórias realizadas pelo Projeto de Extensão com as Instituições e analisa através da coleta de dados as contribuições das educadoras para com o problema da pesquisa. Os resultados obtidos propiciam alcançar os objetivos gerais e específicos propostos pelo estudo e responder à pergunta de investigação apontada no presente trabalho. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-03-29T04:10:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/189735 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001087772 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/189735 |
identifier_str_mv |
001087772 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189735/2/001087772.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189735/1/001087772.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
45334d4ebc84b3ff9ec8e743d551d29d 3855810874595b2dd324d3a91b9a3141 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224569555517440 |