As ações do projeto de extensão Tesouros de Papel na promoção da leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Priscila dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/189735
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso visa responder a seguinte pergunta: Como o Projeto de Extensão Tesouros de Papel, por meio das atividades de contação de histórias, influenciou no estímulo à leitura pelas crianças das creches comunitárias e ONG visitadas no período de 2015 a 2017. A metodologia de pesquisa qualitativa tem caráter exploratório atendendo à modalidade de estudo de caso e aplica a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados, tendo como sujeitos seis educadoras, sendo duas de cada Instituição contextualizadas no presente estudo. Abrange através do referencial teórico autores relevantes as temáticas da pesquisa, descreve as ações de contação de histórias realizadas pelo Projeto de Extensão com as Instituições e analisa através da coleta de dados as contribuições das educadoras para com o problema da pesquisa. Os resultados obtidos propiciam alcançar os objetivos gerais e específicos propostos pelo estudo e responder à pergunta de investigação apontada no presente trabalho.
id UFRGS-2_66abc646705bb940dc7e4de3111b6b79
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189735
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Trindade, Priscila dos SantosMoro, Eliane Lourdes da Silva2019-03-29T04:10:52Z2018http://hdl.handle.net/10183/189735001087772Este Trabalho de Conclusão de Curso visa responder a seguinte pergunta: Como o Projeto de Extensão Tesouros de Papel, por meio das atividades de contação de histórias, influenciou no estímulo à leitura pelas crianças das creches comunitárias e ONG visitadas no período de 2015 a 2017. A metodologia de pesquisa qualitativa tem caráter exploratório atendendo à modalidade de estudo de caso e aplica a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados, tendo como sujeitos seis educadoras, sendo duas de cada Instituição contextualizadas no presente estudo. Abrange através do referencial teórico autores relevantes as temáticas da pesquisa, descreve as ações de contação de histórias realizadas pelo Projeto de Extensão com as Instituições e analisa através da coleta de dados as contribuições das educadoras para com o problema da pesquisa. Os resultados obtidos propiciam alcançar os objetivos gerais e específicos propostos pelo estudo e responder à pergunta de investigação apontada no presente trabalho.This Graduation work aims to answer the following question: how the Extension Project Tesouros de Papel, by means of activities of storytelling, influenced the simulation of reading by children of community daycare centers and NGO visited during the period from 2015 to 2017. The qualitative research methodology has an exploratory character, attending to the case study modality and applies the semi-structured interview as a data collection instrument, has as subjects six educators, being two from each intitution contextualized in the present study. It covers through the theoretical reference the relevant authors the research themes, describes the actions of storytelling realized by the Extension Project with the Institutions and analyzes through data collection the contributions of the educators to the research problem. The results obtained propiatiate to reach the general and specific objectives proposed by the study and to answer the research question pointed out in this work.application/pdfporExtensão universitáriaIncentivo à leituraUniversity Extension ProjectCommunity Daycare centers and NGOStorytellingReading IncentiveReading MediationAs ações do projeto de extensão Tesouros de Papel na promoção da leiturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001087772.pdf.txt001087772.pdf.txtExtracted Texttext/plain124851http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189735/2/001087772.pdf.txt45334d4ebc84b3ff9ec8e743d551d29dMD52ORIGINAL001087772.pdfTexto completoapplication/pdf1692964http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189735/1/001087772.pdf3855810874595b2dd324d3a91b9a3141MD5110183/1897352019-03-30 04:22:59.146564oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189735Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-03-30T07:22:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As ações do projeto de extensão Tesouros de Papel na promoção da leitura
title As ações do projeto de extensão Tesouros de Papel na promoção da leitura
spellingShingle As ações do projeto de extensão Tesouros de Papel na promoção da leitura
Trindade, Priscila dos Santos
Extensão universitária
Incentivo à leitura
University Extension Project
Community Daycare centers and NGO
Storytelling
Reading Incentive
Reading Mediation
title_short As ações do projeto de extensão Tesouros de Papel na promoção da leitura
title_full As ações do projeto de extensão Tesouros de Papel na promoção da leitura
title_fullStr As ações do projeto de extensão Tesouros de Papel na promoção da leitura
title_full_unstemmed As ações do projeto de extensão Tesouros de Papel na promoção da leitura
title_sort As ações do projeto de extensão Tesouros de Papel na promoção da leitura
author Trindade, Priscila dos Santos
author_facet Trindade, Priscila dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade, Priscila dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moro, Eliane Lourdes da Silva
contributor_str_mv Moro, Eliane Lourdes da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Extensão universitária
Incentivo à leitura
topic Extensão universitária
Incentivo à leitura
University Extension Project
Community Daycare centers and NGO
Storytelling
Reading Incentive
Reading Mediation
dc.subject.eng.fl_str_mv University Extension Project
Community Daycare centers and NGO
Storytelling
Reading Incentive
Reading Mediation
description Este Trabalho de Conclusão de Curso visa responder a seguinte pergunta: Como o Projeto de Extensão Tesouros de Papel, por meio das atividades de contação de histórias, influenciou no estímulo à leitura pelas crianças das creches comunitárias e ONG visitadas no período de 2015 a 2017. A metodologia de pesquisa qualitativa tem caráter exploratório atendendo à modalidade de estudo de caso e aplica a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados, tendo como sujeitos seis educadoras, sendo duas de cada Instituição contextualizadas no presente estudo. Abrange através do referencial teórico autores relevantes as temáticas da pesquisa, descreve as ações de contação de histórias realizadas pelo Projeto de Extensão com as Instituições e analisa através da coleta de dados as contribuições das educadoras para com o problema da pesquisa. Os resultados obtidos propiciam alcançar os objetivos gerais e específicos propostos pelo estudo e responder à pergunta de investigação apontada no presente trabalho.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-29T04:10:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/189735
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001087772
url http://hdl.handle.net/10183/189735
identifier_str_mv 001087772
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189735/2/001087772.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189735/1/001087772.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 45334d4ebc84b3ff9ec8e743d551d29d
3855810874595b2dd324d3a91b9a3141
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224569555517440