Recursos didáticos táteis para auxiliar a aprendizagem de deficientes visuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/148932 |
Resumo: | O código Braile é uma opção eficaz que possibilita a aprendizagem de conteúdos verbais sem perda de significado. Entretanto, os conteúdos visuais, utilizados por videntes e que podem contribuir significativamente em sua aprendizagem, não contam com um sistema/código para a transposição equivalente para os deficientes visuais. Portanto, o objetivo deste trabalho é desenvolver recursos didáticos táteis para auxiliar na aprendizagem de pessoas com deficiência visual e, assim, proporcionar a inclusão destas pessoas em universidades e instituições de ensino. O método de desenvolvimento utilizado neste trabalho baseou-se em Iida (2005), Back et al. (2008) e Hersh (2010), seguindo uma abordagem centrada no usuário, a partir das seguintes etapas: levantamento e análise de informações; fabricação digital e prototipagem; avaliação com usuário; e finalização. Foram desenvolvidos três recursos didáticos que obtiveram a aprovação do usuário final, auxiliando-o na aprendizagem dos conteúdos abordados. Os recursos desenvolvidos farão parte do acervo para deficientes visuais da Biblioteca Central da UFRGS. Dessa forma, observa-se que o design centrado no usuário, auxiliado por métodos de fabricação digital e prototipagem, pode contribuir com o desenvolvimento de recursos didáticos acessíveis para deficientes visuais. |
id |
UFRGS-2_66ce256f21eb82be57635367431a23d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148932 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Brendler, Clariana FischerViaro, Felipe SchneiderBruno, Fernando BatistaTeixeira, Fabio GoncalvesSilva, Regio Pierre da2016-10-08T02:15:24Z20141414-3895http://hdl.handle.net/10183/148932000953276O código Braile é uma opção eficaz que possibilita a aprendizagem de conteúdos verbais sem perda de significado. Entretanto, os conteúdos visuais, utilizados por videntes e que podem contribuir significativamente em sua aprendizagem, não contam com um sistema/código para a transposição equivalente para os deficientes visuais. Portanto, o objetivo deste trabalho é desenvolver recursos didáticos táteis para auxiliar na aprendizagem de pessoas com deficiência visual e, assim, proporcionar a inclusão destas pessoas em universidades e instituições de ensino. O método de desenvolvimento utilizado neste trabalho baseou-se em Iida (2005), Back et al. (2008) e Hersh (2010), seguindo uma abordagem centrada no usuário, a partir das seguintes etapas: levantamento e análise de informações; fabricação digital e prototipagem; avaliação com usuário; e finalização. Foram desenvolvidos três recursos didáticos que obtiveram a aprovação do usuário final, auxiliando-o na aprendizagem dos conteúdos abordados. Os recursos desenvolvidos farão parte do acervo para deficientes visuais da Biblioteca Central da UFRGS. Dessa forma, observa-se que o design centrado no usuário, auxiliado por métodos de fabricação digital e prototipagem, pode contribuir com o desenvolvimento de recursos didáticos acessíveis para deficientes visuais.The Braille code is an effective option that enables learning of verbal content without loss of meaning. However, the visual content, which is used by seers and contributes significantly to their learning, do not have a system/code equally effective in the transposition for the visually impaired. Therefore, the aim of this work is to develop tactile teaching resources for assisting the visually impaired in the learning process, contributing for the inclusion of these people in universities and educational institutions. The development method used in this work was based on Iida (2005) Back et al. (2008) and Hersh (2010), with a user-centered approach, based on the following steps: gathering and analyzing information; digital manufacturing and prototyping; evaluation with user; and completion. Three teaching resources were developed, obtaining approval of the final user by assisting him in learning the specific content. The developed resources will be part of the collection for the visually impaired at the Central Library of UFRGS. Thus, we observe that the user-centered design, aided by methods of digital fabrication and prototyping, contributes in the development of accessible educational resources for the visually impaired.application/pdfporEducação gráfica. Vol. 18, n.3 (2014), p. 141-157Tecnologia assistivaInclusão socialDesign de produtoDeficiente visualDesign inclusivoProduct designAssistive technologyVisually impairedSocial inclusionRecursos didáticos táteis para auxiliar a aprendizagem de deficientes visuaisinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000953276.pdf000953276.pdfTexto completoapplication/pdf502272http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148932/1/000953276.pdfeecd9565f25e8731c0f1fda9354ce5a5MD51TEXT000953276.pdf.txt000953276.pdf.txtExtracted Texttext/plain46957http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148932/2/000953276.pdf.txtae69bd8f85b365ccd2ddeb13e0a88ce1MD52THUMBNAIL000953276.pdf.jpg000953276.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2078http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148932/3/000953276.pdf.jpgda4807dec1643951861b7e26039297fdMD5310183/1489322018-10-29 09:10:15.287oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148932Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-29T12:10:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Recursos didáticos táteis para auxiliar a aprendizagem de deficientes visuais |
title |
Recursos didáticos táteis para auxiliar a aprendizagem de deficientes visuais |
spellingShingle |
Recursos didáticos táteis para auxiliar a aprendizagem de deficientes visuais Brendler, Clariana Fischer Tecnologia assistiva Inclusão social Design de produto Deficiente visual Design inclusivo Product design Assistive technology Visually impaired Social inclusion |
title_short |
Recursos didáticos táteis para auxiliar a aprendizagem de deficientes visuais |
title_full |
Recursos didáticos táteis para auxiliar a aprendizagem de deficientes visuais |
title_fullStr |
Recursos didáticos táteis para auxiliar a aprendizagem de deficientes visuais |
title_full_unstemmed |
Recursos didáticos táteis para auxiliar a aprendizagem de deficientes visuais |
title_sort |
Recursos didáticos táteis para auxiliar a aprendizagem de deficientes visuais |
author |
Brendler, Clariana Fischer |
author_facet |
Brendler, Clariana Fischer Viaro, Felipe Schneider Bruno, Fernando Batista Teixeira, Fabio Goncalves Silva, Regio Pierre da |
author_role |
author |
author2 |
Viaro, Felipe Schneider Bruno, Fernando Batista Teixeira, Fabio Goncalves Silva, Regio Pierre da |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brendler, Clariana Fischer Viaro, Felipe Schneider Bruno, Fernando Batista Teixeira, Fabio Goncalves Silva, Regio Pierre da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia assistiva Inclusão social Design de produto Deficiente visual Design inclusivo |
topic |
Tecnologia assistiva Inclusão social Design de produto Deficiente visual Design inclusivo Product design Assistive technology Visually impaired Social inclusion |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Product design Assistive technology Visually impaired Social inclusion |
description |
O código Braile é uma opção eficaz que possibilita a aprendizagem de conteúdos verbais sem perda de significado. Entretanto, os conteúdos visuais, utilizados por videntes e que podem contribuir significativamente em sua aprendizagem, não contam com um sistema/código para a transposição equivalente para os deficientes visuais. Portanto, o objetivo deste trabalho é desenvolver recursos didáticos táteis para auxiliar na aprendizagem de pessoas com deficiência visual e, assim, proporcionar a inclusão destas pessoas em universidades e instituições de ensino. O método de desenvolvimento utilizado neste trabalho baseou-se em Iida (2005), Back et al. (2008) e Hersh (2010), seguindo uma abordagem centrada no usuário, a partir das seguintes etapas: levantamento e análise de informações; fabricação digital e prototipagem; avaliação com usuário; e finalização. Foram desenvolvidos três recursos didáticos que obtiveram a aprovação do usuário final, auxiliando-o na aprendizagem dos conteúdos abordados. Os recursos desenvolvidos farão parte do acervo para deficientes visuais da Biblioteca Central da UFRGS. Dessa forma, observa-se que o design centrado no usuário, auxiliado por métodos de fabricação digital e prototipagem, pode contribuir com o desenvolvimento de recursos didáticos acessíveis para deficientes visuais. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-10-08T02:15:24Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/148932 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1414-3895 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000953276 |
identifier_str_mv |
1414-3895 000953276 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/148932 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação gráfica. Vol. 18, n.3 (2014), p. 141-157 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148932/1/000953276.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148932/2/000953276.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148932/3/000953276.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
eecd9565f25e8731c0f1fda9354ce5a5 ae69bd8f85b365ccd2ddeb13e0a88ce1 da4807dec1643951861b7e26039297fd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1824427268262330368 |