Affordances em ambientes domésticos e desenvolvimento motor de pré-escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nobre, Francisco Salviano Sales
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Pontes, André Luiz Feitosa do Nascimento, Costa, Cícero Luciano Alves, Caçola, Priscila, Nobre, Glauber Carvalho, Valentini, Nadia Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/105102
Resumo: O objetivo deste estudo foi verificar a correlação entre as oportunidades de estimulação motora no ambiente doméstico e o nível de desenvolvimento motor (DM) em 12 pré-escolares de 36 a 42 meses de idade. Utilizouse o questionário Affordances in the Home Enviroment for Motor Development – AHEMD – 18-42 meses e a bateria de Teste de Desenvolvimento Motor Grosso 2ª Edição (TDMG2). Os resultados demonstram uma deficiência significativa na promoção de oportunidades para o DM das crianças no ambiente doméstico, sem, contudo influenciar negativamente o desenvolvimento motor das mesmas. Inferese que o ritmo maturacional destas crianças e principalmente a ação de outros microssistemas podem estar suprindo as deficiências detectadas no ambiente doméstico.
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spelling Nobre, Francisco Salviano SalesPontes, André Luiz Feitosa do NascimentoCosta, Cícero Luciano AlvesCaçola, PriscilaNobre, Glauber CarvalhoValentini, Nadia Cristina2014-10-31T02:16:57Z20121415-4676http://hdl.handle.net/10183/105102000897053O objetivo deste estudo foi verificar a correlação entre as oportunidades de estimulação motora no ambiente doméstico e o nível de desenvolvimento motor (DM) em 12 pré-escolares de 36 a 42 meses de idade. Utilizouse o questionário Affordances in the Home Enviroment for Motor Development – AHEMD – 18-42 meses e a bateria de Teste de Desenvolvimento Motor Grosso 2ª Edição (TDMG2). Os resultados demonstram uma deficiência significativa na promoção de oportunidades para o DM das crianças no ambiente doméstico, sem, contudo influenciar negativamente o desenvolvimento motor das mesmas. Inferese que o ritmo maturacional destas crianças e principalmente a ação de outros microssistemas podem estar suprindo as deficiências detectadas no ambiente doméstico.The aim of this research was to verify the correlation between the opportunities of motor stimulation in the home environment and the level of motor development (MD) in 12 preschool children with 36 to 42 months old. The questionnaire Affordances in the home Environment For Motor DevelopmentAHEMD 1842 Months and the test of gross motor development 2° Edition (TGMD2) were used. The results showed one significant deficiency in the promotion of opportunities for the MD of children in the home environment, without negatively influencing their motor development. It also demonstrates that these children’s maturational rhythm, and mainly the action of other Microsystems, can be supplying detected deficiencies in the home environment.El propósito de esta investigación fue de comprobar la correlación entre las oportunidades de estimulación motora en el ámbito doméstico y el nível de desarrollo motor (DM) en 12 pre escolares de 36 a 42 meses de edad. Se utilizo cuestionario Affordances in the Home Enviroment for Motor Development – AHEMD – 1842 Months y tambien el Teste de Desarrollo Motor Grueso – 2ª Edición (TDMG2). Los resultados demuestran una deficiencia significativa en la promoción de oportunidades para el DM de los niños en el ámbito doméstico, sin embargo influir negativamente el desarrollo motor de las mismas. Se deduce que el ritmo maduracional de estos niño y principalmente la acción de otros microsistema pueden estar supliendo las deficiencias detectadas en el ámbito doméstico.application/pdfporPensar a prática , Goiania, UFG. Vol. 15, n. 3 (jul./set. 2012), p. 652-668Motricidade humanaPré-escolarAffordancesMotor skillPreschool childrenVariedad de estimulaciónHabilidad motoraPre escolaresAffordances em ambientes domésticos e desenvolvimento motor de pré-escolaresAffordances in the home environment and motor development in preschool children Affordances en ámbitos domésticos e desarrollo motor de pré escolares info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000897053.pdf000897053.pdfTexto completoapplication/pdf2946236http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105102/1/000897053.pdfcf8319b4dcaa58ef07ae9b48ddfd940dMD51TEXT000897053.pdf.txt000897053.pdf.txtExtracted Texttext/plain34591http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105102/2/000897053.pdf.txtf53b9222adbaf99306ee2cbcb2be5723MD52THUMBNAIL000897053.pdf.jpg000897053.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1665http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105102/3/000897053.pdf.jpg8d68c4d3a14f586a5ce332f67e606d40MD5310183/1051022018-10-17 08:56:09.972oai:www.lume.ufrgs.br:10183/105102Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:56:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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