A criação da Boeing Brasil-Commercial e os impactos para a indústria de aviação brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Etzberger, Guilherme Jesuíno
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/224874
Resumo: A criação da Boeing Brasil-Commercial, joint venture que transferirá 80% do controle da aviação comercial da Embraer para a Boeing, encontra-se em fase final de conclusão. A empresa brasileira, fundada graças à iniciativa e ao investimento estatal, passou por importantes transformações e reinvenções, tornando-se uma companhia privada e líder mundial na venda de jatos regionais de até 150 assentos. Inseridas em um mercado altamente concentrado de quatro grandes empresas, Boeing e Embraer competem diretamente com Airbus e Bombardier em seus respectivos nichos. A conjuntura dos dois últimos anos no setor foi acirrada pelo movimento de fusão na aviação comercial também entre Airbus e Bombardier. Para completar, a Boeing passa por forte crise de imagem devido a duas tragédias envolvendo aviões 737 Max 8, novo lançamento da companhia. A partir deste cenário, o trabalho analisa os impactos da fusão para Boeing, Embraer e para o Brasil, por meio de análises históricas, mercadológicas e conjunturais. Ao fim, nota-se que a principal beneficiada no processo foi a companhia americana que incorporará uma gama de aeronaves líderes em suas categorias. A empresa brasileira optou por vender 80% de um segmento responsável por quase metade de sua receita global, sua principal razão de ser. Se perde a Embraer, perde o Brasil, com o risco latente de um impacto negativo em sua balança de pagamentos, na perda de alta produção tecnológica em seu território e na transferência de empregos para os Estados Unidos.
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