A criação da Boeing Brasil-Commercial e os impactos para a indústria de aviação brasileira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/224874 |
Resumo: | A criação da Boeing Brasil-Commercial, joint venture que transferirá 80% do controle da aviação comercial da Embraer para a Boeing, encontra-se em fase final de conclusão. A empresa brasileira, fundada graças à iniciativa e ao investimento estatal, passou por importantes transformações e reinvenções, tornando-se uma companhia privada e líder mundial na venda de jatos regionais de até 150 assentos. Inseridas em um mercado altamente concentrado de quatro grandes empresas, Boeing e Embraer competem diretamente com Airbus e Bombardier em seus respectivos nichos. A conjuntura dos dois últimos anos no setor foi acirrada pelo movimento de fusão na aviação comercial também entre Airbus e Bombardier. Para completar, a Boeing passa por forte crise de imagem devido a duas tragédias envolvendo aviões 737 Max 8, novo lançamento da companhia. A partir deste cenário, o trabalho analisa os impactos da fusão para Boeing, Embraer e para o Brasil, por meio de análises históricas, mercadológicas e conjunturais. Ao fim, nota-se que a principal beneficiada no processo foi a companhia americana que incorporará uma gama de aeronaves líderes em suas categorias. A empresa brasileira optou por vender 80% de um segmento responsável por quase metade de sua receita global, sua principal razão de ser. Se perde a Embraer, perde o Brasil, com o risco latente de um impacto negativo em sua balança de pagamentos, na perda de alta produção tecnológica em seu território e na transferência de empregos para os Estados Unidos. |
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Etzberger, Guilherme JesuínoSilva, Carlos Eduardo Schönerwald da2021-07-31T04:41:31Z2019http://hdl.handle.net/10183/224874001128765A criação da Boeing Brasil-Commercial, joint venture que transferirá 80% do controle da aviação comercial da Embraer para a Boeing, encontra-se em fase final de conclusão. A empresa brasileira, fundada graças à iniciativa e ao investimento estatal, passou por importantes transformações e reinvenções, tornando-se uma companhia privada e líder mundial na venda de jatos regionais de até 150 assentos. Inseridas em um mercado altamente concentrado de quatro grandes empresas, Boeing e Embraer competem diretamente com Airbus e Bombardier em seus respectivos nichos. A conjuntura dos dois últimos anos no setor foi acirrada pelo movimento de fusão na aviação comercial também entre Airbus e Bombardier. Para completar, a Boeing passa por forte crise de imagem devido a duas tragédias envolvendo aviões 737 Max 8, novo lançamento da companhia. A partir deste cenário, o trabalho analisa os impactos da fusão para Boeing, Embraer e para o Brasil, por meio de análises históricas, mercadológicas e conjunturais. Ao fim, nota-se que a principal beneficiada no processo foi a companhia americana que incorporará uma gama de aeronaves líderes em suas categorias. A empresa brasileira optou por vender 80% de um segmento responsável por quase metade de sua receita global, sua principal razão de ser. Se perde a Embraer, perde o Brasil, com o risco latente de um impacto negativo em sua balança de pagamentos, na perda de alta produção tecnológica em seu território e na transferência de empregos para os Estados Unidos.The creation of Boeing Brasil-Commercial, the joint venture that will transfer 80% of Embraer’s commercial aviation control to Boeing, is currently in the final stages of completion. The Brazilian company, founded thanks to state initiative and investment, went through important transformations and innovations, becoming a privatized company and the world leader in regional jets up to 150 seats. Set in a highly concentrated market of four major companies, Boeing and Embraer compete directly with Airbus and Bombardier in their respective niches. The conjuncture of the last two years has been intensified by the commercial aviation merger announced by Airbus and Bombardier. To top it off, Boeing is experiencing a severe image crisis due to two tragedies involving the 737 Max 8 aircraft, Boeing’s new release. Considering this scenario, this paper aims to analyze the impacts of the merger for Boeing, Embraer and Brazil. To achieve this goal, it will focus on analyzing historical articles, market reports and recent news. In the end, it should be observed that the main beneficiary of the process was the American company that will incorporate a range of leading aircraft in this category. The Brazilian company has chosen to sell 80% of a segment that accounts for almost half of its global revenue, its so called raison d’être. If Embraer loses, Brazil loses. The nation will have to deal with the latent risk of a negative impact on its balance of payments, the loss of high technological production in its territory and the transfer of jobs to the United States.application/pdfporAviaçãoMercadoBrasilEmbraerBoeingBoeing Brasil-CommercialJoint VentureAircraft International MarketA criação da Boeing Brasil-Commercial e os impactos para a indústria de aviação brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2019/2Relações Internacionaisgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001128765.pdf.txt001128765.pdf.txtExtracted Texttext/plain141095http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224874/2/001128765.pdf.txtc9fa9eb5ac5069c66ef0192659a7f880MD52ORIGINAL001128765.pdfTexto completoapplication/pdf1249844http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224874/1/001128765.pdff574ab49541a814ea9f5b9ca4175912aMD5110183/2248742021-08-18 04:45:46.1855oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224874Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:45:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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