Show Opinião : engajamento e intervenção no palco pós-1964

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klafke, Mariana Figueiró
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/79038
Resumo: O show Opinião, escrito por Armando Costa, Oduvaldo Vianna Filho e Paulo Pontes, dirigido por Augusto Boal e protagonizado por Zé Kéti, João do Vale e Nara Leão, foi produzido logo após o golpe militar de 1964, tematizando questões sociais e políticas do Brasil, sendo apontado em muitos estudos como a primeira reação ao golpe. Surgido a partir de ideia de Vianinha, o Opinião foi uma grande inovação em termos de espetáculo musical e teatral: criar um modelo de show em que cantores intercalam canções com falas, contando histórias e opinando sobre questões sociais e políticas, mesmo que de forma velada, é um achado do show, que depois se propagou em espetáculos como Liberdade, Liberdade e Arena Conta Zumbi. O show Opinião foi um marco na história da música popular, causando grande impacto, tanto artístico quanto político, e fazendo enorme sucesso, principalmente entre o público estudantil, que parece ter identificado o espetáculo como forma de protestar contra a situação política do país, vivendo um momento coletivo de catarse e sublimação e experienciando a sensação de vitória que não foi possível na realidade. Através de pesquisa bibliográfica de relatos e ensaios críticos sobre o show Opinião, bem como da leitura do texto completo do show e da escuta atenta do álbum lançado em 1965, pretendo com este artigo apontar a importância do espetáculo no cenário cultural brasileiro pós-golpe de 1964, sem no entanto ignorar os aspectos problemáticos envolvidos no projeto.
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