Show Opinião : engajamento e intervenção no palco pós-1964

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klafke, Mariana Figueiró
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/79038
Resumo: O show Opinião, escrito por Armando Costa, Oduvaldo Vianna Filho e Paulo Pontes, dirigido por Augusto Boal e protagonizado por Zé Kéti, João do Vale e Nara Leão, foi produzido logo após o golpe militar de 1964, tematizando questões sociais e políticas do Brasil, sendo apontado em muitos estudos como a primeira reação ao golpe. Surgido a partir de ideia de Vianinha, o Opinião foi uma grande inovação em termos de espetáculo musical e teatral: criar um modelo de show em que cantores intercalam canções com falas, contando histórias e opinando sobre questões sociais e políticas, mesmo que de forma velada, é um achado do show, que depois se propagou em espetáculos como Liberdade, Liberdade e Arena Conta Zumbi. O show Opinião foi um marco na história da música popular, causando grande impacto, tanto artístico quanto político, e fazendo enorme sucesso, principalmente entre o público estudantil, que parece ter identificado o espetáculo como forma de protestar contra a situação política do país, vivendo um momento coletivo de catarse e sublimação e experienciando a sensação de vitória que não foi possível na realidade. Através de pesquisa bibliográfica de relatos e ensaios críticos sobre o show Opinião, bem como da leitura do texto completo do show e da escuta atenta do álbum lançado em 1965, pretendo com este artigo apontar a importância do espetáculo no cenário cultural brasileiro pós-golpe de 1964, sem no entanto ignorar os aspectos problemáticos envolvidos no projeto.
id UFRGS-2_67c193fdfad1ae86ba2e39c43b553e68
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79038
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Klafke, Mariana FigueiróAraújo, Homero José Vizeu2013-10-12T01:52:27Z2013http://hdl.handle.net/10183/79038000900761O show Opinião, escrito por Armando Costa, Oduvaldo Vianna Filho e Paulo Pontes, dirigido por Augusto Boal e protagonizado por Zé Kéti, João do Vale e Nara Leão, foi produzido logo após o golpe militar de 1964, tematizando questões sociais e políticas do Brasil, sendo apontado em muitos estudos como a primeira reação ao golpe. Surgido a partir de ideia de Vianinha, o Opinião foi uma grande inovação em termos de espetáculo musical e teatral: criar um modelo de show em que cantores intercalam canções com falas, contando histórias e opinando sobre questões sociais e políticas, mesmo que de forma velada, é um achado do show, que depois se propagou em espetáculos como Liberdade, Liberdade e Arena Conta Zumbi. O show Opinião foi um marco na história da música popular, causando grande impacto, tanto artístico quanto político, e fazendo enorme sucesso, principalmente entre o público estudantil, que parece ter identificado o espetáculo como forma de protestar contra a situação política do país, vivendo um momento coletivo de catarse e sublimação e experienciando a sensação de vitória que não foi possível na realidade. Através de pesquisa bibliográfica de relatos e ensaios críticos sobre o show Opinião, bem como da leitura do texto completo do show e da escuta atenta do álbum lançado em 1965, pretendo com este artigo apontar a importância do espetáculo no cenário cultural brasileiro pós-golpe de 1964, sem no entanto ignorar os aspectos problemáticos envolvidos no projeto.The Show Opinião, written by Armando Costa, Oduvaldo Vianna Filho e Paulo Pontes, directed by Augusto Boal and starred by Zé Kéti, João do Vale e Nara Leão, was produced right after 1964 military coup, thematising brazilian social and political issues, being appointed in many studies as the first reaction to the coup. Arisen from an idea of Vianinha, Opinião was a big novelty in terms of musical and theatrical spectacle: creating a model of show where songs and speeches are interspersed, telling and giving opinions about social and political issues, even in a veiled way, is a particular aesthetic solution of the show, which after spread in spectacles like Liberdade, Liberdade e Arena Conta Zumbi. The Show Opinião was a milestone in the history of popular music, causing great impact, both artistic and political, achieving huge success, especially among the student audience, who seems to have identified the show as a way to protest against the brazilian political situation, living a moment of collective catharsis and sublimation, experiencing the feeling of triumph that was not possible in the reality. Through bibliographic research of reports and essays on the show, as well as reading the full text of the show itself and listening to the album released in 1965 carefully. I intend, in this article, to point the importance of the spectacle in the Brazilian cultural scenario post 1964 coup, without ignoring the problematic aspects involved in the project.application/pdfporLiteratura brasileiraTeatroTeatro políticoGolpe militar : 1964Brazilian theatrePolitical theatre1964 military coupShow Opinião : engajamento e intervenção no palco pós-1964info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2013Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000900761.pdf000900761.pdfTexto completoapplication/pdf1138085http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79038/1/000900761.pdf8b18662ab6ab3103e7a688e23f83939bMD51TEXT000900761.pdf.txt000900761.pdf.txtExtracted Texttext/plain144938http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79038/2/000900761.pdf.txt918b874caaf5cb1cacc31aa96a024bf6MD52THUMBNAIL000900761.pdf.jpg000900761.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg957http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79038/3/000900761.pdf.jpge1882468d4a025e2ddc98e87c970a7a0MD5310183/790382022-08-06 04:51:25.578666oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79038Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:51:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Show Opinião : engajamento e intervenção no palco pós-1964
title Show Opinião : engajamento e intervenção no palco pós-1964
spellingShingle Show Opinião : engajamento e intervenção no palco pós-1964
Klafke, Mariana Figueiró
Literatura brasileira
Teatro
Teatro político
Golpe militar : 1964
Brazilian theatre
Political theatre
1964 military coup
title_short Show Opinião : engajamento e intervenção no palco pós-1964
title_full Show Opinião : engajamento e intervenção no palco pós-1964
title_fullStr Show Opinião : engajamento e intervenção no palco pós-1964
title_full_unstemmed Show Opinião : engajamento e intervenção no palco pós-1964
title_sort Show Opinião : engajamento e intervenção no palco pós-1964
author Klafke, Mariana Figueiró
author_facet Klafke, Mariana Figueiró
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Klafke, Mariana Figueiró
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araújo, Homero José Vizeu
contributor_str_mv Araújo, Homero José Vizeu
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura brasileira
Teatro
Teatro político
Golpe militar : 1964
topic Literatura brasileira
Teatro
Teatro político
Golpe militar : 1964
Brazilian theatre
Political theatre
1964 military coup
dc.subject.eng.fl_str_mv Brazilian theatre
Political theatre
1964 military coup
description O show Opinião, escrito por Armando Costa, Oduvaldo Vianna Filho e Paulo Pontes, dirigido por Augusto Boal e protagonizado por Zé Kéti, João do Vale e Nara Leão, foi produzido logo após o golpe militar de 1964, tematizando questões sociais e políticas do Brasil, sendo apontado em muitos estudos como a primeira reação ao golpe. Surgido a partir de ideia de Vianinha, o Opinião foi uma grande inovação em termos de espetáculo musical e teatral: criar um modelo de show em que cantores intercalam canções com falas, contando histórias e opinando sobre questões sociais e políticas, mesmo que de forma velada, é um achado do show, que depois se propagou em espetáculos como Liberdade, Liberdade e Arena Conta Zumbi. O show Opinião foi um marco na história da música popular, causando grande impacto, tanto artístico quanto político, e fazendo enorme sucesso, principalmente entre o público estudantil, que parece ter identificado o espetáculo como forma de protestar contra a situação política do país, vivendo um momento coletivo de catarse e sublimação e experienciando a sensação de vitória que não foi possível na realidade. Através de pesquisa bibliográfica de relatos e ensaios críticos sobre o show Opinião, bem como da leitura do texto completo do show e da escuta atenta do álbum lançado em 1965, pretendo com este artigo apontar a importância do espetáculo no cenário cultural brasileiro pós-golpe de 1964, sem no entanto ignorar os aspectos problemáticos envolvidos no projeto.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-10-12T01:52:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/79038
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000900761
url http://hdl.handle.net/10183/79038
identifier_str_mv 000900761
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79038/1/000900761.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79038/2/000900761.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79038/3/000900761.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8b18662ab6ab3103e7a688e23f83939b
918b874caaf5cb1cacc31aa96a024bf6
e1882468d4a025e2ddc98e87c970a7a0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224455345668096