Show Opinião : engajamento e intervenção no palco pós-1964
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/79038 |
Resumo: | O show Opinião, escrito por Armando Costa, Oduvaldo Vianna Filho e Paulo Pontes, dirigido por Augusto Boal e protagonizado por Zé Kéti, João do Vale e Nara Leão, foi produzido logo após o golpe militar de 1964, tematizando questões sociais e políticas do Brasil, sendo apontado em muitos estudos como a primeira reação ao golpe. Surgido a partir de ideia de Vianinha, o Opinião foi uma grande inovação em termos de espetáculo musical e teatral: criar um modelo de show em que cantores intercalam canções com falas, contando histórias e opinando sobre questões sociais e políticas, mesmo que de forma velada, é um achado do show, que depois se propagou em espetáculos como Liberdade, Liberdade e Arena Conta Zumbi. O show Opinião foi um marco na história da música popular, causando grande impacto, tanto artístico quanto político, e fazendo enorme sucesso, principalmente entre o público estudantil, que parece ter identificado o espetáculo como forma de protestar contra a situação política do país, vivendo um momento coletivo de catarse e sublimação e experienciando a sensação de vitória que não foi possível na realidade. Através de pesquisa bibliográfica de relatos e ensaios críticos sobre o show Opinião, bem como da leitura do texto completo do show e da escuta atenta do álbum lançado em 1965, pretendo com este artigo apontar a importância do espetáculo no cenário cultural brasileiro pós-golpe de 1964, sem no entanto ignorar os aspectos problemáticos envolvidos no projeto. |
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Klafke, Mariana FigueiróAraújo, Homero José Vizeu2013-10-12T01:52:27Z2013http://hdl.handle.net/10183/79038000900761O show Opinião, escrito por Armando Costa, Oduvaldo Vianna Filho e Paulo Pontes, dirigido por Augusto Boal e protagonizado por Zé Kéti, João do Vale e Nara Leão, foi produzido logo após o golpe militar de 1964, tematizando questões sociais e políticas do Brasil, sendo apontado em muitos estudos como a primeira reação ao golpe. Surgido a partir de ideia de Vianinha, o Opinião foi uma grande inovação em termos de espetáculo musical e teatral: criar um modelo de show em que cantores intercalam canções com falas, contando histórias e opinando sobre questões sociais e políticas, mesmo que de forma velada, é um achado do show, que depois se propagou em espetáculos como Liberdade, Liberdade e Arena Conta Zumbi. O show Opinião foi um marco na história da música popular, causando grande impacto, tanto artístico quanto político, e fazendo enorme sucesso, principalmente entre o público estudantil, que parece ter identificado o espetáculo como forma de protestar contra a situação política do país, vivendo um momento coletivo de catarse e sublimação e experienciando a sensação de vitória que não foi possível na realidade. Através de pesquisa bibliográfica de relatos e ensaios críticos sobre o show Opinião, bem como da leitura do texto completo do show e da escuta atenta do álbum lançado em 1965, pretendo com este artigo apontar a importância do espetáculo no cenário cultural brasileiro pós-golpe de 1964, sem no entanto ignorar os aspectos problemáticos envolvidos no projeto.The Show Opinião, written by Armando Costa, Oduvaldo Vianna Filho e Paulo Pontes, directed by Augusto Boal and starred by Zé Kéti, João do Vale e Nara Leão, was produced right after 1964 military coup, thematising brazilian social and political issues, being appointed in many studies as the first reaction to the coup. Arisen from an idea of Vianinha, Opinião was a big novelty in terms of musical and theatrical spectacle: creating a model of show where songs and speeches are interspersed, telling and giving opinions about social and political issues, even in a veiled way, is a particular aesthetic solution of the show, which after spread in spectacles like Liberdade, Liberdade e Arena Conta Zumbi. The Show Opinião was a milestone in the history of popular music, causing great impact, both artistic and political, achieving huge success, especially among the student audience, who seems to have identified the show as a way to protest against the brazilian political situation, living a moment of collective catharsis and sublimation, experiencing the feeling of triumph that was not possible in the reality. Through bibliographic research of reports and essays on the show, as well as reading the full text of the show itself and listening to the album released in 1965 carefully. I intend, in this article, to point the importance of the spectacle in the Brazilian cultural scenario post 1964 coup, without ignoring the problematic aspects involved in the project.application/pdfporLiteratura brasileiraTeatroTeatro políticoGolpe militar : 1964Brazilian theatrePolitical theatre1964 military coupShow Opinião : engajamento e intervenção no palco pós-1964info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2013Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000900761.pdf000900761.pdfTexto completoapplication/pdf1138085http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79038/1/000900761.pdf8b18662ab6ab3103e7a688e23f83939bMD51TEXT000900761.pdf.txt000900761.pdf.txtExtracted Texttext/plain144938http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79038/2/000900761.pdf.txt918b874caaf5cb1cacc31aa96a024bf6MD52THUMBNAIL000900761.pdf.jpg000900761.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg957http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79038/3/000900761.pdf.jpge1882468d4a025e2ddc98e87c970a7a0MD5310183/790382022-08-06 04:51:25.578666oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79038Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:51:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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