O novo modelo de gestão do INSS e os resultados na gerência executiva em Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jorge, Luís Antônio Ferreira de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/40349
Resumo: O presente estudo tem por objetivo analisar os resultados apurados pelo INSS, mais precisamente na Gerência Executiva de Porto Alegre, desde a implantação do Novo Modelo de Gestão, com as alterações na matriz de remunerações e implementação de controles de desempenho, comparando-os com resultados anteriores. Para tanto, o objeto de análise, a Gerência Executiva do INSS em Porto Alegre, foi escolhido como unidade representativa de um universo composto por órgãos responsáveis pela prestação de serviços aos segurados da Previdência Social e que está atravessando, há mais de dez anos, uma sequência de transformações voltadas, em tese, à eficiência. Neste sentido, buscou-se informações históricas da evolução da estrutura organizacional da Instituição, bem como dados estatísticos dos sistemas corporativos relativos a um período superior a dez anos, visando evidenciar a evolução dos números e de alguns indicadores e permitir uma comparação dos resultados alcançados antes do processo e aqueles sob o impacto do Novo Modelo de Gestão – NMG. O estudo também demonstra, ainda que parcialmente, o nível de conhecimento dos gestores diretamente envolvidos pelo processo e suas percepções sobre o modelo de gestão. Ao final, são apresentadas algumas considerações e sugestões acerca do processo, demonstrando, no mínimo, uma necessidade tácita de revisão do método.
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