Executive MBA programs : what do students perceive as value for their practices?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/129116 |
Resumo: | O propósito do estudo foi investigar a percepção de alunos de MBA acerca do processo de aprendizagem gerencial. Foi realizado um trabalho de natureza exploratória e qualitativa com 160 alunos de 6 programas de MBA no Brasil, no período de 2004 a 2008. Os dados foram coletados através de questionário aplicado em atividades de grupo, o qual foi construído com objetivo de conduzir os participantes a identificarem conteúdos e experiências de aprendizagem associados ao desenvolvimento de capacidades e competências. Foi discutida a indicação de uma miríade de tecnologias pedagógicas para educadores sem que fossem considerados os conhecimentos valorizados como importantes pelos alunos. Três aspectos foram identificados como os mais relevantes na experiência de aprendizagem dos alunos de MBA: (a) abertura para explorar novos modos de interpretar o mundo; (b) desenvolvimento de capacidades específicas; e (c) desenvolvimento de competência relacional. A principal contribuição deste artigo é elucidar o engajamento ativo dos alunos nas oportunidades de aprendizagem criadas pelos educadores de MBA e os resultados alcançados no desenvolvimento de capacidades e competências. Com base nas evidências, argumenta-se que o planejamento pedagógico elaborado por educadores deve considerar os alunos de MBA como protagonistas do processo de aprendizagem gerencial. |
id |
UFRGS-2_67fd95e00fda0172af24b66d8b9521ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129116 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Vazquez, Ana Claudia SouzaRuas, Roberto Lima2015-11-09T16:26:02Z20121415-6555http://hdl.handle.net/10183/129116000873498O propósito do estudo foi investigar a percepção de alunos de MBA acerca do processo de aprendizagem gerencial. Foi realizado um trabalho de natureza exploratória e qualitativa com 160 alunos de 6 programas de MBA no Brasil, no período de 2004 a 2008. Os dados foram coletados através de questionário aplicado em atividades de grupo, o qual foi construído com objetivo de conduzir os participantes a identificarem conteúdos e experiências de aprendizagem associados ao desenvolvimento de capacidades e competências. Foi discutida a indicação de uma miríade de tecnologias pedagógicas para educadores sem que fossem considerados os conhecimentos valorizados como importantes pelos alunos. Três aspectos foram identificados como os mais relevantes na experiência de aprendizagem dos alunos de MBA: (a) abertura para explorar novos modos de interpretar o mundo; (b) desenvolvimento de capacidades específicas; e (c) desenvolvimento de competência relacional. A principal contribuição deste artigo é elucidar o engajamento ativo dos alunos nas oportunidades de aprendizagem criadas pelos educadores de MBA e os resultados alcançados no desenvolvimento de capacidades e competências. Com base nas evidências, argumenta-se que o planejamento pedagógico elaborado por educadores deve considerar os alunos de MBA como protagonistas do processo de aprendizagem gerencial.This paper explores MBA students’ perceptions about their learning process and the outcomes of development of capabilities and competences. A qualitative exploratory study was conducted between 2004 and 2008 with 160 students enrolled in 6 different MBA programs in Brazil. The data were collected at group activities using a questionnaire to lead the participants to identify the contents and experiences from their MBA’s that were associated with the development of capabilities and competences relevant to practice. Examining the current literature and its indications of a myriad of pedagogical approaches, we discuss the MBA educators’ pedagogical planning for developing capacities and competences without considering which knowledge is valued as relevant by students. Our results identified three aspects as the most relevant in MBA students’ learning experiences: (a) openness to exploit new ways of interpreting the world; (b) development of specific capabilities; and (c) development of relational competence. The main contribution of our study is to highlight the students’ active engagement in the learning opportunities created by MBA educators and their outcomes. Based on the evidence, we argue that the pedagogical planning developed by educators should consider MBA students as the protagonist of their management education process.application/pdfengRevista de Administracao Contemporanea. Rio de Janeiro. Vol. 16, n. 2 (mar./abr. 2012), p. 308-326CompetênciasMBA : Master in Business AdministrationAprendizagemGerênciaCompetenceMBAManagement learningManagement educationExecutive MBA programs : what do students perceive as value for their practices?info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000873498.pdf000873498.pdfTexto completo (inglês)application/pdf334951http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129116/1/000873498.pdfc022bfa5befa3b78f15675847f684527MD51TEXT000873498.pdf.txt000873498.pdf.txtExtracted Texttext/plain69875http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129116/2/000873498.pdf.txte80efd16c781dccac8532d5b050d2c23MD52THUMBNAIL000873498.pdf.jpg000873498.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1226http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129116/3/000873498.pdf.jpg77816cfd7619e5f135372fbea34c30b2MD5310183/1291162018-10-24 09:12:51.527oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129116Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-24T12:12:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Executive MBA programs : what do students perceive as value for their practices? |
title |
Executive MBA programs : what do students perceive as value for their practices? |
spellingShingle |
Executive MBA programs : what do students perceive as value for their practices? Vazquez, Ana Claudia Souza Competências MBA : Master in Business Administration Aprendizagem Gerência Competence MBA Management learning Management education |
title_short |
Executive MBA programs : what do students perceive as value for their practices? |
title_full |
Executive MBA programs : what do students perceive as value for their practices? |
title_fullStr |
Executive MBA programs : what do students perceive as value for their practices? |
title_full_unstemmed |
Executive MBA programs : what do students perceive as value for their practices? |
title_sort |
Executive MBA programs : what do students perceive as value for their practices? |
author |
Vazquez, Ana Claudia Souza |
author_facet |
Vazquez, Ana Claudia Souza Ruas, Roberto Lima |
author_role |
author |
author2 |
Ruas, Roberto Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vazquez, Ana Claudia Souza Ruas, Roberto Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências MBA : Master in Business Administration Aprendizagem Gerência |
topic |
Competências MBA : Master in Business Administration Aprendizagem Gerência Competence MBA Management learning Management education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Competence MBA Management learning Management education |
description |
O propósito do estudo foi investigar a percepção de alunos de MBA acerca do processo de aprendizagem gerencial. Foi realizado um trabalho de natureza exploratória e qualitativa com 160 alunos de 6 programas de MBA no Brasil, no período de 2004 a 2008. Os dados foram coletados através de questionário aplicado em atividades de grupo, o qual foi construído com objetivo de conduzir os participantes a identificarem conteúdos e experiências de aprendizagem associados ao desenvolvimento de capacidades e competências. Foi discutida a indicação de uma miríade de tecnologias pedagógicas para educadores sem que fossem considerados os conhecimentos valorizados como importantes pelos alunos. Três aspectos foram identificados como os mais relevantes na experiência de aprendizagem dos alunos de MBA: (a) abertura para explorar novos modos de interpretar o mundo; (b) desenvolvimento de capacidades específicas; e (c) desenvolvimento de competência relacional. A principal contribuição deste artigo é elucidar o engajamento ativo dos alunos nas oportunidades de aprendizagem criadas pelos educadores de MBA e os resultados alcançados no desenvolvimento de capacidades e competências. Com base nas evidências, argumenta-se que o planejamento pedagógico elaborado por educadores deve considerar os alunos de MBA como protagonistas do processo de aprendizagem gerencial. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-11-09T16:26:02Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/129116 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1415-6555 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000873498 |
identifier_str_mv |
1415-6555 000873498 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/129116 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista de Administracao Contemporanea. Rio de Janeiro. Vol. 16, n. 2 (mar./abr. 2012), p. 308-326 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129116/1/000873498.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129116/2/000873498.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129116/3/000873498.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c022bfa5befa3b78f15675847f684527 e80efd16c781dccac8532d5b050d2c23 77816cfd7619e5f135372fbea34c30b2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724970687528960 |