Educação pública do Estado do Rio Grande do Sul no contexto de transição demográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rotta, Eduardo Pereira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/265923
Resumo: A educação básica vem apresentando diversas e significativas transformações ao longo do tempo. Até o final do século XX, a preocupação era como alocar a então demanda crescente por vagas nas escolas Estaduais. Todavia, essa tendência começou a mudar no começo dos anos 2000. Este trabalho analisará as transformações na educação básica Estadual frente à acelerada transição demográfica observada no Rio Grande do Sul, entre o período de 1974 e 2021. Para isso, será feita uma revisão bibliográfica sobre a Teoria do Capital Humano e uma análise do atual cenário educacional Estadual gaúcho, apresentado uma breve história da origem do sistema educacional brasileiro, e a avaliação do ensino básico Estadual através do índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Será mostrado também aspectos pertinentes à educação e produtividade. Ao final, será feita uma sistematização dos dados educacionais das escolas da rede pública Estadual e uma análise sobre o fluxo de alunos, por meio do número de matrículas.
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spelling Rotta, Eduardo PereiraAvila, Róber Iturriet2023-10-12T03:33:24Z2023http://hdl.handle.net/10183/265923001185721A educação básica vem apresentando diversas e significativas transformações ao longo do tempo. Até o final do século XX, a preocupação era como alocar a então demanda crescente por vagas nas escolas Estaduais. Todavia, essa tendência começou a mudar no começo dos anos 2000. Este trabalho analisará as transformações na educação básica Estadual frente à acelerada transição demográfica observada no Rio Grande do Sul, entre o período de 1974 e 2021. Para isso, será feita uma revisão bibliográfica sobre a Teoria do Capital Humano e uma análise do atual cenário educacional Estadual gaúcho, apresentado uma breve história da origem do sistema educacional brasileiro, e a avaliação do ensino básico Estadual através do índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Será mostrado também aspectos pertinentes à educação e produtividade. Ao final, será feita uma sistematização dos dados educacionais das escolas da rede pública Estadual e uma análise sobre o fluxo de alunos, por meio do número de matrículas.La educación básica ha venido presentando varias y significativas transformaciones a lo largo del tiempo. Hasta finales del siglo XX, la preocupación era cómo asignar la entonces creciente demanda de plazas en las escuelas públicas. Sin embargo, esta tendencia comenzó a cambiar a principios de la década de 2000. Este trabajo analizará las transformaciones en la educación básica del Estado frente a la transición demográfica acelerada observada en Rio Grande do Sul, entre el período de 1974 y 2021. Para ello, una revisión bibliográfica Se realizará una revisión sobre la Teoría del Capital Humano y un análisis del escenario educativo estatal actual en Rio Grande do Sul, presentando una breve historia del origen del sistema educativo brasileño, y la evaluación de la educación básica del Estado a través de la Educación Básica. Índice de Desarrollo Educativo. También se mostrarán aspectos relacionados con la educación y la productividad. Al final, se realizará una sistematización de los datos educativos de las escuelas públicas del Estado y un análisis del flujo de estudiantes, a través del número de matrículas.application/pdfporEducação básicaTransição demográficaRio Grande do SulEducación básica estatalTransición demográficaEducação pública do Estado do Rio Grande do Sul no contexto de transição demográficainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2023/1Ciências Econômicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001185721.pdf.txt001185721.pdf.txtExtracted Texttext/plain101561http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265923/2/001185721.pdf.txt3b0f833a634709420efbdeaa1a1d96f5MD52ORIGINAL001185721.pdfTexto completoapplication/pdf876122http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265923/1/001185721.pdf73bb567f8c2cfaaec80acb758f8317a3MD5110183/2659232023-10-13 03:36:49.815563oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265923Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-13T06:36:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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