Processos de mobilização social em uma escola pública no bairro rural Estância Velha no município de Tramandaí

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schollert, Milene Matos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/220340
Resumo: Este estudo investiga se o ensino de ciências da natureza desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Manoel da Silveira, localizado na zona rural do município de Tramandaí, tem relação com os processos de mobilização social desta comunidade escolar e dos moradores do bairro Estância Velha, enfatizando possíveis ações para a melhoria da realidade socioambiental dessa comunidade. Desta forma, como o tema é voltado para questões da educação, ensino de ciências e sociedade, foram consultados para a fundamentação teórica os autores Freire (2014), Arroyo (2012), Mészáros (2005), entre outros, que abordam os conceitos sobre Educação e suas perspectivas dentro de um sistema econômico e social; e também a abordagem da Educação do Campo em um sistema no qual a mobilização social contribua para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e democrática. A pesquisa é de caráter exploratório e foi dividida em dois momentos devido a pandemia ocasionada pelo COVID-19. No primeiro momento, foram realizadas quatro entrevistas com representantes da comunidade escolar, onde buscou-se conhecer os possíveis processos de mobilização social organizados pela escola para a melhoria da realidade socioambiental dos moradores. E no segundo momento foram coletadas informações da direção desta escola, sobre as principais ações desenvolvidas pela escola, para o enfrentamento das dificuldades geradas pela pandemia. Os resultados revelam que nos diferentes contextos, antes e durante a pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus, os desafios sobre a valorização e permanência da escola na comunidade; mostram a necessidade de propostas de aprendizagem de ciências da natureza, vinculadas a um ensino crítico e direcionado para as demandas e realidades vivenciadas pelos estudantes e comunidade do entorno, que apresentam potencial para gerar ações e propostas mobilizadoras, que contribuam no fortalecimento desta comunidade e na melhoria nas condições de vida desses sujeitos e de seu ambiente. Além disso, essa investigação evidencia a importância da formação inicial e continuada dos professores de ciências da natureza das escolas do campo, e importância do trabalho colaborativo com a universidade, para fortalecer as propostas de um ensino crítico e emancipatório. E por fim, identificou-se nos registros das ações realizadas pela comunidade escolar de caráter mobilizador, uma busca para a construção de vínculos da escola com a comunidade.
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Desta forma, como o tema é voltado para questões da educação, ensino de ciências e sociedade, foram consultados para a fundamentação teórica os autores Freire (2014), Arroyo (2012), Mészáros (2005), entre outros, que abordam os conceitos sobre Educação e suas perspectivas dentro de um sistema econômico e social; e também a abordagem da Educação do Campo em um sistema no qual a mobilização social contribua para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e democrática. A pesquisa é de caráter exploratório e foi dividida em dois momentos devido a pandemia ocasionada pelo COVID-19. No primeiro momento, foram realizadas quatro entrevistas com representantes da comunidade escolar, onde buscou-se conhecer os possíveis processos de mobilização social organizados pela escola para a melhoria da realidade socioambiental dos moradores. E no segundo momento foram coletadas informações da direção desta escola, sobre as principais ações desenvolvidas pela escola, para o enfrentamento das dificuldades geradas pela pandemia. Os resultados revelam que nos diferentes contextos, antes e durante a pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus, os desafios sobre a valorização e permanência da escola na comunidade; mostram a necessidade de propostas de aprendizagem de ciências da natureza, vinculadas a um ensino crítico e direcionado para as demandas e realidades vivenciadas pelos estudantes e comunidade do entorno, que apresentam potencial para gerar ações e propostas mobilizadoras, que contribuam no fortalecimento desta comunidade e na melhoria nas condições de vida desses sujeitos e de seu ambiente. Além disso, essa investigação evidencia a importância da formação inicial e continuada dos professores de ciências da natureza das escolas do campo, e importância do trabalho colaborativo com a universidade, para fortalecer as propostas de um ensino crítico e emancipatório. E por fim, identificou-se nos registros das ações realizadas pela comunidade escolar de caráter mobilizador, uma busca para a construção de vínculos da escola com a comunidade.This study investigates if the teaching of natural sciences developed at the Luiz Manoel da Silveira Municipal Elementary School, located in the rural area of the municipality of Tramandaí, is related to the social mobilization processes of this school community and the residents of the Estância Velha neighborhood, emphasizing possible actions to improve the social and environmental reality of this community. Thus, as the theme is focused on issues of education, science teaching and society, the authors Freire (2014), Arroyo (2012), Mészáros (2005), among others, who address the concepts of Education and its perspectives within an economic and social system; and also the approach to Rural Education in a system in which social mobilization contributes to the construction of a more fair, inclusive and democratic society. The research is exploratory, and was divided into two moments due to the pandemic caused by COVID- 19. In the first moment, four interviews were conducted with representatives of the school community, where we sought to learn about the possible processes of social mobilization organized by the school to improve the socio-environmental reality of the residents. In the second moment, information was collected from the direction of this school, about the main actions developed by the school, to face the difficulties generated by the pandemic. The results reveal that in the different contexts, before and during the pandemic caused by the new Coronavirus, the challenges regarding the valorization and permanence of the school in the community; show the need for proposals for the learning of natural sciences, linked to critical teaching and directed to the demands and realities experienced by students and the surrounding community, which have the potential to generate mobilizing actions and proposals that contribute to the strengthening of this community and the improvement in the living conditions of these subjects and their environment. In addition, this investigation highlights the importance of initial and continuing education for teachers of natural sciences in rural schools, and the importance of collaborative work with the university, to strengthen the proposals for critical and emancipatory teaching. Finally, it was identified in the records of the actions carried out by the school community of a mobilizing character, a search for the construction of bonds between the school and the community.application/pdfporEducação do campoCiências : EnsinoMobilização popularTramandaí (RS)Countryside educationScience TeachingSocial mobilizationProcessos de mobilização social em uma escola pública no bairro rural Estância Velha no município de Tramandaíinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2020Educação do Campo - Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001124556.pdf.txt001124556.pdf.txtExtracted Texttext/plain133262http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220340/2/001124556.pdf.txtdb251ada49fb665d2b472c1c7d78a239MD52ORIGINAL001124556.pdfTexto completoapplication/pdf1912526http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220340/1/001124556.pdfcd165c74243caeb534cb090e7eabb059MD5110183/2203402021-05-07 04:35:06.317705oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220340Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:35:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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