Ocupação de espaços públicos de Porto Alegre com eventos culturais-políticos : teorias leigas sobre os sentidos de participação política

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maio, Ivone dos Passos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/205766
Resumo: Nos últimos anos, na esteira dos movimentos conhecidos como Occupy, há um crescente movimento de ocupação do espaço público, em especial com atividades culturais com pautas políticas anunciadas ou subjacentes, que tem chamado a atenção nas cidades brasileiras: piqueniques culturais, slams poéticos, rodas de samba, intervenções artísticas, festas de rua, blocos de carnaval entre outras. Estas iniciativas parecem relacionar-se com uma nova forma de entender a participação política que passa por fora das instituições convencionais. Junto a este debate, sobre a cultura como expressão e canal político e o repertório da ocupação parecem estar expostas as tensões sobre os espaços públicos, pressionados pela lógica da privatização e muitas vezes esvaziados pela negligência das políticas públicas e/ou pela violência urbana. Este emaranhado que constrói o fenômeno merece atenção especial da Sociologia Política, porque parece informar sobre as relações das pessoas, em especial dos jovens, com a política na contemporaneidade. Este trabalho tem como objetivo investigar qual o sentido de participação política dos recentes eventos culturais em espaços públicos urbanos de Porto Alegre que unem produção cultural e contestação? A busca desse sentido se dá pela visão dos próprios atores. Então, de forma mais específica, pretende descrever os eventos culturais estudados; verificar qual(is) a(s) teoria(s) leiga(s) dos organizadores sobre participação política e como isso se expressa na estruturação dos eventos e examinar como tal(is) teoria(s) se relacionam com as concepções sobre participação política encontradas na literatura. Para isso, foram utilizadas três técnicas de coleta de dados: a pesquisa documental, a observação direta e a entrevista semi-estruturada. Tendo como amostra três eventos culturais-políticos de Porto Alegre/RS. A análise se deu por codificações indutivas e dedutivas, com a ajuda do software NVivo. As análises das teorias leigas dos atores apontam para uma compreensão multidimensional da participação política que se afasta da abordagem tradicional da literatura, principalmente ao expor a combinação de motivações políticas, econômicas e hedonistas e ao entender que promover valores e práticas por meio de vivências transformadoras é uma forma de produzir mudança social.
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