O vídeo como potência criativa ou instrumento de vigilância?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/97635 |
Resumo: | Este trabalho é uma reflexão sobre como as new medias estão sendo (sub)utilizadas no ambiente escolar trabalhando o tema da vigilância e (des)construção de identidades e processos de subjetivação utilizando a produção de vídeo como meio. Articulada à observação e prática do Estágio Curricular, as justificativas para o desenvolvimento desta pesquisa estão relacionadas à Educação e a construção de identidades esteriotipadas impostas pela mídia, em que alunos estão sujeitos. A produção audiovisual é introduzida nas escolas através de programas de aprendizagem financiados pelo governo e por grandes empresas (os mesmos que financiam os projetos ligados ao cinema e à televisão no Brasil) o que muitas vezes impõe regras que limitam a criação artística com a utilização do vídeo. Este projeto foi desenvolvido a partir de uma experiência prática em uma escola pública da região periférica de Porto Alegre. |
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