Influência do uso de resíduo de pó de rolagem de ágata como substituição ao agregado miúdo de calcário em concreto de cimento portland branco
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/169872 |
Resumo: | A alta no mercado da construção civil na última década demandou um grande volume de agregados e materiais cimentícios, estes por sua vez, são conhecidos como um dos grandes geradores de gases nocivos ao meio ambiente, desde a sua produção, até a utilização de maquinas para a extração. Visando reduzir o impacto e primando pela sustentabilidade, a indústria do concreto começou a utilizar resíduos gerados por outras indústrias não apenas em substituição ao cimento Portland, mas também aos agregados, de forma que não haja prejuízo as suas características. Entretanto, mesmo com uma quantidade relevante de estudos já realizados, a diversidade de resíduos existentes demanda novas pesquisas, pois cada tipo de resíduo se comporta de forma singular. O estado do Rio Grande do Sul se destaca no cenário nacional com a terceira maior produção de pedras preciosas do Brasil e, assim como em outros mercados, há uma geração de resíduos ocasionada pelo beneficiamento das pedras, este por sua vez deve ser remanejado de forma a reduzir os impactos causados ao meio ambiente. Estudos anteriores demonstram um comportamento satisfatório do pó de rolagem de ágata quando utilizado em substituição ao agregado miúdo de calcário em argamassas de cimento Portland branco. O presente trabalho visa analisar a influência do resíduo de pó de rolagem de ágata em concretos de cimento Portland branco. Para isso foi empregado um traço (1:5) com quatro teores diferentes de substituição do agregado miúdo de calcário por pó de rolagem de ágata (em volume), o traço de referência, sem substituição, o segundo com 15% e o terceiro e quarto com 30 e 45% respectivamente. Para avaliar as matrizes cimentícias foram realizados os ensaios para avaliar as propriedades mecânicas e de durabilidade para o quesito absorção por capilaridade e por imersão. Os resultados apontam uma redução de resistência à compressão e na resistência à tração por compressão diametral nos traços com substituição, porém este decréscimo não é significativo estatisticamente, este fato pode estar relacionado com o aumento da relação a/c para manter a mesma trabalhabilidade; nos ensaios de durabilidade, foi possível observar uma melhora significativa na parte de absorção por capilaridade nos traços com substituição. |
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