Desenvolvimento de habilidades informacionais : um estudo das atividades de educação de usuários aplicadas na Biblioteca do Colégio Israelita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pelissaro, Regina Dioga
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/54272
Resumo: Para atingir a competência informacional é preciso aprender uma série de habilidades de busca e uso da informação. É importante que os indivíduos comecem a desenvolver as habilidades informacionais desde cedo e as atividades de educação de usuários aplicadas nas bibliotecas escolares têm o papel de gerar nas crianças estas competências. As avaliações das ações de educação de usuários são válidas na medida em que constatam se as crianças internalizam os conhecimentos que lhes são repassados. A bibliotecária americana Carol C. Kuhlthau criou uma proposta de desenvolvimento gradual das habilidades informacionais. É uma forma de orientar os bibliotecários a desenvolver as habilidades nos alunos de acordo com seus estágios de desenvolvimento, durante todo o Ensino Fundamental. Baseado na proposta de Kuhlthau, este estudo buscou analisar a relação das habilidades desenvolvidas pelas crianças de 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Israelita de Porto Alegre/RS, com as habilidades propostas pela autora para a fase I, 1ª etapa, correspondente à idade dos quatro aos seis anos. Para atingir os objetivos, o estudo listou as atividades praticadas pela Biblioteca do colégio, verificou o conceito de biblioteca por parte dos sujeitos, relacionou as habilidades da autora com as habilidades desenvolvidas pelos sujeitos e averiguou a satisfação deles quanto aos produtos e serviços da Biblioteca. Os dados foram coletados por observação e grupo focal e foram analisados qualitativamente. Os resultados indicam que as crianças possuem a maioria das habilidades propostas pela autora e aquelas que não estão completamente desenvolvidas podem ser melhoradas através das atividades de educação de usuários propostas por este estudo e, outras, no final do ano, depois de completarem a alfabetização. Ao final, o estudo considera que as atividades de educação de usuários e a parceria bibliotecário–professor, são primordiais para atingir resultados positivos. E as avaliações são essenciais, pois através delas se constata se os alunos adquiriram as habilidades praticadas nas ações de educação de usuários.
id UFRGS-2_69115ae507e9cbe4f68441cf4e77e787
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/54272
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pelissaro, Regina DiogaMoura, Ana Maria Mielniczuk de2012-08-21T01:35:51Z2012http://hdl.handle.net/10183/54272000855807Para atingir a competência informacional é preciso aprender uma série de habilidades de busca e uso da informação. É importante que os indivíduos comecem a desenvolver as habilidades informacionais desde cedo e as atividades de educação de usuários aplicadas nas bibliotecas escolares têm o papel de gerar nas crianças estas competências. As avaliações das ações de educação de usuários são válidas na medida em que constatam se as crianças internalizam os conhecimentos que lhes são repassados. A bibliotecária americana Carol C. Kuhlthau criou uma proposta de desenvolvimento gradual das habilidades informacionais. É uma forma de orientar os bibliotecários a desenvolver as habilidades nos alunos de acordo com seus estágios de desenvolvimento, durante todo o Ensino Fundamental. Baseado na proposta de Kuhlthau, este estudo buscou analisar a relação das habilidades desenvolvidas pelas crianças de 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Israelita de Porto Alegre/RS, com as habilidades propostas pela autora para a fase I, 1ª etapa, correspondente à idade dos quatro aos seis anos. Para atingir os objetivos, o estudo listou as atividades praticadas pela Biblioteca do colégio, verificou o conceito de biblioteca por parte dos sujeitos, relacionou as habilidades da autora com as habilidades desenvolvidas pelos sujeitos e averiguou a satisfação deles quanto aos produtos e serviços da Biblioteca. Os dados foram coletados por observação e grupo focal e foram analisados qualitativamente. Os resultados indicam que as crianças possuem a maioria das habilidades propostas pela autora e aquelas que não estão completamente desenvolvidas podem ser melhoradas através das atividades de educação de usuários propostas por este estudo e, outras, no final do ano, depois de completarem a alfabetização. Ao final, o estudo considera que as atividades de educação de usuários e a parceria bibliotecário–professor, são primordiais para atingir resultados positivos. E as avaliações são essenciais, pois através delas se constata se os alunos adquiriram as habilidades praticadas nas ações de educação de usuários.Para lograr la alfabetización informacional es necesario aprender una serie de habilidades de búsqueda y uso de la información. Es importante que las personas empiecen a desarrollar habilidades informacionales desde una edad temprana y los programas de formación de usuarios empleados en las bibliotecas escolares tienen el papel de generar tales habilidades en los niños. Las evaluaciones de los programas de formación de usuarios son válidas para comprobar si los niños interiorizan los conocimientos que a ellos se transmiten. La bibliotecaria estadounidense Carol C. Kuhlthau ha creado una propuesta de desarrollo gradual de las habilidades informacionales. Es una manera de guiar a los bibliotecarios en el desarrollo de las habilidades en los estudiantes según sus etapas de desarrollo, durante toda la escuela primaria. Fundándose en la propuesta de Kuhlthau, este estudio investiga la relación de las habilidades desarrolladas por los niños de primer año de la escuela primaria del Colegio Israelita de Porto Alegre/RS, con las destrezas propuestas por la autora para la Fase I, etapa 1, que corresponde a la edad de cuatro a seis años. Para lograr los objetivos del estudio se hizo una lista de las actividades llevadas a cabo por la Biblioteca de la escuela, se revisó el concepto de biblioteca por parte de los sujetos, se relacionó las habilidades propuestas por la autora con las habilidades desarrolladas por los individuos y, por fin, se examinó la satisfacción de los sujetos con los productos y servicios de la Biblioteca. Los datos fueron recogidos mediante la observación y grupo de enfoque y fueron analizados cualitativamente. Los resultados demostraron que los niños tienen la mayor parte de las destrezas propuestas por la autora y los que no están completamente desarrollados pueden evolucionar a través de las actividades propuestas por este estudio. Las demás destrezas se desarrollan al final del año, después de completar la alfabetización. Por último, el estudio encuentra que los programas de formación de usuarios y la colaboración profesor–bibliotecario, son fundamentales para lograr resultados positivos. Y las evaluaciones son primordiales, porque a través de ellas se obtienen los resultados que comprueban si los estudiantes han logrado alcanzar las destrezas practicadas en los programas de formación de usuarios.application/pdfporBiblioteca escolarEducação de usuárioTerminologiaAlfabetización informacionalDesarrollo de habilidades informacionalesFormación de usuariosBiblioteca escolarEvaluación de habilidades informacionalesDesenvolvimento de habilidades informacionais : um estudo das atividades de educação de usuários aplicadas na Biblioteca do Colégio Israelitainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000855807.pdf000855807.pdfTexto completoapplication/pdf777946http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54272/1/000855807.pdfe1f3b830f591b91d6b74bb055f2b25c5MD51TEXT000855807.pdf.txt000855807.pdf.txtExtracted Texttext/plain230608http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54272/2/000855807.pdf.txt7b3b6bd5392c26195e591d6efc69012cMD52THUMBNAIL000855807.pdf.jpg000855807.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1054http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54272/3/000855807.pdf.jpg8654e503f2079d40353abae407f35a0aMD5310183/542722018-10-15 08:15:56.937oai:www.lume.ufrgs.br:10183/54272Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:15:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento de habilidades informacionais : um estudo das atividades de educação de usuários aplicadas na Biblioteca do Colégio Israelita
title Desenvolvimento de habilidades informacionais : um estudo das atividades de educação de usuários aplicadas na Biblioteca do Colégio Israelita
spellingShingle Desenvolvimento de habilidades informacionais : um estudo das atividades de educação de usuários aplicadas na Biblioteca do Colégio Israelita
Pelissaro, Regina Dioga
Biblioteca escolar
Educação de usuário
Terminologia
Alfabetización informacional
Desarrollo de habilidades informacionales
Formación de usuarios
Biblioteca escolar
Evaluación de habilidades informacionales
title_short Desenvolvimento de habilidades informacionais : um estudo das atividades de educação de usuários aplicadas na Biblioteca do Colégio Israelita
title_full Desenvolvimento de habilidades informacionais : um estudo das atividades de educação de usuários aplicadas na Biblioteca do Colégio Israelita
title_fullStr Desenvolvimento de habilidades informacionais : um estudo das atividades de educação de usuários aplicadas na Biblioteca do Colégio Israelita
title_full_unstemmed Desenvolvimento de habilidades informacionais : um estudo das atividades de educação de usuários aplicadas na Biblioteca do Colégio Israelita
title_sort Desenvolvimento de habilidades informacionais : um estudo das atividades de educação de usuários aplicadas na Biblioteca do Colégio Israelita
author Pelissaro, Regina Dioga
author_facet Pelissaro, Regina Dioga
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pelissaro, Regina Dioga
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moura, Ana Maria Mielniczuk de
contributor_str_mv Moura, Ana Maria Mielniczuk de
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
Educação de usuário
Terminologia
topic Biblioteca escolar
Educação de usuário
Terminologia
Alfabetización informacional
Desarrollo de habilidades informacionales
Formación de usuarios
Biblioteca escolar
Evaluación de habilidades informacionales
dc.subject.spa.fl_str_mv Alfabetización informacional
Desarrollo de habilidades informacionales
Formación de usuarios
Biblioteca escolar
Evaluación de habilidades informacionales
description Para atingir a competência informacional é preciso aprender uma série de habilidades de busca e uso da informação. É importante que os indivíduos comecem a desenvolver as habilidades informacionais desde cedo e as atividades de educação de usuários aplicadas nas bibliotecas escolares têm o papel de gerar nas crianças estas competências. As avaliações das ações de educação de usuários são válidas na medida em que constatam se as crianças internalizam os conhecimentos que lhes são repassados. A bibliotecária americana Carol C. Kuhlthau criou uma proposta de desenvolvimento gradual das habilidades informacionais. É uma forma de orientar os bibliotecários a desenvolver as habilidades nos alunos de acordo com seus estágios de desenvolvimento, durante todo o Ensino Fundamental. Baseado na proposta de Kuhlthau, este estudo buscou analisar a relação das habilidades desenvolvidas pelas crianças de 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Israelita de Porto Alegre/RS, com as habilidades propostas pela autora para a fase I, 1ª etapa, correspondente à idade dos quatro aos seis anos. Para atingir os objetivos, o estudo listou as atividades praticadas pela Biblioteca do colégio, verificou o conceito de biblioteca por parte dos sujeitos, relacionou as habilidades da autora com as habilidades desenvolvidas pelos sujeitos e averiguou a satisfação deles quanto aos produtos e serviços da Biblioteca. Os dados foram coletados por observação e grupo focal e foram analisados qualitativamente. Os resultados indicam que as crianças possuem a maioria das habilidades propostas pela autora e aquelas que não estão completamente desenvolvidas podem ser melhoradas através das atividades de educação de usuários propostas por este estudo e, outras, no final do ano, depois de completarem a alfabetização. Ao final, o estudo considera que as atividades de educação de usuários e a parceria bibliotecário–professor, são primordiais para atingir resultados positivos. E as avaliações são essenciais, pois através delas se constata se os alunos adquiriram as habilidades praticadas nas ações de educação de usuários.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-08-21T01:35:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/54272
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000855807
url http://hdl.handle.net/10183/54272
identifier_str_mv 000855807
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54272/1/000855807.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54272/2/000855807.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54272/3/000855807.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e1f3b830f591b91d6b74bb055f2b25c5
7b3b6bd5392c26195e591d6efc69012c
8654e503f2079d40353abae407f35a0a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447090674794496