A Estratégia de Pares aplicada a dados de alta frequência no mercado acionário brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontuschka, Martin
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/73001
Resumo: Neste trabalho foi analisado o desempenho da estratégia de pares em dados de alta frequência no mercado acionário brasileiro. A amostra utilizada foi composta pelos preços históricos, na periodicidade de 5 minutos, dos 20 ativos de maior liquidez da bolsa brasileira. O período de análise foi restrito aos dias entre 01 de janeiro de 2008 e 31 de dezembro de 2011. Foram utilizadas 65.406 observações para cada ativo, que totalizaram mais de um milhão e trezentas mil observações na base de dados. Os objetivos deste trabalho são, comparar o desempenho deste método de negociação em relação à hipótese de eficiência de mercado na forma fraca proposta por Fama (1970) e expandir a proposta de Perlin(2007) que concluiu que as ineficiências de mercado são encontradas em maior quantidade nos dados de maior frequência. Nos resultados da estratégia não foram encontrados betas estatisticamente significativos, o que corrobora com as evidências de trabalhos anteriores a respeito do caráter neutro da estratégia de pares em relação ao mercado. Também não foram encontrados alphas estatisticamente significativos. Portanto, apesar da rentabilidade da estratégia ser, em média, superior a do mercado, se conclui que os resultados não apresentam evidências para rejeitar a hipótese de eficiência de mercado na forma fraca. Para expandir a proposta de Perlin(2007) foi comparado o desempenho da estratégia de pares nos dados de alta frequência (intradiários), com o desempenho da estratégia nos dados diários. Os resultados encontrados apontam evidências que corroboram as conclusões de Perlin(2007).
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