Estudo de caso Ambev x Femsa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/159318 |
Resumo: | O caso descrito a seguir faz referência à entrada da cerveja Sol, fabricada pela empresa Femsa, no mercado gaúcho de cervejas. Todos os fatos descritos estão diretamente ligados a antecipação de mercado realizada pela Ambev com intuito de combater o novo entrante. Ainda é possível identificar as ações realizadas por cada empresa para redimensionar em seu favor os pontos de share disponíveis no mercado. Ocorre em meio a esse cenário de intensa disputa a dúvida sobre que atitude deveria tomar a Ambev para não ser surpreendida e manter sua fatia de mercado estável. A Ambev viu-se na dúvida de reposicionar o preço praticado junto aos seus clientes ou investir no lançamento de novos produtos combinados com ações de parceria de mercado. |
id |
UFRGS-2_694ae9b647346235c89ab5b3b86bf71b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159318 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Zanon, SantiagoLund, Luiz Carlos Ritter2017-06-07T02:41:53Z2007http://hdl.handle.net/10183/159318000646914O caso descrito a seguir faz referência à entrada da cerveja Sol, fabricada pela empresa Femsa, no mercado gaúcho de cervejas. Todos os fatos descritos estão diretamente ligados a antecipação de mercado realizada pela Ambev com intuito de combater o novo entrante. Ainda é possível identificar as ações realizadas por cada empresa para redimensionar em seu favor os pontos de share disponíveis no mercado. Ocorre em meio a esse cenário de intensa disputa a dúvida sobre que atitude deveria tomar a Ambev para não ser surpreendida e manter sua fatia de mercado estável. A Ambev viu-se na dúvida de reposicionar o preço praticado junto aos seus clientes ou investir no lançamento de novos produtos combinados com ações de parceria de mercado.application/pdfporEstratégia de marketing : PlanejamentoSegmentação de mercadoConcorrencia : Empresas : Organizacao e administracaoMercado : Competitividade : Comportamento : EstratégiaEstudo de caso Ambev x Femsainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2007especializaçãoCurso de especialização em Gestão Empresarialinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000646914.pdf000646914.pdfTexto completoapplication/pdf166777http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159318/1/000646914.pdfb10a42a63135b8dcfb80b4433cab57aeMD51TEXT000646914.pdf.txt000646914.pdf.txtExtracted Texttext/plain36738http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159318/2/000646914.pdf.txt3c7fcb76b5b0c98b61523083b0fd4e3fMD52THUMBNAIL000646914.pdf.jpg000646914.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1068http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159318/3/000646914.pdf.jpg80e1994da411954ccea639f964c1bf18MD5310183/1593182018-10-22 08:22:33.723oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159318Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:22:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudo de caso Ambev x Femsa |
title |
Estudo de caso Ambev x Femsa |
spellingShingle |
Estudo de caso Ambev x Femsa Zanon, Santiago Estratégia de marketing : Planejamento Segmentação de mercado Concorrencia : Empresas : Organizacao e administracao Mercado : Competitividade : Comportamento : Estratégia |
title_short |
Estudo de caso Ambev x Femsa |
title_full |
Estudo de caso Ambev x Femsa |
title_fullStr |
Estudo de caso Ambev x Femsa |
title_full_unstemmed |
Estudo de caso Ambev x Femsa |
title_sort |
Estudo de caso Ambev x Femsa |
author |
Zanon, Santiago |
author_facet |
Zanon, Santiago |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanon, Santiago |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lund, Luiz Carlos Ritter |
contributor_str_mv |
Lund, Luiz Carlos Ritter |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia de marketing : Planejamento Segmentação de mercado Concorrencia : Empresas : Organizacao e administracao Mercado : Competitividade : Comportamento : Estratégia |
topic |
Estratégia de marketing : Planejamento Segmentação de mercado Concorrencia : Empresas : Organizacao e administracao Mercado : Competitividade : Comportamento : Estratégia |
description |
O caso descrito a seguir faz referência à entrada da cerveja Sol, fabricada pela empresa Femsa, no mercado gaúcho de cervejas. Todos os fatos descritos estão diretamente ligados a antecipação de mercado realizada pela Ambev com intuito de combater o novo entrante. Ainda é possível identificar as ações realizadas por cada empresa para redimensionar em seu favor os pontos de share disponíveis no mercado. Ocorre em meio a esse cenário de intensa disputa a dúvida sobre que atitude deveria tomar a Ambev para não ser surpreendida e manter sua fatia de mercado estável. A Ambev viu-se na dúvida de reposicionar o preço praticado junto aos seus clientes ou investir no lançamento de novos produtos combinados com ações de parceria de mercado. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-06-07T02:41:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/159318 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000646914 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/159318 |
identifier_str_mv |
000646914 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159318/1/000646914.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159318/2/000646914.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159318/3/000646914.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b10a42a63135b8dcfb80b4433cab57ae 3c7fcb76b5b0c98b61523083b0fd4e3f 80e1994da411954ccea639f964c1bf18 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224533920710656 |