Comparação entre estratégias numéricas para modelagem de buchas com vistas ao cálculo de fadiga
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/127815 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma comparação entre modelos numéricos de buchas mecânicas utilizadas tipicamente em estruturas veiculares como elementos de conexão ou transmissão de movimentos e forças. Os modelos numéricos são baseados no método de elementos finitos e são exploradas diferentes representações de embuchamento. É avaliada a vida em fadiga em um ponto crítico de um componente próximo a essa junta através de métodos tradicionais, bem como a avaliação da importância da estratégia de modelagem desse tipo de componente na análise numérica de estruturas similares. Têm-se como principais resultados a necessidade de modelamento com análise transiente dos embuchamentos mecânicos, além da impossibilidade da utilização de buchas rígidas como alternativa à modelagem desse componente. |
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Weijh, AndréMarczak, Rogerio Jose2015-10-17T02:40:43Z2015http://hdl.handle.net/10183/127815000970217O presente trabalho apresenta uma comparação entre modelos numéricos de buchas mecânicas utilizadas tipicamente em estruturas veiculares como elementos de conexão ou transmissão de movimentos e forças. Os modelos numéricos são baseados no método de elementos finitos e são exploradas diferentes representações de embuchamento. É avaliada a vida em fadiga em um ponto crítico de um componente próximo a essa junta através de métodos tradicionais, bem como a avaliação da importância da estratégia de modelagem desse tipo de componente na análise numérica de estruturas similares. Têm-se como principais resultados a necessidade de modelamento com análise transiente dos embuchamentos mecânicos, além da impossibilidade da utilização de buchas rígidas como alternativa à modelagem desse componente.This paper presents a comparison between different numerical models of mechanical bushings used in cargo transport vehicles as connecting element or transmitting movements and forces. The numerical models are based on the finite element method and different representations of the bushing are analyzed. Fatigue life is evaluated at a critical point of a component through traditional methods. The importance of correct modeling of these components in numerical models of similar structures is also discussed. As main results have the necessity of bushing modeling in transient analysis, besides the impossibility of utilization of rigid bushing as an alternative to modeling this component.application/pdfporEngenharia mecânicaBushing modelingFatigueRainflow methodFinite element methodComparação entre estratégias numéricas para modelagem de buchas com vistas ao cálculo de fadigaComparison of numerical modeling strategies for bushing with views to the fatigue calculation info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2015Engenharia Mecânicagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000970217.pdf000970217.pdfTexto completoapplication/pdf2096072http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127815/1/000970217.pdfd6309aeff0d38e12d929cce849a04fdeMD51TEXT000970217.pdf.txt000970217.pdf.txtExtracted Texttext/plain53947http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127815/2/000970217.pdf.txtef59ad6c844e713aae566f55270f8ff9MD52THUMBNAIL000970217.pdf.jpg000970217.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1157http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127815/3/000970217.pdf.jpg70fa6b594bf598632bb112e68858b923MD5310183/1278152018-10-23 09:20:00.061oai:www.lume.ufrgs.br:10183/127815Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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