Comparação entre estratégias numéricas para modelagem de buchas com vistas ao cálculo de fadiga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weijh, André
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/127815
Resumo: O presente trabalho apresenta uma comparação entre modelos numéricos de buchas mecânicas utilizadas tipicamente em estruturas veiculares como elementos de conexão ou transmissão de movimentos e forças. Os modelos numéricos são baseados no método de elementos finitos e são exploradas diferentes representações de embuchamento. É avaliada a vida em fadiga em um ponto crítico de um componente próximo a essa junta através de métodos tradicionais, bem como a avaliação da importância da estratégia de modelagem desse tipo de componente na análise numérica de estruturas similares. Têm-se como principais resultados a necessidade de modelamento com análise transiente dos embuchamentos mecânicos, além da impossibilidade da utilização de buchas rígidas como alternativa à modelagem desse componente.
id UFRGS-2_699ee1db1a9f5fb37f22962498759563
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/127815
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Weijh, AndréMarczak, Rogerio Jose2015-10-17T02:40:43Z2015http://hdl.handle.net/10183/127815000970217O presente trabalho apresenta uma comparação entre modelos numéricos de buchas mecânicas utilizadas tipicamente em estruturas veiculares como elementos de conexão ou transmissão de movimentos e forças. Os modelos numéricos são baseados no método de elementos finitos e são exploradas diferentes representações de embuchamento. É avaliada a vida em fadiga em um ponto crítico de um componente próximo a essa junta através de métodos tradicionais, bem como a avaliação da importância da estratégia de modelagem desse tipo de componente na análise numérica de estruturas similares. Têm-se como principais resultados a necessidade de modelamento com análise transiente dos embuchamentos mecânicos, além da impossibilidade da utilização de buchas rígidas como alternativa à modelagem desse componente.This paper presents a comparison between different numerical models of mechanical bushings used in cargo transport vehicles as connecting element or transmitting movements and forces. The numerical models are based on the finite element method and different representations of the bushing are analyzed. Fatigue life is evaluated at a critical point of a component through traditional methods. The importance of correct modeling of these components in numerical models of similar structures is also discussed. As main results have the necessity of bushing modeling in transient analysis, besides the impossibility of utilization of rigid bushing as an alternative to modeling this component.application/pdfporEngenharia mecânicaBushing modelingFatigueRainflow methodFinite element methodComparação entre estratégias numéricas para modelagem de buchas com vistas ao cálculo de fadigaComparison of numerical modeling strategies for bushing with views to the fatigue calculation info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2015Engenharia Mecânicagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000970217.pdf000970217.pdfTexto completoapplication/pdf2096072http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127815/1/000970217.pdfd6309aeff0d38e12d929cce849a04fdeMD51TEXT000970217.pdf.txt000970217.pdf.txtExtracted Texttext/plain53947http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127815/2/000970217.pdf.txtef59ad6c844e713aae566f55270f8ff9MD52THUMBNAIL000970217.pdf.jpg000970217.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1157http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127815/3/000970217.pdf.jpg70fa6b594bf598632bb112e68858b923MD5310183/1278152018-10-23 09:20:00.061oai:www.lume.ufrgs.br:10183/127815Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comparação entre estratégias numéricas para modelagem de buchas com vistas ao cálculo de fadiga
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Comparison of numerical modeling strategies for bushing with views to the fatigue calculation
title Comparação entre estratégias numéricas para modelagem de buchas com vistas ao cálculo de fadiga
spellingShingle Comparação entre estratégias numéricas para modelagem de buchas com vistas ao cálculo de fadiga
Weijh, André
Engenharia mecânica
Bushing modeling
Fatigue
Rainflow method
Finite element method
title_short Comparação entre estratégias numéricas para modelagem de buchas com vistas ao cálculo de fadiga
title_full Comparação entre estratégias numéricas para modelagem de buchas com vistas ao cálculo de fadiga
title_fullStr Comparação entre estratégias numéricas para modelagem de buchas com vistas ao cálculo de fadiga
title_full_unstemmed Comparação entre estratégias numéricas para modelagem de buchas com vistas ao cálculo de fadiga
title_sort Comparação entre estratégias numéricas para modelagem de buchas com vistas ao cálculo de fadiga
author Weijh, André
author_facet Weijh, André
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Weijh, André
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marczak, Rogerio Jose
contributor_str_mv Marczak, Rogerio Jose
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia mecânica
topic Engenharia mecânica
Bushing modeling
Fatigue
Rainflow method
Finite element method
dc.subject.eng.fl_str_mv Bushing modeling
Fatigue
Rainflow method
Finite element method
description O presente trabalho apresenta uma comparação entre modelos numéricos de buchas mecânicas utilizadas tipicamente em estruturas veiculares como elementos de conexão ou transmissão de movimentos e forças. Os modelos numéricos são baseados no método de elementos finitos e são exploradas diferentes representações de embuchamento. É avaliada a vida em fadiga em um ponto crítico de um componente próximo a essa junta através de métodos tradicionais, bem como a avaliação da importância da estratégia de modelagem desse tipo de componente na análise numérica de estruturas similares. Têm-se como principais resultados a necessidade de modelamento com análise transiente dos embuchamentos mecânicos, além da impossibilidade da utilização de buchas rígidas como alternativa à modelagem desse componente.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-10-17T02:40:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/127815
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000970217
url http://hdl.handle.net/10183/127815
identifier_str_mv 000970217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127815/1/000970217.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127815/2/000970217.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127815/3/000970217.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d6309aeff0d38e12d929cce849a04fde
ef59ad6c844e713aae566f55270f8ff9
70fa6b594bf598632bb112e68858b923
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224491333844992