Desenvolvimento de vídeo educativo para manejo de nutrição enteral em pacientes pediátricos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/234953 |
Resumo: | Introdução: A nutrição enteral é caracterizada pela terapia nutricional promovida através de um tubo ou estoma que se permeia da cavidade oral ao trato gastrointestinal. A utilização da NE no paciente pediátrico tem como objetivo suprir as demandas nutricionais que viabilizem o adequado desenvolvimento e crescimento da criança, quando a ingestão via oral é insuficiente ou contraindicada, e atua como tratamento coadjuvante de doenças. A partir da determinação da via de administração, estabilização do quadro do paciente e previsão de alta, é necessário iniciar o plano de desospitalização para avaliar a indicação do uso da terapia nutricional enteral domiciliar. Para isso, é imprescindível o conjunto de esforços da equipe multiprofissional para realizar a transição e preparação do paciente e seus responsáveis sobre os cuidados do uso da nutrição enteral domiciliar, proporcionando todos os benefícios trazidos pela alta hospitalar. Sendo assim, é de suma importância o desenvolvimento de recursos a serem utilizados para aptidão dos familiares e cuidadores no manejo da nutrição enteral, durante a hospitalização e em seu uso domiciliar, quando assim necessário. Objetivo: desenvolver matérias audiovisuais educativos sobre o manejo da terapia nutricional enteral domiciliar em pacientes pediátricos. Métodos: Trata-se de um estudo metodológico, realizado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. A elaboração do projeto se fundamentou na produção de vídeos educativos em 3 fases: pré-produção, produção e pós-produção. A pré-produção se dividiu em: revisão narrativa da literatura, elaboração de roteiro e avaliação do roteiro por especialistas. A fase de produção consistiu na produção do vídeo educativo e a fase de pós-produção na avaliação do vídeo produzido pelo público-alvo. Resultados: Na etapa de pré-produção foi realizada a elaboração do roteiro do vídeo educativo, a partir da revisão de literatura, optando-se por construir quatro roteiros e vídeos com as subtemáticas determinadas conforme a compreensão dos principais assuntos referentes ao tema. A avaliação do roteiro foi realizada por 7 especialistas de diferentes áreas da saúde, e a partir da obtenção da aprovação e validação do conteúdo, foram realizados os ajustes sugeridos. Em sequência, a produção dos vídeos foi realizada conforme os diferentes temas propostos: explicando a nutrição enteral, cuidados, como preparar a dieta e como proceder em caso de intercorrências, foram e disponibilizados na plataforma de vídeos Youtube, tenho em média 4 minutos de duração. Em seguida, os vídeos foram avaliados e validados pelo público-alvo, atingindo a aprovação em todos os itens. Conclusões: o desenvolvimento de recursos audiovisuais mostra-se de suma importância para orientar e capacitar os cuidadores. A elaboração do roteiro foi fundamental para embasar o conteúdo e tornar a linguagem acessível e simples. As avaliações pelos especialistas e público-alvo possibilitaram aumentar a abrangência dos temas e confirmar a importância do desenvolvimento e disponibilização do material proposto, promovendo educação em saúde aos cuidadores de crianças em uso de terapia nutricional enteral domiciliar. |
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