Análise de tela : estratégias pedagógicas para o ensino de jovens em situação de vulnerabilidade social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/195589 |
Resumo: | Durante meu estágio obrigatório da graduação em Pedagogia, fui mobilizada pelo interesse e a necessidade de aprofundar o estudo sobre as dificuldades de aprendizagem ou de estar na escola, que extrapolam as questões de ordem biológica e que são atravessadas por diferentes questões, como as escolares, familiares, econômicas e sociais. Como não seria possível voltar para o ambiente escolar, optei por fazer a análise de filmes que tivessem como cenário central a escola e como personagens principais professores/as e alunos/as. Assim, este Trabalho de Conclusão de Curso teve por objetivo analisar estratégias pedagógicas visibilizadas em filmes para o ensino de jovens em situação de vulnerabilidade social. Buscou compreender de que modo as situações de vulnerabilidade social apresentadas nos filmes ampliam e aprofundam estas dificuldades de aprendizagem. A pergunta central da pesquisa é: que estratégias pedagógicas são visibilizadas em filmes para o ensino de jovens em situação de vulnerabilidade social? Sob a influência da etnografia de tela, foram analisados quatro filmes de diferentes períodos que se centram na relação professor/aluno, geralmente, são relações conflituosa ou problemáticas em função da vulnerabilidade social apresentada pelos estudantes dos filmes. Após a etnografia de tela, foi possível refletir sobre as estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores/as com os jovens estudantes dos filmes e pensar em sua viabilidade na realidade educacional. A partir disso, foi possível atentar, também, para as barreiras do sistema educacional, considerando que muitos profissionais que estão dentro das escolas não percebem que as vulnerabilidades, principalmente as sociais, são responsáveis por muitas das dificuldades de aprendizagem, de permanência e de comportamento no ambiente escolar. |
id |
UFRGS-2_69dde257a65ee6772fa1439fd32a6719 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195589 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Katiane Santiago Rodrigues daAndrade, Sandra dos Santos2019-06-06T02:35:43Z2018http://hdl.handle.net/10183/195589001092245Durante meu estágio obrigatório da graduação em Pedagogia, fui mobilizada pelo interesse e a necessidade de aprofundar o estudo sobre as dificuldades de aprendizagem ou de estar na escola, que extrapolam as questões de ordem biológica e que são atravessadas por diferentes questões, como as escolares, familiares, econômicas e sociais. Como não seria possível voltar para o ambiente escolar, optei por fazer a análise de filmes que tivessem como cenário central a escola e como personagens principais professores/as e alunos/as. Assim, este Trabalho de Conclusão de Curso teve por objetivo analisar estratégias pedagógicas visibilizadas em filmes para o ensino de jovens em situação de vulnerabilidade social. Buscou compreender de que modo as situações de vulnerabilidade social apresentadas nos filmes ampliam e aprofundam estas dificuldades de aprendizagem. A pergunta central da pesquisa é: que estratégias pedagógicas são visibilizadas em filmes para o ensino de jovens em situação de vulnerabilidade social? Sob a influência da etnografia de tela, foram analisados quatro filmes de diferentes períodos que se centram na relação professor/aluno, geralmente, são relações conflituosa ou problemáticas em função da vulnerabilidade social apresentada pelos estudantes dos filmes. Após a etnografia de tela, foi possível refletir sobre as estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores/as com os jovens estudantes dos filmes e pensar em sua viabilidade na realidade educacional. A partir disso, foi possível atentar, também, para as barreiras do sistema educacional, considerando que muitos profissionais que estão dentro das escolas não percebem que as vulnerabilidades, principalmente as sociais, são responsáveis por muitas das dificuldades de aprendizagem, de permanência e de comportamento no ambiente escolar.application/pdfporVulnerabilidade socialJovemCinema na educaçãoAnálise de tela : estratégias pedagógicas para o ensino de jovens em situação de vulnerabilidade socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001092245.pdf.txt001092245.pdf.txtExtracted Texttext/plain62320http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195589/2/001092245.pdf.txt7945c2fd7854a966786fd4ba75c0479bMD52ORIGINAL001092245.pdfTexto completoapplication/pdf1038774http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195589/1/001092245.pdf6a9e75da6cf431d819bde3d1533ceccfMD5110183/1955892019-06-07 02:35:41.319847oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195589Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2019-06-07T05:35:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise de tela : estratégias pedagógicas para o ensino de jovens em situação de vulnerabilidade social |
title |
Análise de tela : estratégias pedagógicas para o ensino de jovens em situação de vulnerabilidade social |
spellingShingle |
Análise de tela : estratégias pedagógicas para o ensino de jovens em situação de vulnerabilidade social Silva, Katiane Santiago Rodrigues da Vulnerabilidade social Jovem Cinema na educação |
title_short |
Análise de tela : estratégias pedagógicas para o ensino de jovens em situação de vulnerabilidade social |
title_full |
Análise de tela : estratégias pedagógicas para o ensino de jovens em situação de vulnerabilidade social |
title_fullStr |
Análise de tela : estratégias pedagógicas para o ensino de jovens em situação de vulnerabilidade social |
title_full_unstemmed |
Análise de tela : estratégias pedagógicas para o ensino de jovens em situação de vulnerabilidade social |
title_sort |
Análise de tela : estratégias pedagógicas para o ensino de jovens em situação de vulnerabilidade social |
author |
Silva, Katiane Santiago Rodrigues da |
author_facet |
Silva, Katiane Santiago Rodrigues da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Katiane Santiago Rodrigues da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Andrade, Sandra dos Santos |
contributor_str_mv |
Andrade, Sandra dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vulnerabilidade social Jovem Cinema na educação |
topic |
Vulnerabilidade social Jovem Cinema na educação |
description |
Durante meu estágio obrigatório da graduação em Pedagogia, fui mobilizada pelo interesse e a necessidade de aprofundar o estudo sobre as dificuldades de aprendizagem ou de estar na escola, que extrapolam as questões de ordem biológica e que são atravessadas por diferentes questões, como as escolares, familiares, econômicas e sociais. Como não seria possível voltar para o ambiente escolar, optei por fazer a análise de filmes que tivessem como cenário central a escola e como personagens principais professores/as e alunos/as. Assim, este Trabalho de Conclusão de Curso teve por objetivo analisar estratégias pedagógicas visibilizadas em filmes para o ensino de jovens em situação de vulnerabilidade social. Buscou compreender de que modo as situações de vulnerabilidade social apresentadas nos filmes ampliam e aprofundam estas dificuldades de aprendizagem. A pergunta central da pesquisa é: que estratégias pedagógicas são visibilizadas em filmes para o ensino de jovens em situação de vulnerabilidade social? Sob a influência da etnografia de tela, foram analisados quatro filmes de diferentes períodos que se centram na relação professor/aluno, geralmente, são relações conflituosa ou problemáticas em função da vulnerabilidade social apresentada pelos estudantes dos filmes. Após a etnografia de tela, foi possível refletir sobre as estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores/as com os jovens estudantes dos filmes e pensar em sua viabilidade na realidade educacional. A partir disso, foi possível atentar, também, para as barreiras do sistema educacional, considerando que muitos profissionais que estão dentro das escolas não percebem que as vulnerabilidades, principalmente as sociais, são responsáveis por muitas das dificuldades de aprendizagem, de permanência e de comportamento no ambiente escolar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-06-06T02:35:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/195589 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001092245 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/195589 |
identifier_str_mv |
001092245 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195589/2/001092245.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195589/1/001092245.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7945c2fd7854a966786fd4ba75c0479b 6a9e75da6cf431d819bde3d1533ceccf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724665566593024 |