Análise de tela : estratégias pedagógicas para o ensino de jovens em situação de vulnerabilidade social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Katiane Santiago Rodrigues da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/195589
Resumo: Durante meu estágio obrigatório da graduação em Pedagogia, fui mobilizada pelo interesse e a necessidade de aprofundar o estudo sobre as dificuldades de aprendizagem ou de estar na escola, que extrapolam as questões de ordem biológica e que são atravessadas por diferentes questões, como as escolares, familiares, econômicas e sociais. Como não seria possível voltar para o ambiente escolar, optei por fazer a análise de filmes que tivessem como cenário central a escola e como personagens principais professores/as e alunos/as. Assim, este Trabalho de Conclusão de Curso teve por objetivo analisar estratégias pedagógicas visibilizadas em filmes para o ensino de jovens em situação de vulnerabilidade social. Buscou compreender de que modo as situações de vulnerabilidade social apresentadas nos filmes ampliam e aprofundam estas dificuldades de aprendizagem. A pergunta central da pesquisa é: que estratégias pedagógicas são visibilizadas em filmes para o ensino de jovens em situação de vulnerabilidade social? Sob a influência da etnografia de tela, foram analisados quatro filmes de diferentes períodos que se centram na relação professor/aluno, geralmente, são relações conflituosa ou problemáticas em função da vulnerabilidade social apresentada pelos estudantes dos filmes. Após a etnografia de tela, foi possível refletir sobre as estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores/as com os jovens estudantes dos filmes e pensar em sua viabilidade na realidade educacional. A partir disso, foi possível atentar, também, para as barreiras do sistema educacional, considerando que muitos profissionais que estão dentro das escolas não percebem que as vulnerabilidades, principalmente as sociais, são responsáveis por muitas das dificuldades de aprendizagem, de permanência e de comportamento no ambiente escolar.
id UFRGS-2_69dde257a65ee6772fa1439fd32a6719
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195589
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Katiane Santiago Rodrigues daAndrade, Sandra dos Santos2019-06-06T02:35:43Z2018http://hdl.handle.net/10183/195589001092245Durante meu estágio obrigatório da graduação em Pedagogia, fui mobilizada pelo interesse e a necessidade de aprofundar o estudo sobre as dificuldades de aprendizagem ou de estar na escola, que extrapolam as questões de ordem biológica e que são atravessadas por diferentes questões, como as escolares, familiares, econômicas e sociais. Como não seria possível voltar para o ambiente escolar, optei por fazer a análise de filmes que tivessem como cenário central a escola e como personagens principais professores/as e alunos/as. Assim, este Trabalho de Conclusão de Curso teve por objetivo analisar estratégias pedagógicas visibilizadas em filmes para o ensino de jovens em situação de vulnerabilidade social. Buscou compreender de que modo as situações de vulnerabilidade social apresentadas nos filmes ampliam e aprofundam estas dificuldades de aprendizagem. A pergunta central da pesquisa é: que estratégias pedagógicas são visibilizadas em filmes para o ensino de jovens em situação de vulnerabilidade social? Sob a influência da etnografia de tela, foram analisados quatro filmes de diferentes períodos que se centram na relação professor/aluno, geralmente, são relações conflituosa ou problemáticas em função da vulnerabilidade social apresentada pelos estudantes dos filmes. Após a etnografia de tela, foi possível refletir sobre as estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores/as com os jovens estudantes dos filmes e pensar em sua viabilidade na realidade educacional. A partir disso, foi possível atentar, também, para as barreiras do sistema educacional, considerando que muitos profissionais que estão dentro das escolas não percebem que as vulnerabilidades, principalmente as sociais, são responsáveis por muitas das dificuldades de aprendizagem, de permanência e de comportamento no ambiente escolar.application/pdfporVulnerabilidade socialJovemCinema na educaçãoAnálise de tela : estratégias pedagógicas para o ensino de jovens em situação de vulnerabilidade socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001092245.pdf.txt001092245.pdf.txtExtracted Texttext/plain62320http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195589/2/001092245.pdf.txt7945c2fd7854a966786fd4ba75c0479bMD52ORIGINAL001092245.pdfTexto completoapplication/pdf1038774http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195589/1/001092245.pdf6a9e75da6cf431d819bde3d1533ceccfMD5110183/1955892019-06-07 02:35:41.319847oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195589Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2019-06-07T05:35:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise de tela : estratégias pedagógicas para o ensino de jovens em situação de vulnerabilidade social
title Análise de tela : estratégias pedagógicas para o ensino de jovens em situação de vulnerabilidade social
spellingShingle Análise de tela : estratégias pedagógicas para o ensino de jovens em situação de vulnerabilidade social
Silva, Katiane Santiago Rodrigues da
Vulnerabilidade social
Jovem
Cinema na educação
title_short Análise de tela : estratégias pedagógicas para o ensino de jovens em situação de vulnerabilidade social
title_full Análise de tela : estratégias pedagógicas para o ensino de jovens em situação de vulnerabilidade social
title_fullStr Análise de tela : estratégias pedagógicas para o ensino de jovens em situação de vulnerabilidade social
title_full_unstemmed Análise de tela : estratégias pedagógicas para o ensino de jovens em situação de vulnerabilidade social
title_sort Análise de tela : estratégias pedagógicas para o ensino de jovens em situação de vulnerabilidade social
author Silva, Katiane Santiago Rodrigues da
author_facet Silva, Katiane Santiago Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Katiane Santiago Rodrigues da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andrade, Sandra dos Santos
contributor_str_mv Andrade, Sandra dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Vulnerabilidade social
Jovem
Cinema na educação
topic Vulnerabilidade social
Jovem
Cinema na educação
description Durante meu estágio obrigatório da graduação em Pedagogia, fui mobilizada pelo interesse e a necessidade de aprofundar o estudo sobre as dificuldades de aprendizagem ou de estar na escola, que extrapolam as questões de ordem biológica e que são atravessadas por diferentes questões, como as escolares, familiares, econômicas e sociais. Como não seria possível voltar para o ambiente escolar, optei por fazer a análise de filmes que tivessem como cenário central a escola e como personagens principais professores/as e alunos/as. Assim, este Trabalho de Conclusão de Curso teve por objetivo analisar estratégias pedagógicas visibilizadas em filmes para o ensino de jovens em situação de vulnerabilidade social. Buscou compreender de que modo as situações de vulnerabilidade social apresentadas nos filmes ampliam e aprofundam estas dificuldades de aprendizagem. A pergunta central da pesquisa é: que estratégias pedagógicas são visibilizadas em filmes para o ensino de jovens em situação de vulnerabilidade social? Sob a influência da etnografia de tela, foram analisados quatro filmes de diferentes períodos que se centram na relação professor/aluno, geralmente, são relações conflituosa ou problemáticas em função da vulnerabilidade social apresentada pelos estudantes dos filmes. Após a etnografia de tela, foi possível refletir sobre as estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores/as com os jovens estudantes dos filmes e pensar em sua viabilidade na realidade educacional. A partir disso, foi possível atentar, também, para as barreiras do sistema educacional, considerando que muitos profissionais que estão dentro das escolas não percebem que as vulnerabilidades, principalmente as sociais, são responsáveis por muitas das dificuldades de aprendizagem, de permanência e de comportamento no ambiente escolar.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-06T02:35:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/195589
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001092245
url http://hdl.handle.net/10183/195589
identifier_str_mv 001092245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195589/2/001092245.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195589/1/001092245.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7945c2fd7854a966786fd4ba75c0479b
6a9e75da6cf431d819bde3d1533ceccf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724665566593024