Meritocracia : desenvolvimento dos profissionais da área de educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schirmer, Guilherme Vargas
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/170092
Resumo: Este trabalho teve por objetivo principal analisar qual o impacto da meritocracia no desenvolvimento da carreira dos docentes que atuam nas Instituições de Ensino Superior – IES. Para isso estipulou-se como objetivos específicos compreender o modelo meritocrático utilizado pelas instituições de ensino na estruturação dos planos de carreira, através da visão dos docentes, identificar os fatores motivacionais e desmotivacionais na utilização do modelo meritocrático na construção dos planos de carreira do magistério superior e identificar a opinião dos professores sobre a importância da educação continuada no desenvolvimento da carreira. Além disso, propor um modelo para ações que esclareçam a utilização da meritocracia. Quanto a metodologia, utilizou-se como procedimento de investigação a Pesquisa Social, sendo de natureza aplicada, com objetivos exploratórios com uma abordagem qualitativa. Através do material teórico, formulou-se uma base de conhecimento para atingir os objetivos propostos. Foram abordados para isto temas como, Gestão de Pessoas, Organização Empresarial, Avaliação de Desempenho, Meritocracia e o Mercado de Educação. Houve a aplicação de questionário com docentes do ensino superior, promovendo material para análise de conteúdo dos dados servindo na busca das respostas aos objetivos propostos no início deste estudo e como principal resultado, identificou-se que para os docentes a simples aplicação de um processo meritocrático em seus planos de carreira, não atua como princípio motivador.
id UFRGS-2_69e2a44bf22b541a53eb25c2bace72ee
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170092
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schirmer, Guilherme VargasMartins, Tatiane S.2017-11-08T02:28:14Z2017http://hdl.handle.net/10183/170092001052934Este trabalho teve por objetivo principal analisar qual o impacto da meritocracia no desenvolvimento da carreira dos docentes que atuam nas Instituições de Ensino Superior – IES. Para isso estipulou-se como objetivos específicos compreender o modelo meritocrático utilizado pelas instituições de ensino na estruturação dos planos de carreira, através da visão dos docentes, identificar os fatores motivacionais e desmotivacionais na utilização do modelo meritocrático na construção dos planos de carreira do magistério superior e identificar a opinião dos professores sobre a importância da educação continuada no desenvolvimento da carreira. Além disso, propor um modelo para ações que esclareçam a utilização da meritocracia. Quanto a metodologia, utilizou-se como procedimento de investigação a Pesquisa Social, sendo de natureza aplicada, com objetivos exploratórios com uma abordagem qualitativa. Através do material teórico, formulou-se uma base de conhecimento para atingir os objetivos propostos. Foram abordados para isto temas como, Gestão de Pessoas, Organização Empresarial, Avaliação de Desempenho, Meritocracia e o Mercado de Educação. Houve a aplicação de questionário com docentes do ensino superior, promovendo material para análise de conteúdo dos dados servindo na busca das respostas aos objetivos propostos no início deste estudo e como principal resultado, identificou-se que para os docentes a simples aplicação de um processo meritocrático em seus planos de carreira, não atua como princípio motivador.This work presents as main objective to analyze how the meritocracy interferes in the performance of the teachers who work in the Institutions of Higher Education. For this purpose, the recognition of the meritocratic models used by educational institutions through the teachers' vision, the identification of the motivational and demotivational factors in the use of the meritocratic model in the construction of the career plans of the higher teaching profession, the verification of the feeling Of teachers on the importance of continuing education in the development of their careers. In addition, propose a model for actions that clarify the use of meritocracy. As for the methodology, the Social Survey was used as a research procedure, being of an applied nature, with exploratory objectives with a qualitative approach. Through the theoretical material, a knowledge base was formulated to reach the proposed objectives. Topics such as People Management, Business Organization, Performance Evaluation, Meritocracy and the Education Market were addressed. A questionnaire was applied with higher education teachers, promoting material for data content analysis, serving to answer the objectives proposed at the beginning of this study and as main result, it was identified that for the teachers the simple application of a meritocratic process In their career plans, does not act as a motivating principle.application/pdfporEducaçãoMeritocraciaDocentesEnsino superiorCareerMeritocracyTeacherMeritocracia : desenvolvimento dos profissionais da área de educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade Porto-AlegrensePorto Alegre, BR-RS2017Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001052934.pdf001052934.pdfTexto completoapplication/pdf731040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170092/1/001052934.pdf4380069c91d2e3d26d0090922bf542ceMD51TEXT001052934.pdf.txt001052934.pdf.txtExtracted Texttext/plain144670http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170092/2/001052934.pdf.txt095a863c0d76a52b9f85e8f0875b01c9MD52THUMBNAIL001052934.pdf.jpg001052934.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1038http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170092/3/001052934.pdf.jpg237fdc92e575e2111e546a678240e6eeMD5310183/1700922022-04-05 04:39:17.315039oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170092Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-05T07:39:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Meritocracia : desenvolvimento dos profissionais da área de educação
title Meritocracia : desenvolvimento dos profissionais da área de educação
spellingShingle Meritocracia : desenvolvimento dos profissionais da área de educação
Schirmer, Guilherme Vargas
Educação
Meritocracia
Docentes
Ensino superior
Career
Meritocracy
Teacher
title_short Meritocracia : desenvolvimento dos profissionais da área de educação
title_full Meritocracia : desenvolvimento dos profissionais da área de educação
title_fullStr Meritocracia : desenvolvimento dos profissionais da área de educação
title_full_unstemmed Meritocracia : desenvolvimento dos profissionais da área de educação
title_sort Meritocracia : desenvolvimento dos profissionais da área de educação
author Schirmer, Guilherme Vargas
author_facet Schirmer, Guilherme Vargas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schirmer, Guilherme Vargas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martins, Tatiane S.
contributor_str_mv Martins, Tatiane S.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Meritocracia
Docentes
Ensino superior
topic Educação
Meritocracia
Docentes
Ensino superior
Career
Meritocracy
Teacher
dc.subject.eng.fl_str_mv Career
Meritocracy
Teacher
description Este trabalho teve por objetivo principal analisar qual o impacto da meritocracia no desenvolvimento da carreira dos docentes que atuam nas Instituições de Ensino Superior – IES. Para isso estipulou-se como objetivos específicos compreender o modelo meritocrático utilizado pelas instituições de ensino na estruturação dos planos de carreira, através da visão dos docentes, identificar os fatores motivacionais e desmotivacionais na utilização do modelo meritocrático na construção dos planos de carreira do magistério superior e identificar a opinião dos professores sobre a importância da educação continuada no desenvolvimento da carreira. Além disso, propor um modelo para ações que esclareçam a utilização da meritocracia. Quanto a metodologia, utilizou-se como procedimento de investigação a Pesquisa Social, sendo de natureza aplicada, com objetivos exploratórios com uma abordagem qualitativa. Através do material teórico, formulou-se uma base de conhecimento para atingir os objetivos propostos. Foram abordados para isto temas como, Gestão de Pessoas, Organização Empresarial, Avaliação de Desempenho, Meritocracia e o Mercado de Educação. Houve a aplicação de questionário com docentes do ensino superior, promovendo material para análise de conteúdo dos dados servindo na busca das respostas aos objetivos propostos no início deste estudo e como principal resultado, identificou-se que para os docentes a simples aplicação de um processo meritocrático em seus planos de carreira, não atua como princípio motivador.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-11-08T02:28:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/170092
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001052934
url http://hdl.handle.net/10183/170092
identifier_str_mv 001052934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170092/1/001052934.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170092/2/001052934.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170092/3/001052934.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4380069c91d2e3d26d0090922bf542ce
095a863c0d76a52b9f85e8f0875b01c9
237fdc92e575e2111e546a678240e6ee
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224540382035968