Influência do atrito em ensaio de estiramento biaxial Erichsen do aço DP600 analisado pelo método de elementos finitos
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/220448 |
Resumo: | A redução de recursos operacionais, e.g. tempo e matéria prima, é um dos principais desafios da indústria automotiva. A simulação numérica por elementos finitos atua como uma ferramenta computacional importante para a solução destes problemas, de forma a conferir precisão aos resultados calculados quando comparados aos fenômenos reais, ocorridos, por exemplo, em processos de estampagem. Este trabalho tem como objetivo abordar o efeito das condições de atrito utilizando a simulação numérica computacional, em uma chapa bifásica DP600 pelo ensaio de estiramento Erichsen, em que reproduz as condições biaxiais de deformação visando à ductilidade de chapas para estampagem. Criou-se o modelo a partir da inserção dos dados experimentais deste material no software FORGE. Foi observada a influência do coeficiente de atrito durante a simulação numérica na variação das distribuições de pressão, tensão equivalente, redução de espessura e taxa de deformação. |
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Ivaniski, Thiago MarquesZottis, JulianaRocha, Alexandre da SilvaSchaeffer, Lirio2021-05-04T04:26:58Z20182176-1515http://hdl.handle.net/10183/220448001124855A redução de recursos operacionais, e.g. tempo e matéria prima, é um dos principais desafios da indústria automotiva. A simulação numérica por elementos finitos atua como uma ferramenta computacional importante para a solução destes problemas, de forma a conferir precisão aos resultados calculados quando comparados aos fenômenos reais, ocorridos, por exemplo, em processos de estampagem. Este trabalho tem como objetivo abordar o efeito das condições de atrito utilizando a simulação numérica computacional, em uma chapa bifásica DP600 pelo ensaio de estiramento Erichsen, em que reproduz as condições biaxiais de deformação visando à ductilidade de chapas para estampagem. Criou-se o modelo a partir da inserção dos dados experimentais deste material no software FORGE. Foi observada a influência do coeficiente de atrito durante a simulação numérica na variação das distribuições de pressão, tensão equivalente, redução de espessura e taxa de deformação.The operational resources, i.e. raw materials and time are the primary challenges in the automotive industry. The finite elements method driving as a solution for those problems, in order to obtain an approach results compare real behaves, for example, in the deep drawing process. The objective of this work was a study of friction coefficient conditions in numerical simulation by finite elements of dual phase steel DP600, using Erichsen cup test which simulates biaxial strain aiming at sheet metal forming ductility. It has been performed these test with an experiment data inserted on the FORGE software. It could be possible to verify the friction coefficient influence during the numerical simulation in pressure distribution, effective stress, local necking and strain rate.application/pdfengTecnologia em metalurgia, materiais e mineração. São Paulo, SP. Vol. 15, n.4 (out./dez. 2018), p.449-457Chapas de açoMedição de atritoElementos finitosFriction coefficientErichsen TestNumerical simulationInfluência do atrito em ensaio de estiramento biaxial Erichsen do aço DP600 analisado pelo método de elementos finitosFinite element analysis of friction influence in biaxial stretching by Erichsen cup test on dual phase steel info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001124855.pdf.txt001124855.pdf.txtExtracted Texttext/plain28433http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220448/2/001124855.pdf.txt90be7de3a5375a3a5f5f1854c0cef98aMD52ORIGINAL001124855.pdfTexto completoapplication/pdf1579952http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220448/1/001124855.pdf87f4d4a20f3ff605a126de08039094beMD5110183/2204482021-05-07 05:10:12.11973oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220448Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T08:10:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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A redução de recursos operacionais, e.g. tempo e matéria prima, é um dos principais desafios da indústria automotiva. A simulação numérica por elementos finitos atua como uma ferramenta computacional importante para a solução destes problemas, de forma a conferir precisão aos resultados calculados quando comparados aos fenômenos reais, ocorridos, por exemplo, em processos de estampagem. Este trabalho tem como objetivo abordar o efeito das condições de atrito utilizando a simulação numérica computacional, em uma chapa bifásica DP600 pelo ensaio de estiramento Erichsen, em que reproduz as condições biaxiais de deformação visando à ductilidade de chapas para estampagem. Criou-se o modelo a partir da inserção dos dados experimentais deste material no software FORGE. Foi observada a influência do coeficiente de atrito durante a simulação numérica na variação das distribuições de pressão, tensão equivalente, redução de espessura e taxa de deformação. |
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