Uso de bioetanol em substituição à gasolina em uma frota empresarial : viabilidade econômica e impacto ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Renê Gabriel Pereira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/267629
Resumo: Este estudo aprofunda a análise da produção e consumo de etanol no Brasil, examinando tanto sua viabilidade econômica quanto seu impacto ambiental. A produção de etanol no país é liderada pelas regiões Centro-Oeste e Sudeste, especialmente São Paulo, impulsionada pela safra de cana-de-açúcar, responsável por 93,2% da produção em 2022. A pesquisa investiga o consumo de uma empresa metalmecânica em 2022, em diversas cidades, focando na redução das emissões de gases de efeito estufa e nos custos associados à adoção do etanol. As simulações indicam que a substituição da gasolina pelo etanol na região Centro-Oeste poderia ocorrer sem custos adicionais, devido a preços favoráveis. Já na região Sudeste, a adoção total do etanol resultaria em custos extras a partir de 70% do volume de etanol em substituição da gasolina. A sazonalidade na produção de etanol também foi considerada, mostrando que a adoção estratégica em períodos de maior produção traz vantagens econômicas. O estudo considera custos por quilômetro rodado, emissões de gases de efeito estufa e a sazonalidade ao longo do ano. Reconhece-se que a transição total para o etanol enfrenta limitações, como disponibilidade regional irregular e necessidade de abastecimentos mais frequentes devido à menor eficiência comparada à gasolina. Sugerindo um equilíbrio entre uso de etanol e futura eletrificação da frota, o estudo ressalta a importância de decisões estratégicas na transição para fontes de energia mais sustentáveis no transporte
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