Uso de bioetanol em substituição à gasolina em uma frota empresarial : viabilidade econômica e impacto ambiental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/267629 |
Resumo: | Este estudo aprofunda a análise da produção e consumo de etanol no Brasil, examinando tanto sua viabilidade econômica quanto seu impacto ambiental. A produção de etanol no país é liderada pelas regiões Centro-Oeste e Sudeste, especialmente São Paulo, impulsionada pela safra de cana-de-açúcar, responsável por 93,2% da produção em 2022. A pesquisa investiga o consumo de uma empresa metalmecânica em 2022, em diversas cidades, focando na redução das emissões de gases de efeito estufa e nos custos associados à adoção do etanol. As simulações indicam que a substituição da gasolina pelo etanol na região Centro-Oeste poderia ocorrer sem custos adicionais, devido a preços favoráveis. Já na região Sudeste, a adoção total do etanol resultaria em custos extras a partir de 70% do volume de etanol em substituição da gasolina. A sazonalidade na produção de etanol também foi considerada, mostrando que a adoção estratégica em períodos de maior produção traz vantagens econômicas. O estudo considera custos por quilômetro rodado, emissões de gases de efeito estufa e a sazonalidade ao longo do ano. Reconhece-se que a transição total para o etanol enfrenta limitações, como disponibilidade regional irregular e necessidade de abastecimentos mais frequentes devido à menor eficiência comparada à gasolina. Sugerindo um equilíbrio entre uso de etanol e futura eletrificação da frota, o estudo ressalta a importância de decisões estratégicas na transição para fontes de energia mais sustentáveis no transporte |
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Barbosa, Renê Gabriel PereiraAgustini, Caroline Borges2023-11-25T03:26:34Z2023http://hdl.handle.net/10183/267629001187880Este estudo aprofunda a análise da produção e consumo de etanol no Brasil, examinando tanto sua viabilidade econômica quanto seu impacto ambiental. A produção de etanol no país é liderada pelas regiões Centro-Oeste e Sudeste, especialmente São Paulo, impulsionada pela safra de cana-de-açúcar, responsável por 93,2% da produção em 2022. A pesquisa investiga o consumo de uma empresa metalmecânica em 2022, em diversas cidades, focando na redução das emissões de gases de efeito estufa e nos custos associados à adoção do etanol. As simulações indicam que a substituição da gasolina pelo etanol na região Centro-Oeste poderia ocorrer sem custos adicionais, devido a preços favoráveis. Já na região Sudeste, a adoção total do etanol resultaria em custos extras a partir de 70% do volume de etanol em substituição da gasolina. A sazonalidade na produção de etanol também foi considerada, mostrando que a adoção estratégica em períodos de maior produção traz vantagens econômicas. O estudo considera custos por quilômetro rodado, emissões de gases de efeito estufa e a sazonalidade ao longo do ano. Reconhece-se que a transição total para o etanol enfrenta limitações, como disponibilidade regional irregular e necessidade de abastecimentos mais frequentes devido à menor eficiência comparada à gasolina. Sugerindo um equilíbrio entre uso de etanol e futura eletrificação da frota, o estudo ressalta a importância de decisões estratégicas na transição para fontes de energia mais sustentáveis no transporteThis study deepens the analysis of ethanol production and consumption in Brazil, examining both its economic viability and its environmental impact. Ethanol production in the country is led by the Midwest and Southeast regions, especially São Paulo, driven by the sugarcane harvest, responsible for 93.2% of production in 2022. The survey investigates the consumption of a metalworking company in 2022, in several cities, focusing on reducing greenhouse gas emissions and the costs associated with the adoption of ethanol. The simulations indicate that the substitution of gasoline for ethanol in the Center-West region could occur without additional costs, due to favorable prices. In the Southeast region, the total adoption of ethanol would result in extra costs from 70% of the volume of ethanol replacing gasoline. Seasonality in ethanol production was also considered, showing that the strategic adoption in periods of higher production brings economic advantages. The study considers costs per kilometer traveled, greenhouse gas emissions and seasonality throughout the year. It is recognized that the full transition to ethanol faces limitations, such as irregular regional availability and the need for more frequent supplies due to lower efficiency compared to gasoline. Suggesting a balance between the use of ethanol and the future electrification of the fleet, the study highlights the importance of strategic decisions in the transition to more sustainable energy sources in transportapplication/pdfporEngenharia químicaBiocombustíveisEtanolViabilidade econômicaEmissões de gases de efeito estufaEthanolGasolineEconomic viabilityUso de bioetanol em substituição à gasolina em uma frota empresarial : viabilidade econômica e impacto ambientalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2023Engenharia Químicagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001187880.pdf.txt001187880.pdf.txtExtracted Texttext/plain85131http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267629/2/001187880.pdf.txtf8dcf839a55b02349381cb06e3e699b6MD52ORIGINAL001187880.pdfTexto completoapplication/pdf1045256http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267629/1/001187880.pdf972712d33ef2cc903c9585d4d548b7ecMD5110183/2676292023-11-26 04:26:01.891371oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267629Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-11-26T06:26:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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