O ensino da arte marcial Chinesa como serviço e sua adaptação ao mercado moderno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/174615 |
Resumo: | O presente trabalho busca compreender os rumos do ensino de arte marcial chinesa, tratando essa atividade como uma prestação de serviço e as escolas de arte marcial como negócios ou empresas atuantes no mercado moderno. Isso foi feito através de um estudo de caso (uma escola de Kung Fu atuante em Porto Alegre e trabalhada sob o nome fictício de Escola Tigre de Kung Fu). A pesquisa foi trabalhada em duas etapas: um estudo preliminar (a respeito do mercado e de características percebidas pelos praticantes de Kung Fu nas escolas que conhecem); e o estudo principal (focado na escola estudada e na avaliação que os alunos dessa escola fazem a respeito dela em relação às características levantadas no estudo preliminar). Através dessas etapas foi possível observar pontos importantes quanto à percepção dos praticantes e compreender as características da escola estudada e de seus alunos. Geraram-se alternativas de posicionamento para escolas de Kung Fu e uma proposta de posicionamento específica para a Escola Tigre de Fogo de Kung Fu. |
id |
UFRGS-2_6aa136fc18d9bda72c19bf3216e42e8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174615 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Barreto, Conrado Luiz FurtadoNique, Walter Meucci2018-04-12T02:33:27Z2017http://hdl.handle.net/10183/174615001063889O presente trabalho busca compreender os rumos do ensino de arte marcial chinesa, tratando essa atividade como uma prestação de serviço e as escolas de arte marcial como negócios ou empresas atuantes no mercado moderno. Isso foi feito através de um estudo de caso (uma escola de Kung Fu atuante em Porto Alegre e trabalhada sob o nome fictício de Escola Tigre de Kung Fu). A pesquisa foi trabalhada em duas etapas: um estudo preliminar (a respeito do mercado e de características percebidas pelos praticantes de Kung Fu nas escolas que conhecem); e o estudo principal (focado na escola estudada e na avaliação que os alunos dessa escola fazem a respeito dela em relação às características levantadas no estudo preliminar). Através dessas etapas foi possível observar pontos importantes quanto à percepção dos praticantes e compreender as características da escola estudada e de seus alunos. Geraram-se alternativas de posicionamento para escolas de Kung Fu e uma proposta de posicionamento específica para a Escola Tigre de Fogo de Kung Fu.The present work aims to understand how Chinese martial arts have been taught, classifying this activity as a service offered by the martial arts schools, and considering them as companies or business acting in the modern market. It was developed through a case study in a school acting in Porto Alegre (named as Escola Tigre de Fogo de Kung Fu, to preserve its identity). The research had 2 two steps: a preliminary study (about the market and its characteristics perceived by Kung Fu practitioners in the schools they know); and the main study (focused on the researched school and on the evaluation of their students about it – considering the topics observed on the preliminary study). With this steps it was able to observe important points through the perception of its practitioners and to understand the characteristics of the studied school and its students. Alternatives for the positioning of Kung Fu schools were generated, and one specific proposition of adjustment – addressed to Escola Tigre de Fogo de Kung Fu.application/pdfporComportamento do consumidorMarketingArtes marciaisConsumer behaviorMarket positioningMartial artsKung FuMarketingService marketingO ensino da arte marcial Chinesa como serviço e sua adaptação ao mercado modernoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2017/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001063889.pdf001063889.pdfTexto completoapplication/pdf1016296http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174615/1/001063889.pdfa9bdec31fb0e2033ac6360a2572aa34cMD51TEXT001063889.pdf.txt001063889.pdf.txtExtracted Texttext/plain112387http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174615/2/001063889.pdf.txt9199d657d5c5512736dc4a97207b5e6bMD52THUMBNAIL001063889.pdf.jpg001063889.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1025http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174615/3/001063889.pdf.jpg427c9739a707380212f54fb894435c62MD5310183/1746152018-10-29 08:24:56.546oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174615Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:24:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino da arte marcial Chinesa como serviço e sua adaptação ao mercado moderno |
title |
O ensino da arte marcial Chinesa como serviço e sua adaptação ao mercado moderno |
spellingShingle |
O ensino da arte marcial Chinesa como serviço e sua adaptação ao mercado moderno Barreto, Conrado Luiz Furtado Comportamento do consumidor Marketing Artes marciais Consumer behavior Market positioning Martial arts Kung Fu Marketing Service marketing |
title_short |
O ensino da arte marcial Chinesa como serviço e sua adaptação ao mercado moderno |
title_full |
O ensino da arte marcial Chinesa como serviço e sua adaptação ao mercado moderno |
title_fullStr |
O ensino da arte marcial Chinesa como serviço e sua adaptação ao mercado moderno |
title_full_unstemmed |
O ensino da arte marcial Chinesa como serviço e sua adaptação ao mercado moderno |
title_sort |
O ensino da arte marcial Chinesa como serviço e sua adaptação ao mercado moderno |
author |
Barreto, Conrado Luiz Furtado |
author_facet |
Barreto, Conrado Luiz Furtado |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barreto, Conrado Luiz Furtado |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nique, Walter Meucci |
contributor_str_mv |
Nique, Walter Meucci |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Marketing Artes marciais |
topic |
Comportamento do consumidor Marketing Artes marciais Consumer behavior Market positioning Martial arts Kung Fu Marketing Service marketing |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Consumer behavior Market positioning Martial arts Kung Fu Marketing Service marketing |
description |
O presente trabalho busca compreender os rumos do ensino de arte marcial chinesa, tratando essa atividade como uma prestação de serviço e as escolas de arte marcial como negócios ou empresas atuantes no mercado moderno. Isso foi feito através de um estudo de caso (uma escola de Kung Fu atuante em Porto Alegre e trabalhada sob o nome fictício de Escola Tigre de Kung Fu). A pesquisa foi trabalhada em duas etapas: um estudo preliminar (a respeito do mercado e de características percebidas pelos praticantes de Kung Fu nas escolas que conhecem); e o estudo principal (focado na escola estudada e na avaliação que os alunos dessa escola fazem a respeito dela em relação às características levantadas no estudo preliminar). Através dessas etapas foi possível observar pontos importantes quanto à percepção dos praticantes e compreender as características da escola estudada e de seus alunos. Geraram-se alternativas de posicionamento para escolas de Kung Fu e uma proposta de posicionamento específica para a Escola Tigre de Fogo de Kung Fu. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-04-12T02:33:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/174615 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001063889 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/174615 |
identifier_str_mv |
001063889 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174615/1/001063889.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174615/2/001063889.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174615/3/001063889.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a9bdec31fb0e2033ac6360a2572aa34c 9199d657d5c5512736dc4a97207b5e6b 427c9739a707380212f54fb894435c62 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447212603211776 |