O ensino da arte marcial Chinesa como serviço e sua adaptação ao mercado moderno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Conrado Luiz Furtado
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/174615
Resumo: O presente trabalho busca compreender os rumos do ensino de arte marcial chinesa, tratando essa atividade como uma prestação de serviço e as escolas de arte marcial como negócios ou empresas atuantes no mercado moderno. Isso foi feito através de um estudo de caso (uma escola de Kung Fu atuante em Porto Alegre e trabalhada sob o nome fictício de Escola Tigre de Kung Fu). A pesquisa foi trabalhada em duas etapas: um estudo preliminar (a respeito do mercado e de características percebidas pelos praticantes de Kung Fu nas escolas que conhecem); e o estudo principal (focado na escola estudada e na avaliação que os alunos dessa escola fazem a respeito dela em relação às características levantadas no estudo preliminar). Através dessas etapas foi possível observar pontos importantes quanto à percepção dos praticantes e compreender as características da escola estudada e de seus alunos. Geraram-se alternativas de posicionamento para escolas de Kung Fu e uma proposta de posicionamento específica para a Escola Tigre de Fogo de Kung Fu.
id UFRGS-2_6aa136fc18d9bda72c19bf3216e42e8e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174615
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Barreto, Conrado Luiz FurtadoNique, Walter Meucci2018-04-12T02:33:27Z2017http://hdl.handle.net/10183/174615001063889O presente trabalho busca compreender os rumos do ensino de arte marcial chinesa, tratando essa atividade como uma prestação de serviço e as escolas de arte marcial como negócios ou empresas atuantes no mercado moderno. Isso foi feito através de um estudo de caso (uma escola de Kung Fu atuante em Porto Alegre e trabalhada sob o nome fictício de Escola Tigre de Kung Fu). A pesquisa foi trabalhada em duas etapas: um estudo preliminar (a respeito do mercado e de características percebidas pelos praticantes de Kung Fu nas escolas que conhecem); e o estudo principal (focado na escola estudada e na avaliação que os alunos dessa escola fazem a respeito dela em relação às características levantadas no estudo preliminar). Através dessas etapas foi possível observar pontos importantes quanto à percepção dos praticantes e compreender as características da escola estudada e de seus alunos. Geraram-se alternativas de posicionamento para escolas de Kung Fu e uma proposta de posicionamento específica para a Escola Tigre de Fogo de Kung Fu.The present work aims to understand how Chinese martial arts have been taught, classifying this activity as a service offered by the martial arts schools, and considering them as companies or business acting in the modern market. It was developed through a case study in a school acting in Porto Alegre (named as Escola Tigre de Fogo de Kung Fu, to preserve its identity). The research had 2 two steps: a preliminary study (about the market and its characteristics perceived by Kung Fu practitioners in the schools they know); and the main study (focused on the researched school and on the evaluation of their students about it – considering the topics observed on the preliminary study). With this steps it was able to observe important points through the perception of its practitioners and to understand the characteristics of the studied school and its students. Alternatives for the positioning of Kung Fu schools were generated, and one specific proposition of adjustment – addressed to Escola Tigre de Fogo de Kung Fu.application/pdfporComportamento do consumidorMarketingArtes marciaisConsumer behaviorMarket positioningMartial artsKung FuMarketingService marketingO ensino da arte marcial Chinesa como serviço e sua adaptação ao mercado modernoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2017/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001063889.pdf001063889.pdfTexto completoapplication/pdf1016296http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174615/1/001063889.pdfa9bdec31fb0e2033ac6360a2572aa34cMD51TEXT001063889.pdf.txt001063889.pdf.txtExtracted Texttext/plain112387http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174615/2/001063889.pdf.txt9199d657d5c5512736dc4a97207b5e6bMD52THUMBNAIL001063889.pdf.jpg001063889.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1025http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174615/3/001063889.pdf.jpg427c9739a707380212f54fb894435c62MD5310183/1746152018-10-29 08:24:56.546oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174615Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:24:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino da arte marcial Chinesa como serviço e sua adaptação ao mercado moderno
title O ensino da arte marcial Chinesa como serviço e sua adaptação ao mercado moderno
spellingShingle O ensino da arte marcial Chinesa como serviço e sua adaptação ao mercado moderno
Barreto, Conrado Luiz Furtado
Comportamento do consumidor
Marketing
Artes marciais
Consumer behavior
Market positioning
Martial arts
Kung Fu
Marketing
Service marketing
title_short O ensino da arte marcial Chinesa como serviço e sua adaptação ao mercado moderno
title_full O ensino da arte marcial Chinesa como serviço e sua adaptação ao mercado moderno
title_fullStr O ensino da arte marcial Chinesa como serviço e sua adaptação ao mercado moderno
title_full_unstemmed O ensino da arte marcial Chinesa como serviço e sua adaptação ao mercado moderno
title_sort O ensino da arte marcial Chinesa como serviço e sua adaptação ao mercado moderno
author Barreto, Conrado Luiz Furtado
author_facet Barreto, Conrado Luiz Furtado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto, Conrado Luiz Furtado
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nique, Walter Meucci
contributor_str_mv Nique, Walter Meucci
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Marketing
Artes marciais
topic Comportamento do consumidor
Marketing
Artes marciais
Consumer behavior
Market positioning
Martial arts
Kung Fu
Marketing
Service marketing
dc.subject.eng.fl_str_mv Consumer behavior
Market positioning
Martial arts
Kung Fu
Marketing
Service marketing
description O presente trabalho busca compreender os rumos do ensino de arte marcial chinesa, tratando essa atividade como uma prestação de serviço e as escolas de arte marcial como negócios ou empresas atuantes no mercado moderno. Isso foi feito através de um estudo de caso (uma escola de Kung Fu atuante em Porto Alegre e trabalhada sob o nome fictício de Escola Tigre de Kung Fu). A pesquisa foi trabalhada em duas etapas: um estudo preliminar (a respeito do mercado e de características percebidas pelos praticantes de Kung Fu nas escolas que conhecem); e o estudo principal (focado na escola estudada e na avaliação que os alunos dessa escola fazem a respeito dela em relação às características levantadas no estudo preliminar). Através dessas etapas foi possível observar pontos importantes quanto à percepção dos praticantes e compreender as características da escola estudada e de seus alunos. Geraram-se alternativas de posicionamento para escolas de Kung Fu e uma proposta de posicionamento específica para a Escola Tigre de Fogo de Kung Fu.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-12T02:33:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/174615
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001063889
url http://hdl.handle.net/10183/174615
identifier_str_mv 001063889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174615/1/001063889.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174615/2/001063889.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174615/3/001063889.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a9bdec31fb0e2033ac6360a2572aa34c
9199d657d5c5512736dc4a97207b5e6b
427c9739a707380212f54fb894435c62
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224546202681344