Bullying nas escolas : uma proposta de intervenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/37003 |
Resumo: | O presente trabalho objetiva apresentar propostas de intervenção sobre a violência escolar e de como o bullying ocorre neste contexto. Para isso, apresenta uma análise sobre a violência escolar, em seguida aborda o fenômeno bullying como um conflito global e crescente na sociedade, discorrendo também sobre as formas de manifestação, suas causas, conseqüências e dados estatísticos da prevalência do fenômeno no Brasil. Apresentam-se ainda, a caracterização das vítimas e dos agressores, bem como os papéis da escola e da família, estudados por alguns autores para envolver os dois sistemas. Por fim, sugerem-se propostas de intervenção para esse comportamento agressivo que pode vir a afetar a auto-estima e a saúde emocional dos adolescentes para uma vida escolar e social mais saudável, a partir de dinâmicas sistematizadas pelo Serviço de Orientação Educacional a alunos da 7ª e 8ª série do Ensino Fundamental, bem como também para pais e professores deste público-alvo em foco. |
id |
UFRGS-2_6ab3643eaa2423f49cbc55f403910c56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37003 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Só, Sheila LucasBöck, Vivien Rose2012-01-28T01:20:01Z2010http://hdl.handle.net/10183/37003000787333O presente trabalho objetiva apresentar propostas de intervenção sobre a violência escolar e de como o bullying ocorre neste contexto. Para isso, apresenta uma análise sobre a violência escolar, em seguida aborda o fenômeno bullying como um conflito global e crescente na sociedade, discorrendo também sobre as formas de manifestação, suas causas, conseqüências e dados estatísticos da prevalência do fenômeno no Brasil. Apresentam-se ainda, a caracterização das vítimas e dos agressores, bem como os papéis da escola e da família, estudados por alguns autores para envolver os dois sistemas. Por fim, sugerem-se propostas de intervenção para esse comportamento agressivo que pode vir a afetar a auto-estima e a saúde emocional dos adolescentes para uma vida escolar e social mais saudável, a partir de dinâmicas sistematizadas pelo Serviço de Orientação Educacional a alunos da 7ª e 8ª série do Ensino Fundamental, bem como também para pais e professores deste público-alvo em foco.application/pdfporPsicologia escolarBullyingEscolasViolênciaIntervençãoBullying nas escolas : uma proposta de intervençãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Psicologia Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000787333.pdf000787333.pdfTexto completoapplication/pdf313170http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37003/1/000787333.pdf91f94bebfc3e2aedf7a32354bae52100MD51TEXT000787333.pdf.txt000787333.pdf.txtExtracted Texttext/plain60784http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37003/2/000787333.pdf.txtf84187a6cbe4cdcd664c7c17bf4ba75fMD52THUMBNAIL000787333.pdf.jpg000787333.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg948http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37003/3/000787333.pdf.jpg45614443e188ee7a4bcbb82d1c5a791dMD5310183/370032018-10-09 08:44:17.822oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37003Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:44:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Bullying nas escolas : uma proposta de intervenção |
title |
Bullying nas escolas : uma proposta de intervenção |
spellingShingle |
Bullying nas escolas : uma proposta de intervenção Só, Sheila Lucas Psicologia escolar Bullying Escolas Violência Intervenção |
title_short |
Bullying nas escolas : uma proposta de intervenção |
title_full |
Bullying nas escolas : uma proposta de intervenção |
title_fullStr |
Bullying nas escolas : uma proposta de intervenção |
title_full_unstemmed |
Bullying nas escolas : uma proposta de intervenção |
title_sort |
Bullying nas escolas : uma proposta de intervenção |
author |
Só, Sheila Lucas |
author_facet |
Só, Sheila Lucas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Só, Sheila Lucas |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Böck, Vivien Rose |
contributor_str_mv |
Böck, Vivien Rose |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia escolar Bullying Escolas Violência Intervenção |
topic |
Psicologia escolar Bullying Escolas Violência Intervenção |
description |
O presente trabalho objetiva apresentar propostas de intervenção sobre a violência escolar e de como o bullying ocorre neste contexto. Para isso, apresenta uma análise sobre a violência escolar, em seguida aborda o fenômeno bullying como um conflito global e crescente na sociedade, discorrendo também sobre as formas de manifestação, suas causas, conseqüências e dados estatísticos da prevalência do fenômeno no Brasil. Apresentam-se ainda, a caracterização das vítimas e dos agressores, bem como os papéis da escola e da família, estudados por alguns autores para envolver os dois sistemas. Por fim, sugerem-se propostas de intervenção para esse comportamento agressivo que pode vir a afetar a auto-estima e a saúde emocional dos adolescentes para uma vida escolar e social mais saudável, a partir de dinâmicas sistematizadas pelo Serviço de Orientação Educacional a alunos da 7ª e 8ª série do Ensino Fundamental, bem como também para pais e professores deste público-alvo em foco. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-01-28T01:20:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/37003 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000787333 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/37003 |
identifier_str_mv |
000787333 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37003/1/000787333.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37003/2/000787333.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37003/3/000787333.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
91f94bebfc3e2aedf7a32354bae52100 f84187a6cbe4cdcd664c7c17bf4ba75f 45614443e188ee7a4bcbb82d1c5a791d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798486743024926720 |