Resolução de problemas : um estudo sobre Matemática Financeira no Ensino Médio
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2014 |
Format: | Bachelor thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da UFRGS |
Download full: | http://hdl.handle.net/10183/101407 |
Summary: | Este trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa que buscou analisar a resolução de problemas de Matemática Financeira por alunos do Ensino Médio. Para tanto, tal estudo foi construído a partir de um trabalho de campo, onde foram aplicados problemas de Matemática Financeira e realizadas entrevistas a alunos no terceiro ano do Ensino Médio. Foi feita uma pesquisa onde se buscou aproximar a realidade cotidiana à rotina escolar, bem como a aprendizagem e apropriação de conceitos matemáticos juro simples e juro composto. A partir de produções dos estudantes e entrevistas realizadas em sala de aula foi possível compreender diante das narrativas dos alunos participantes da pesquisa, quais etapas da Heurística de resoluções de problemas de George Polya (1995) são efetivamente significativas na perspectiva teórica e prática. O respectivo trabalho não limitou-se em buscar respostas definitivas, mas sim, compreender de que forma se dá o processo de aprendizagem de alunos matriculados em uma escola da Rede Estadual de Porto Alegre, tendo como referência as experiências dos próprios alunos diante da resolução de problemas matemáticos. |
id |
UFRGS-2_6ac3bd06d7c501968dd62e59ec48a74b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101407 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Soares, Priscila AliardiBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2014-08-19T02:10:48Z2014http://hdl.handle.net/10183/101407000931438Este trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa que buscou analisar a resolução de problemas de Matemática Financeira por alunos do Ensino Médio. Para tanto, tal estudo foi construído a partir de um trabalho de campo, onde foram aplicados problemas de Matemática Financeira e realizadas entrevistas a alunos no terceiro ano do Ensino Médio. Foi feita uma pesquisa onde se buscou aproximar a realidade cotidiana à rotina escolar, bem como a aprendizagem e apropriação de conceitos matemáticos juro simples e juro composto. A partir de produções dos estudantes e entrevistas realizadas em sala de aula foi possível compreender diante das narrativas dos alunos participantes da pesquisa, quais etapas da Heurística de resoluções de problemas de George Polya (1995) são efetivamente significativas na perspectiva teórica e prática. O respectivo trabalho não limitou-se em buscar respostas definitivas, mas sim, compreender de que forma se dá o processo de aprendizagem de alunos matriculados em uma escola da Rede Estadual de Porto Alegre, tendo como referência as experiências dos próprios alunos diante da resolução de problemas matemáticos.This work consists of a qualitative research to examine problem solving Financial Mathematics in High School classrooms. The methods used in this study were fieldwork, interviews with students of the Third Year of High School and Financial Mathematics’ problems. The research took into consideration the everyday life and class routine of the students. Furthermore, the practical aspect and formal concepts of simple and compound interests were also considered. With the results, it was possible to see which Heuristics steps for problem's resolutions by George Polya (1995) were effective in both theorical and practical aspects. The purpose of this study is to demonstrate the learning process of Financial Mathematics in a school in Porto Alegre, acknowledging students' experiences on resolutions of Mathematics' problems.application/pdfporEducação MatemáticaResolução de problemasMatemática financeiraProblems’ resolutionsFinancial mathematicsMathematical educationResolução de problemas : um estudo sobre Matemática Financeira no Ensino Médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2014Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000931438.pdf000931438.pdfTexto completoapplication/pdf5881542http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101407/1/000931438.pdf6182b93142f96f402841947479af3142MD51TEXT000931438.pdf.txt000931438.pdf.txtExtracted Texttext/plain120408http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101407/2/000931438.pdf.txt034cc424ce643c87acec961b945f02b6MD52THUMBNAIL000931438.pdf.jpg000931438.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg995http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101407/3/000931438.pdf.jpg892ad44fa0cd4143c84cf4970d84c2edMD5310183/1014072018-10-22 09:20:41.231oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101407Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:20:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Resolução de problemas : um estudo sobre Matemática Financeira no Ensino Médio |
title |
Resolução de problemas : um estudo sobre Matemática Financeira no Ensino Médio |
spellingShingle |
Resolução de problemas : um estudo sobre Matemática Financeira no Ensino Médio Soares, Priscila Aliardi Educação Matemática Resolução de problemas Matemática financeira Problems’ resolutions Financial mathematics Mathematical education |
title_short |
Resolução de problemas : um estudo sobre Matemática Financeira no Ensino Médio |
title_full |
Resolução de problemas : um estudo sobre Matemática Financeira no Ensino Médio |
title_fullStr |
Resolução de problemas : um estudo sobre Matemática Financeira no Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Resolução de problemas : um estudo sobre Matemática Financeira no Ensino Médio |
title_sort |
Resolução de problemas : um estudo sobre Matemática Financeira no Ensino Médio |
author |
Soares, Priscila Aliardi |
author_facet |
Soares, Priscila Aliardi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Priscila Aliardi |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
contributor_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Resolução de problemas Matemática financeira |
topic |
Educação Matemática Resolução de problemas Matemática financeira Problems’ resolutions Financial mathematics Mathematical education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Problems’ resolutions Financial mathematics Mathematical education |
description |
Este trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa que buscou analisar a resolução de problemas de Matemática Financeira por alunos do Ensino Médio. Para tanto, tal estudo foi construído a partir de um trabalho de campo, onde foram aplicados problemas de Matemática Financeira e realizadas entrevistas a alunos no terceiro ano do Ensino Médio. Foi feita uma pesquisa onde se buscou aproximar a realidade cotidiana à rotina escolar, bem como a aprendizagem e apropriação de conceitos matemáticos juro simples e juro composto. A partir de produções dos estudantes e entrevistas realizadas em sala de aula foi possível compreender diante das narrativas dos alunos participantes da pesquisa, quais etapas da Heurística de resoluções de problemas de George Polya (1995) são efetivamente significativas na perspectiva teórica e prática. O respectivo trabalho não limitou-se em buscar respostas definitivas, mas sim, compreender de que forma se dá o processo de aprendizagem de alunos matriculados em uma escola da Rede Estadual de Porto Alegre, tendo como referência as experiências dos próprios alunos diante da resolução de problemas matemáticos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-08-19T02:10:48Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/101407 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000931438 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/101407 |
identifier_str_mv |
000931438 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101407/1/000931438.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101407/2/000931438.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101407/3/000931438.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6182b93142f96f402841947479af3142 034cc424ce643c87acec961b945f02b6 892ad44fa0cd4143c84cf4970d84c2ed |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798486796261130240 |