Resolução de problemas : um estudo sobre Matemática Financeira no Ensino Médio

Bibliographic Details
Main Author: Soares, Priscila Aliardi
Publication Date: 2014
Format: Bachelor thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFRGS
Download full: http://hdl.handle.net/10183/101407
Summary: Este trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa que buscou analisar a resolução de problemas de Matemática Financeira por alunos do Ensino Médio. Para tanto, tal estudo foi construído a partir de um trabalho de campo, onde foram aplicados problemas de Matemática Financeira e realizadas entrevistas a alunos no terceiro ano do Ensino Médio. Foi feita uma pesquisa onde se buscou aproximar a realidade cotidiana à rotina escolar, bem como a aprendizagem e apropriação de conceitos matemáticos juro simples e juro composto. A partir de produções dos estudantes e entrevistas realizadas em sala de aula foi possível compreender diante das narrativas dos alunos participantes da pesquisa, quais etapas da Heurística de resoluções de problemas de George Polya (1995) são efetivamente significativas na perspectiva teórica e prática. O respectivo trabalho não limitou-se em buscar respostas definitivas, mas sim, compreender de que forma se dá o processo de aprendizagem de alunos matriculados em uma escola da Rede Estadual de Porto Alegre, tendo como referência as experiências dos próprios alunos diante da resolução de problemas matemáticos.
id UFRGS-2_6ac3bd06d7c501968dd62e59ec48a74b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101407
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Soares, Priscila AliardiBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2014-08-19T02:10:48Z2014http://hdl.handle.net/10183/101407000931438Este trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa que buscou analisar a resolução de problemas de Matemática Financeira por alunos do Ensino Médio. Para tanto, tal estudo foi construído a partir de um trabalho de campo, onde foram aplicados problemas de Matemática Financeira e realizadas entrevistas a alunos no terceiro ano do Ensino Médio. Foi feita uma pesquisa onde se buscou aproximar a realidade cotidiana à rotina escolar, bem como a aprendizagem e apropriação de conceitos matemáticos juro simples e juro composto. A partir de produções dos estudantes e entrevistas realizadas em sala de aula foi possível compreender diante das narrativas dos alunos participantes da pesquisa, quais etapas da Heurística de resoluções de problemas de George Polya (1995) são efetivamente significativas na perspectiva teórica e prática. O respectivo trabalho não limitou-se em buscar respostas definitivas, mas sim, compreender de que forma se dá o processo de aprendizagem de alunos matriculados em uma escola da Rede Estadual de Porto Alegre, tendo como referência as experiências dos próprios alunos diante da resolução de problemas matemáticos.This work consists of a qualitative research to examine problem solving Financial Mathematics in High School classrooms. The methods used in this study were fieldwork, interviews with students of the Third Year of High School and Financial Mathematics’ problems. The research took into consideration the everyday life and class routine of the students. Furthermore, the practical aspect and formal concepts of simple and compound interests were also considered. With the results, it was possible to see which Heuristics steps for problem's resolutions by George Polya (1995) were effective in both theorical and practical aspects. The purpose of this study is to demonstrate the learning process of Financial Mathematics in a school in Porto Alegre, acknowledging students' experiences on resolutions of Mathematics' problems.application/pdfporEducação MatemáticaResolução de problemasMatemática financeiraProblems’ resolutionsFinancial mathematicsMathematical educationResolução de problemas : um estudo sobre Matemática Financeira no Ensino Médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2014Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000931438.pdf000931438.pdfTexto completoapplication/pdf5881542http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101407/1/000931438.pdf6182b93142f96f402841947479af3142MD51TEXT000931438.pdf.txt000931438.pdf.txtExtracted Texttext/plain120408http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101407/2/000931438.pdf.txt034cc424ce643c87acec961b945f02b6MD52THUMBNAIL000931438.pdf.jpg000931438.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg995http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101407/3/000931438.pdf.jpg892ad44fa0cd4143c84cf4970d84c2edMD5310183/1014072018-10-22 09:20:41.231oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101407Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:20:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Resolução de problemas : um estudo sobre Matemática Financeira no Ensino Médio
title Resolução de problemas : um estudo sobre Matemática Financeira no Ensino Médio
spellingShingle Resolução de problemas : um estudo sobre Matemática Financeira no Ensino Médio
Soares, Priscila Aliardi
Educação Matemática
Resolução de problemas
Matemática financeira
Problems’ resolutions
Financial mathematics
Mathematical education
title_short Resolução de problemas : um estudo sobre Matemática Financeira no Ensino Médio
title_full Resolução de problemas : um estudo sobre Matemática Financeira no Ensino Médio
title_fullStr Resolução de problemas : um estudo sobre Matemática Financeira no Ensino Médio
title_full_unstemmed Resolução de problemas : um estudo sobre Matemática Financeira no Ensino Médio
title_sort Resolução de problemas : um estudo sobre Matemática Financeira no Ensino Médio
author Soares, Priscila Aliardi
author_facet Soares, Priscila Aliardi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Priscila Aliardi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
contributor_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Resolução de problemas
Matemática financeira
topic Educação Matemática
Resolução de problemas
Matemática financeira
Problems’ resolutions
Financial mathematics
Mathematical education
dc.subject.eng.fl_str_mv Problems’ resolutions
Financial mathematics
Mathematical education
description Este trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa que buscou analisar a resolução de problemas de Matemática Financeira por alunos do Ensino Médio. Para tanto, tal estudo foi construído a partir de um trabalho de campo, onde foram aplicados problemas de Matemática Financeira e realizadas entrevistas a alunos no terceiro ano do Ensino Médio. Foi feita uma pesquisa onde se buscou aproximar a realidade cotidiana à rotina escolar, bem como a aprendizagem e apropriação de conceitos matemáticos juro simples e juro composto. A partir de produções dos estudantes e entrevistas realizadas em sala de aula foi possível compreender diante das narrativas dos alunos participantes da pesquisa, quais etapas da Heurística de resoluções de problemas de George Polya (1995) são efetivamente significativas na perspectiva teórica e prática. O respectivo trabalho não limitou-se em buscar respostas definitivas, mas sim, compreender de que forma se dá o processo de aprendizagem de alunos matriculados em uma escola da Rede Estadual de Porto Alegre, tendo como referência as experiências dos próprios alunos diante da resolução de problemas matemáticos.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-08-19T02:10:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/101407
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000931438
url http://hdl.handle.net/10183/101407
identifier_str_mv 000931438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101407/1/000931438.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101407/2/000931438.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101407/3/000931438.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6182b93142f96f402841947479af3142
034cc424ce643c87acec961b945f02b6
892ad44fa0cd4143c84cf4970d84c2ed
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486796261130240