Laboratórios Cidadãos nas universidades federais do Brasil: inovação e contribuição social no cenário da ciência cidadã
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/270729 |
Resumo: | Introdução: A ciência cidadã favorece a participação social em processos científicos. Este artigo busca investigar os Laboratórios Cidadãos das Universidades Federais do Brasil a partir da perspectiva da ciência cidadã. Objetivo: Mapear os laboratórios cidadãos subsidiados por Universidades Federais do Brasil e analisar o seu escopo de atuação, no intuito de entender o seu papel em termos de inovação social e como promovem a participação dos cidadãos cientistas. Metodologia: Consistiu no levantamento das Universidades Federais do Brasil por meio do site institucional Ministério da Educação, onde foram identificadas sessenta e quatro instituições. A próxima etapa contemplou buscas no site institucional de cada uma das Universidades Federais mapeadas a partir de expressões de busca pré-determinadas. Os parâmetros utilizados para enquadrar as iniciativas como laboratórios cidadãos foram: 1) abertura para a participação social; 2) possibilidade de explorar e se apropriar de tecnologias voltadas para os interesses sociais; 3) foco na aprendizagem; 4) direcionamento para a promoção de inovações sociais. Resultados: A pesquisa possibilitou identificar onze laboratórios cidadãos em Universidades Federais brasileiras, que estão alinhados com temas sociais relevantes e geram benefícios em termos de inovações que podem ser socialmente partilhadas. Conclusão:Os laboratórios cidadãos analisados possibilitam uma aproximação entre a Universidade e a sociedade em geral, mas não detalham como as contribuições sociais dos cidadãos cientistas são incorporadas em suas ações. As iniciativas nesta direção ainda são incipientes no país, mas possuem potencial para impulsionar a participação cidadã na pesquisa científica |
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This article seeks to investigate the Citizen Laboratories of the Federal Universities of Brazil from the perspective of citizen science. Objective: To map the citizen laboratories subsidized by Federal Universities of Brazil and to analyze their scope of action, in order to understand their role in terms of social innovation and how they promote the participation of citizen scientists. Methodology: It consisted of a survey of the FederalUniversities of Brazil through the institutional site of the Ministry of Education, where sixty-four institutions were identified. The next step was to search the institutional site of each one of the mapped Federal Universities using pre-determined search expressions. The parameters used to frame the initiatives as citizen labs were: 1) openness for social participation; 2) possibility to explore and appropriate technologies aimed at social interests; 3) focus on learning; 4) targeting the promotion of social innovations. Results: The research enabled the identification of ten citizen labs in Brazilian Federal Universities, which are aligned with relevant social issues and generate benefits in terms of innovations that can be socially shared. Conclusion:The citizen labs analyzed enable an approximation between the University and society in general, but do not detail how the social contributions of citizen scientists are incorporated into their actions. Initiatives in this direction are still incipient in the country, but they have the potential to boost citizen participation in scientific research.application/pdfporRevista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Campinas: Universidade Estadual de Campinas. Vol. 21 (2023), e023009Inovação socialCiência cidadãCitizen scienceCitizen labsPublic participation in scienceSocial innovationLaboratórios Cidadãos nas universidades federais do Brasil: inovação e contribuição social no cenário da ciência cidadãCitizen laboratories in the federal universities of Brazil: innovation and social contribution in the citizen science scenarioinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001185704.pdf.txt001185704.pdf.txtExtracted Texttext/plain50754http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270729/3/001185704.pdf.txtdb53942b95ae8291d9c038399fd754d4MD53001185704-02.pdf.txt001185704-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain48073http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270729/4/001185704-02.pdf.txtaa613f327def42d467b45f92d3198d6eMD54ORIGINAL001185704.pdfTexto completoapplication/pdf1298842http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270729/1/001185704.pdf3a865d9dad61de56a02199bf4a612130MD51001185704-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf1156974http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270729/2/001185704-02.pdfbc81f8e369ebe5ef635a32564c049146MD5210183/2707292024-06-06 06:50:24.751767oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270729Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-06-06T09:50:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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