Alunos estrangeiros na educação básica : a inserção de alunos oriundos de famílias estrangeiras na educação infantil no Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedroso, Patrícia Xavier Mendonça
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/251941
Resumo: Devido ao crescimento das ondas migratórias que resultaram na chegada de alunos de origem estrangeira às escolas de Educação Básica brasileiras, fez-se necessário pesquisar e refletir sobre as implicações desse processo nas turmas de Educação Infantil, antes preenchidas somente por alunos brasileiros, geralmente nascidos no município. Através de um estudo de campo baseado nos conceitos de “identidade”, “racismo e xenofobia”, “alunos imigrantes” e “educação antirracista”, foi possível analisar aspectos do cotidiano de duas turmas de Educação Infantil do Município de Guaporé-RS, mediante a presença de alunos venezuelanos, dando voz às educadoras diretamente comprometidas com sua educação e cuidado. Questionando por meio de entrevista sobre os desafios diários que se apresentam entre escola/aluno e escola/família, constata-se que comunicação é um empecilho, bem como a omissão da gestão municipal em oferecer qualquer tipo de esclarecimento ou preparação aos gestores e educadores escolares, ocasionando tentativas improvisadas de acolhimento e acompanhamento das crianças e famílias de origem estrangeira. Do mesmo modo, as famílias também não recebem apoio do município para aquisição da língua local. O levantamento de situações desafiadoras traz à consciência a ausência de facilitadores tais como: curso de Língua Espanhola para educadores, curso de Língua Portuguesa para estrangeiros, formações continuadas mais sensíveis e articuladas à diversidade no contexto atual das EMEIs.
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