Automatização do cálculo e da análise de risco da norma ABNT 5419:2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Douglas Caetano dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/169316
Resumo: A norma ABNT NBR 5419, que trata da proteção contra descargas atmosféricas, recebeu uma grande atualização no ano de 2015. Em especial, a análise de risco de perdas devido a descargas atmosféricas recebeu a maior ampliação nessa atualização, passando a compor uma das quatro partes dessa versão. O novo método de análise passou a considerar dezenas de novos parâmetros da estrutura, dentre os quais as próprias medidas de proteção. Ainda mais, o número de cálculos e os novos conceitos envolvidos, como o de categorização de perdas e danos, tornaram esse método muito mais completo e preciso que o anterior, porém ao custo do aumento de sua complexidade e extensão. Para um iniciante no assunto, o estudo dessa parte da norma pode ser extenuante, uma vez que, para aplicá-la na prática e obter os valores de risco à mão, é necessário tê-la estudado por completo devido à ligação entre os cálculos e entre os conceitos envolvidos. Em sala de aula, por exemplo, o ensino da norma fica muito prejudicado, pois normalmente não há tempo disponível para uma apresentação adequada do conteúdo. Buscando facilitar esse estudo, desenvolveu-se um programa computacional de cunho didático que automatize os cálculos e a análise de risco desse método. Essa automatização permite que o usuário possa obter os resultados dessa análise durante seu estudo. Todos os valores envolvidos na obtenção do valor de risco final, incluindo os cálculos intermediários, são apresentados em um relatório interativo. Assim, o estudo da norma pode ser acompanhado da observação prática do passo a passo do procedimento, bem como é possível realizar experimentos práticos que auxiliem na assimilação dos conceitos aprendidos. No exemplo da sala de aula, professor e alunos podem dar mais atenção à interpretação da norma do que aos cálculos propriamente ditos.
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Para um iniciante no assunto, o estudo dessa parte da norma pode ser extenuante, uma vez que, para aplicá-la na prática e obter os valores de risco à mão, é necessário tê-la estudado por completo devido à ligação entre os cálculos e entre os conceitos envolvidos. Em sala de aula, por exemplo, o ensino da norma fica muito prejudicado, pois normalmente não há tempo disponível para uma apresentação adequada do conteúdo. Buscando facilitar esse estudo, desenvolveu-se um programa computacional de cunho didático que automatize os cálculos e a análise de risco desse método. Essa automatização permite que o usuário possa obter os resultados dessa análise durante seu estudo. Todos os valores envolvidos na obtenção do valor de risco final, incluindo os cálculos intermediários, são apresentados em um relatório interativo. Assim, o estudo da norma pode ser acompanhado da observação prática do passo a passo do procedimento, bem como é possível realizar experimentos práticos que auxiliem na assimilação dos conceitos aprendidos. No exemplo da sala de aula, professor e alunos podem dar mais atenção à interpretação da norma do que aos cálculos propriamente ditos.The ABNT NBR 5419 standard, which deals with lightning protection, has received a big revision in 2015. In special, the analysis of risk of losses due to lightning has received the biggest expansion in this revision, becoming one of four parts of this version. The new analysis method now considers dozens of new structure parameters, among which the protection measures themselves. Even more, the number of calculations and the new concepts involved, like losses and damages categorization, have made this method more complete and precise than its predecessor, but at the cost of increasing its complexity and extension. For a newbie in the subject the study of this standard's part may be extenuating, as, to be possible to apply it in practice and get the results by hand, it is necessary to have studied it completely due to the connection between the several calculations and between the involved concepts. In classroom, for example, the teaching of the standard is strongly degraded, because normally there is not enough time for an adequate presentation of the contents. Seeking to facilitate this studying process, a didactic computational program was developed that automates the risk calculations and analysis of this method. This automation allows the user to obtain the analysis results during his or her studies. All values involved in obtaining the final risk value, including the intermediate calculations, are presented in an interactive report. That way, the study of the standard can be followed by the practical observation of the procedure's steps, as well as being possible to make practical experiments that help in the assimilation of the learned concepts. In the classroom example, teacher and students can give more attention to the standard's interpretation than to the calculations themselves.application/pdfporEngenharia elétricaABNT NBR 5419:2015LightningElectrical engineeringAutomationRisk assessmentAutomatização do cálculo e da análise de risco da norma ABNT 5419:2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS201Engenharia Elétricagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001049563.pdf001049563.pdfTexto completoapplication/pdf1700677http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169316/1/001049563.pdf6810fe960be7768be82cd1c954ec41abMD51TEXT001049563.pdf.txt001049563.pdf.txtExtracted Texttext/plain140618http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169316/2/001049563.pdf.txtab17e28fa20caaa4f64eda035dd268caMD52THUMBNAIL001049563.pdf.jpg001049563.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1011http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169316/3/001049563.pdf.jpgeecb6572da38fc43d278f6183b8e3c27MD5310183/1693162018-10-29 08:43:27.585oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169316Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:43:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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