Narrativas (auto)biográficas de jovens lideranças : pedagogias emergentes na participação em Grêmios Estudantis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/215013 |
Resumo: | Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a participação de jovens de grêmio estudantil de escolas de Mogi das aruzes, qão naulo, Brasil. rem como objetivo analisar narrativas ȋautoȌbiográicas desses gremistas, captando pedagogias que emergem neste processo de implicação de si com o outro, em convivência. Perguntamos: o que pensam sobre a sua participação? Quais são os obstáculos e como conseguem superá-los? Qual é a importância do fomento ao grêmio estudantil para o desenvolvimento dessas juventudes? Metodologicamente, izemos entrevistas-diálogo, gerando narrativas ȋautoȌbiográicas orais e escritas. Os dados foram analisados por meio de uma hermenêutica prática, a partir dos processos de biograização e heterobiograização dos entrevistados. nor im, apresentamos relexões sobre as pedagogias m’ltiplas e emergentes que estabelecem redes de apoio e amparo entre os sujeitos das comunidades de aprendizagens evidenciadas nas pedagogias da coniança, do gesto e da ascese. |
id |
UFRGS-2_6bf2687c9b2de43be13ecb4ad7233d1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215013 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Machado, Alexsandro dos SantosSantos, Irene Reis dosArenhaldt, Rafael2020-11-13T04:21:21Z20202318-9282http://hdl.handle.net/10183/215013001117760Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a participação de jovens de grêmio estudantil de escolas de Mogi das aruzes, qão naulo, Brasil. rem como objetivo analisar narrativas ȋautoȌbiográicas desses gremistas, captando pedagogias que emergem neste processo de implicação de si com o outro, em convivência. Perguntamos: o que pensam sobre a sua participação? Quais são os obstáculos e como conseguem superá-los? Qual é a importância do fomento ao grêmio estudantil para o desenvolvimento dessas juventudes? Metodologicamente, izemos entrevistas-diálogo, gerando narrativas ȋautoȌbiográicas orais e escritas. Os dados foram analisados por meio de uma hermenêutica prática, a partir dos processos de biograização e heterobiograização dos entrevistados. nor im, apresentamos relexões sobre as pedagogias m’ltiplas e emergentes que estabelecem redes de apoio e amparo entre os sujeitos das comunidades de aprendizagens evidenciadas nas pedagogias da coniança, do gesto e da ascese.This paper shows the results of students’ participation in student council in schools from the city of Mogi das aruzes, qão naulo, Brazil. mur purpose was to analyze the ȋautoȌbiographical narratives of the guild members, capturing pedagogies emerging from this process of implication of oneself with others, in interaction. We asked: What do they think about their participation? What are the barriers to their participation, and how do they manage to overcome them? How important is the promotion of the student council for the development of these young people? Our methodology was based on dialog-interviews, leading to oral and written ȋautoȌbiographical narratives. bata were analyzed through practical hermeneutics based on the processes of biographization and heterobiographization of respondents. ue conclude by presenting relections on the multiple, emerging pedagogies which establish networks of support and assistance among subjects in learning communities, as indicated by the pedagogies of trust, gesture and asceticism.application/pdfporDensidades: revista eletrônica de divulgação científica da infância e juventude. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 27, n. 8 (maio/ago. 2020), p. 63-76AutobiografiaNarrativaGrêmio estudantil(Auto)biographic narrativesYouthEmerging pedagogiesStudent councilNarrativas (auto)biográficas de jovens lideranças : pedagogias emergentes na participação em Grêmios Estudantisinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001117760.pdf.txt001117760.pdf.txtExtracted Texttext/plain37869http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215013/2/001117760.pdf.txt8037a1cd1cbd9cbfac0195bf84730d4eMD52ORIGINAL001117760.pdfTexto completoapplication/pdf395608http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215013/1/001117760.pdf8bfaeb8956de777bb5eea23d711f4326MD5110183/2150132022-06-26 04:46:26.892526oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215013Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-26T07:46:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Narrativas (auto)biográficas de jovens lideranças : pedagogias emergentes na participação em Grêmios Estudantis |
title |
Narrativas (auto)biográficas de jovens lideranças : pedagogias emergentes na participação em Grêmios Estudantis |
spellingShingle |
Narrativas (auto)biográficas de jovens lideranças : pedagogias emergentes na participação em Grêmios Estudantis Machado, Alexsandro dos Santos Autobiografia Narrativa Grêmio estudantil (Auto)biographic narratives Youth Emerging pedagogies Student council |
title_short |
Narrativas (auto)biográficas de jovens lideranças : pedagogias emergentes na participação em Grêmios Estudantis |
title_full |
Narrativas (auto)biográficas de jovens lideranças : pedagogias emergentes na participação em Grêmios Estudantis |
title_fullStr |
Narrativas (auto)biográficas de jovens lideranças : pedagogias emergentes na participação em Grêmios Estudantis |
title_full_unstemmed |
Narrativas (auto)biográficas de jovens lideranças : pedagogias emergentes na participação em Grêmios Estudantis |
title_sort |
Narrativas (auto)biográficas de jovens lideranças : pedagogias emergentes na participação em Grêmios Estudantis |
author |
Machado, Alexsandro dos Santos |
author_facet |
Machado, Alexsandro dos Santos Santos, Irene Reis dos Arenhaldt, Rafael |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Irene Reis dos Arenhaldt, Rafael |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Alexsandro dos Santos Santos, Irene Reis dos Arenhaldt, Rafael |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autobiografia Narrativa Grêmio estudantil |
topic |
Autobiografia Narrativa Grêmio estudantil (Auto)biographic narratives Youth Emerging pedagogies Student council |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
(Auto)biographic narratives Youth Emerging pedagogies Student council |
description |
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a participação de jovens de grêmio estudantil de escolas de Mogi das aruzes, qão naulo, Brasil. rem como objetivo analisar narrativas ȋautoȌbiográicas desses gremistas, captando pedagogias que emergem neste processo de implicação de si com o outro, em convivência. Perguntamos: o que pensam sobre a sua participação? Quais são os obstáculos e como conseguem superá-los? Qual é a importância do fomento ao grêmio estudantil para o desenvolvimento dessas juventudes? Metodologicamente, izemos entrevistas-diálogo, gerando narrativas ȋautoȌbiográicas orais e escritas. Os dados foram analisados por meio de uma hermenêutica prática, a partir dos processos de biograização e heterobiograização dos entrevistados. nor im, apresentamos relexões sobre as pedagogias m’ltiplas e emergentes que estabelecem redes de apoio e amparo entre os sujeitos das comunidades de aprendizagens evidenciadas nas pedagogias da coniança, do gesto e da ascese. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-13T04:21:21Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/215013 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2318-9282 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001117760 |
identifier_str_mv |
2318-9282 001117760 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/215013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Densidades: revista eletrônica de divulgação científica da infância e juventude. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 27, n. 8 (maio/ago. 2020), p. 63-76 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215013/2/001117760.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215013/1/001117760.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8037a1cd1cbd9cbfac0195bf84730d4e 8bfaeb8956de777bb5eea23d711f4326 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447724144721920 |