Narrativas (auto)biográficas de jovens lideranças : pedagogias emergentes na participação em Grêmios Estudantis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Alexsandro dos Santos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, Irene Reis dos, Arenhaldt, Rafael
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/215013
Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a participação de jovens de grêmio estudantil de escolas de Mogi das aruzes, qão naulo, Brasil. rem como objetivo analisar narrativas ȋautoȌbiográicas desses gremistas, captando pedagogias que emergem neste processo de implicação de si com o outro, em convivência. Perguntamos: o que pensam sobre a sua participação? Quais são os obstáculos e como conseguem superá-los? Qual é a importância do fomento ao grêmio estudantil para o desenvolvimento dessas juventudes? Metodologicamente, izemos entrevistas-diálogo, gerando narrativas ȋautoȌbiográicas orais e escritas. Os dados foram analisados por meio de uma hermenêutica prática, a partir dos processos de biograização e heterobiograização dos entrevistados. nor im, apresentamos relexões sobre as pedagogias m’ltiplas e emergentes que estabelecem redes de apoio e amparo entre os sujeitos das comunidades de aprendizagens evidenciadas nas pedagogias da coniança, do gesto e da ascese.
id UFRGS-2_6bf2687c9b2de43be13ecb4ad7233d1e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215013
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, Alexsandro dos SantosSantos, Irene Reis dosArenhaldt, Rafael2020-11-13T04:21:21Z20202318-9282http://hdl.handle.net/10183/215013001117760Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a participação de jovens de grêmio estudantil de escolas de Mogi das aruzes, qão naulo, Brasil. rem como objetivo analisar narrativas ȋautoȌbiográicas desses gremistas, captando pedagogias que emergem neste processo de implicação de si com o outro, em convivência. Perguntamos: o que pensam sobre a sua participação? Quais são os obstáculos e como conseguem superá-los? Qual é a importância do fomento ao grêmio estudantil para o desenvolvimento dessas juventudes? Metodologicamente, izemos entrevistas-diálogo, gerando narrativas ȋautoȌbiográicas orais e escritas. Os dados foram analisados por meio de uma hermenêutica prática, a partir dos processos de biograização e heterobiograização dos entrevistados. nor im, apresentamos relexões sobre as pedagogias m’ltiplas e emergentes que estabelecem redes de apoio e amparo entre os sujeitos das comunidades de aprendizagens evidenciadas nas pedagogias da coniança, do gesto e da ascese.This paper shows the results of students’ participation in student council in schools from the city of Mogi das aruzes, qão naulo, Brazil. mur purpose was to analyze the ȋautoȌbiographical narratives of the guild members, capturing pedagogies emerging from this process of implication of oneself with others, in interaction. We asked: What do they think about their participation? What are the barriers to their participation, and how do they manage to overcome them? How important is the promotion of the student council for the development of these young people? Our methodology was based on dialog-interviews, leading to oral and written ȋautoȌbiographical narratives. bata were analyzed through practical hermeneutics based on the processes of biographization and heterobiographization of respondents. ue conclude by presenting relections on the multiple, emerging pedagogies which establish networks of support and assistance among subjects in learning communities, as indicated by the pedagogies of trust, gesture and asceticism.application/pdfporDensidades: revista eletrônica de divulgação científica da infância e juventude. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 27, n. 8 (maio/ago. 2020), p. 63-76AutobiografiaNarrativaGrêmio estudantil(Auto)biographic narrativesYouthEmerging pedagogiesStudent councilNarrativas (auto)biográficas de jovens lideranças : pedagogias emergentes na participação em Grêmios Estudantisinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001117760.pdf.txt001117760.pdf.txtExtracted Texttext/plain37869http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215013/2/001117760.pdf.txt8037a1cd1cbd9cbfac0195bf84730d4eMD52ORIGINAL001117760.pdfTexto completoapplication/pdf395608http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215013/1/001117760.pdf8bfaeb8956de777bb5eea23d711f4326MD5110183/2150132022-06-26 04:46:26.892526oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215013Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-26T07:46:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Narrativas (auto)biográficas de jovens lideranças : pedagogias emergentes na participação em Grêmios Estudantis
title Narrativas (auto)biográficas de jovens lideranças : pedagogias emergentes na participação em Grêmios Estudantis
spellingShingle Narrativas (auto)biográficas de jovens lideranças : pedagogias emergentes na participação em Grêmios Estudantis
Machado, Alexsandro dos Santos
Autobiografia
Narrativa
Grêmio estudantil
(Auto)biographic narratives
Youth
Emerging pedagogies
Student council
title_short Narrativas (auto)biográficas de jovens lideranças : pedagogias emergentes na participação em Grêmios Estudantis
title_full Narrativas (auto)biográficas de jovens lideranças : pedagogias emergentes na participação em Grêmios Estudantis
title_fullStr Narrativas (auto)biográficas de jovens lideranças : pedagogias emergentes na participação em Grêmios Estudantis
title_full_unstemmed Narrativas (auto)biográficas de jovens lideranças : pedagogias emergentes na participação em Grêmios Estudantis
title_sort Narrativas (auto)biográficas de jovens lideranças : pedagogias emergentes na participação em Grêmios Estudantis
author Machado, Alexsandro dos Santos
author_facet Machado, Alexsandro dos Santos
Santos, Irene Reis dos
Arenhaldt, Rafael
author_role author
author2 Santos, Irene Reis dos
Arenhaldt, Rafael
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Alexsandro dos Santos
Santos, Irene Reis dos
Arenhaldt, Rafael
dc.subject.por.fl_str_mv Autobiografia
Narrativa
Grêmio estudantil
topic Autobiografia
Narrativa
Grêmio estudantil
(Auto)biographic narratives
Youth
Emerging pedagogies
Student council
dc.subject.eng.fl_str_mv (Auto)biographic narratives
Youth
Emerging pedagogies
Student council
description Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a participação de jovens de grêmio estudantil de escolas de Mogi das aruzes, qão naulo, Brasil. rem como objetivo analisar narrativas ȋautoȌbiográicas desses gremistas, captando pedagogias que emergem neste processo de implicação de si com o outro, em convivência. Perguntamos: o que pensam sobre a sua participação? Quais são os obstáculos e como conseguem superá-los? Qual é a importância do fomento ao grêmio estudantil para o desenvolvimento dessas juventudes? Metodologicamente, izemos entrevistas-diálogo, gerando narrativas ȋautoȌbiográicas orais e escritas. Os dados foram analisados por meio de uma hermenêutica prática, a partir dos processos de biograização e heterobiograização dos entrevistados. nor im, apresentamos relexões sobre as pedagogias m’ltiplas e emergentes que estabelecem redes de apoio e amparo entre os sujeitos das comunidades de aprendizagens evidenciadas nas pedagogias da coniança, do gesto e da ascese.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-13T04:21:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/215013
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2318-9282
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001117760
identifier_str_mv 2318-9282
001117760
url http://hdl.handle.net/10183/215013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Densidades: revista eletrônica de divulgação científica da infância e juventude. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 27, n. 8 (maio/ago. 2020), p. 63-76
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215013/2/001117760.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215013/1/001117760.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8037a1cd1cbd9cbfac0195bf84730d4e
8bfaeb8956de777bb5eea23d711f4326
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447724144721920