Exame nacional do ensino médio : uma análise comparativa entre as questões de Biologia de Ciências da Natureza e suas tecnologias e os livros didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pezzi, Pedro Henrique
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/198288
Resumo: O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi criado em 1998 para avaliar o desempenho dos alunos egressos do Ensino Médio. Porém, em 2009, o exame passou por uma reformulação e passou a ser uma forma de ingresso ao Ensino Superior, complementando ou substituindo os exames vestibulares. Com o resultado do ENEM, estudantes podem concorrer a vagas em Instituições Federais de Ensino Superior em todas as regiões do Brasil, através do programa Sisu, além de concorrer a bolsas de estudos em Instituições Privadas pelo ProUni e financiar seus estudos pelo FIES. Aos livros didáticos (LD), utilizados pelos estudantes do Ensino Médio, são atribuídas diversas funções, uma delas é a preparação para os exames de ingresso ao Ensino Superior, como o ENEM. Os LD devem ser aprovados pelo MEC e as escolas podem escolher uma coleção entre estes. O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) é o responsável pela distribuição destes livros para todas as escolas de Ensino Médio do Brasil, a cada três anos. Devido à grande importância do ENEM na vida dos estudantes, e a ampla utilização do LD nas escolas públicas, o objetivo deste trabalho foi comparar e analisar as questões de genética e evolução das provas do ENEM com os livros didáticos do 3º Ano, aprovados pelo MEC. Ao total, foram analisadas 15 provas de diferentes aplicações do ENEM, de 2009 a 2016 e, também, três livros didáticos do 3º Ano do Ensino Médio, ano que aborda os conteúdos de genética e evolução. As questões apresentaram contextualização no enunciado e abordaram temas diversos, em sua maioria assuntos relacionados às aplicações do conhecimento da genética molecular. Os LD abordaram a maioria dos conteúdos necessários para responder as questões do ENEM, além de conterem um capítulo que trata somente das aplicações da genética. Alguns temas que não foram abordados pelos livros analisados podem ter sido abordados em livros de outros anos escolares. Pudemos concluir que há uma sintonia entre os documentos que avaliam os livros didáticos que farão parte do PNLD, a Matriz de Referência que regulamenta o ENEM, os LD propriamente ditos e as questões de genética e evolução das provas do ENEM de 2009 a 2016.
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