O desenvolvimento do capital lingüístico e simbólico no processo de formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Renato Avellar de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/206419
Resumo: O texto aborda a aprendizagem das professoras-estudantes de um curso de Pedagogia a Distância no aspecto do desenvolvimento da linguagem e do uso simbólico desse instrumental lingüístico na alteração das relações de poder que operam dentro da escola. A análise baseou-se no recorte de trechos da atividade Memorial realizada ao fim do primeiro semestre do curso, ilustrando as primeiras impressões sobre as transformações nas relações escolares pela nova identidade de universitárias e pela apropriação teórica que confere maior segurança nas tomadas de posições nas discussões pedagógicas. Por fim, o texto aponta um dos fatores que auxiliam neste desenvolvimento lingüístico, tendo o tutor um papel importante nesta orientação da aprendizagem discursiva utilizando um método não diretivo que favorece a incorporação de um habitus acadêmico e uma posição enunciadora.
id UFRGS-2_6c6a267037d2819da96c213376eb1695
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206419
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Albuquerque, Renato Avellar deCarvalho, Marie Jane Soares2020-03-04T04:20:00Z2020http://hdl.handle.net/10183/206419001113155O texto aborda a aprendizagem das professoras-estudantes de um curso de Pedagogia a Distância no aspecto do desenvolvimento da linguagem e do uso simbólico desse instrumental lingüístico na alteração das relações de poder que operam dentro da escola. A análise baseou-se no recorte de trechos da atividade Memorial realizada ao fim do primeiro semestre do curso, ilustrando as primeiras impressões sobre as transformações nas relações escolares pela nova identidade de universitárias e pela apropriação teórica que confere maior segurança nas tomadas de posições nas discussões pedagógicas. Por fim, o texto aponta um dos fatores que auxiliam neste desenvolvimento lingüístico, tendo o tutor um papel importante nesta orientação da aprendizagem discursiva utilizando um método não diretivo que favorece a incorporação de um habitus acadêmico e uma posição enunciadora.application/pdfporFormação de professoresEnsino a distânciaO desenvolvimento do capital lingüístico e simbólico no processo de formação docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2020especializaçãoCurso de Especialização em Tutoria Em Educação a Distância ESPEADinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001113155.pdf.txt001113155.pdf.txtExtracted Texttext/plain40918http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206419/2/001113155.pdf.txt9c7e498a573bb525b4bb392903d759feMD52ORIGINAL001113155.pdfTexto completoapplication/pdf210889http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206419/1/001113155.pdf2a9f2dbf64a71eef5586fec447a1703cMD5110183/2064192021-12-06 05:42:42.305447oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206419Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:42:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O desenvolvimento do capital lingüístico e simbólico no processo de formação docente
title O desenvolvimento do capital lingüístico e simbólico no processo de formação docente
spellingShingle O desenvolvimento do capital lingüístico e simbólico no processo de formação docente
Albuquerque, Renato Avellar de
Formação de professores
Ensino a distância
title_short O desenvolvimento do capital lingüístico e simbólico no processo de formação docente
title_full O desenvolvimento do capital lingüístico e simbólico no processo de formação docente
title_fullStr O desenvolvimento do capital lingüístico e simbólico no processo de formação docente
title_full_unstemmed O desenvolvimento do capital lingüístico e simbólico no processo de formação docente
title_sort O desenvolvimento do capital lingüístico e simbólico no processo de formação docente
author Albuquerque, Renato Avellar de
author_facet Albuquerque, Renato Avellar de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Renato Avellar de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Marie Jane Soares
contributor_str_mv Carvalho, Marie Jane Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Ensino a distância
topic Formação de professores
Ensino a distância
description O texto aborda a aprendizagem das professoras-estudantes de um curso de Pedagogia a Distância no aspecto do desenvolvimento da linguagem e do uso simbólico desse instrumental lingüístico na alteração das relações de poder que operam dentro da escola. A análise baseou-se no recorte de trechos da atividade Memorial realizada ao fim do primeiro semestre do curso, ilustrando as primeiras impressões sobre as transformações nas relações escolares pela nova identidade de universitárias e pela apropriação teórica que confere maior segurança nas tomadas de posições nas discussões pedagógicas. Por fim, o texto aponta um dos fatores que auxiliam neste desenvolvimento lingüístico, tendo o tutor um papel importante nesta orientação da aprendizagem discursiva utilizando um método não diretivo que favorece a incorporação de um habitus acadêmico e uma posição enunciadora.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-04T04:20:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/206419
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001113155
url http://hdl.handle.net/10183/206419
identifier_str_mv 001113155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206419/2/001113155.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206419/1/001113155.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9c7e498a573bb525b4bb392903d759fe
2a9f2dbf64a71eef5586fec447a1703c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447262996725760