O desenvolvimento do capital lingüístico e simbólico no processo de formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/206419 |
Resumo: | O texto aborda a aprendizagem das professoras-estudantes de um curso de Pedagogia a Distância no aspecto do desenvolvimento da linguagem e do uso simbólico desse instrumental lingüístico na alteração das relações de poder que operam dentro da escola. A análise baseou-se no recorte de trechos da atividade Memorial realizada ao fim do primeiro semestre do curso, ilustrando as primeiras impressões sobre as transformações nas relações escolares pela nova identidade de universitárias e pela apropriação teórica que confere maior segurança nas tomadas de posições nas discussões pedagógicas. Por fim, o texto aponta um dos fatores que auxiliam neste desenvolvimento lingüístico, tendo o tutor um papel importante nesta orientação da aprendizagem discursiva utilizando um método não diretivo que favorece a incorporação de um habitus acadêmico e uma posição enunciadora. |
id |
UFRGS-2_6c6a267037d2819da96c213376eb1695 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206419 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Albuquerque, Renato Avellar deCarvalho, Marie Jane Soares2020-03-04T04:20:00Z2020http://hdl.handle.net/10183/206419001113155O texto aborda a aprendizagem das professoras-estudantes de um curso de Pedagogia a Distância no aspecto do desenvolvimento da linguagem e do uso simbólico desse instrumental lingüístico na alteração das relações de poder que operam dentro da escola. A análise baseou-se no recorte de trechos da atividade Memorial realizada ao fim do primeiro semestre do curso, ilustrando as primeiras impressões sobre as transformações nas relações escolares pela nova identidade de universitárias e pela apropriação teórica que confere maior segurança nas tomadas de posições nas discussões pedagógicas. Por fim, o texto aponta um dos fatores que auxiliam neste desenvolvimento lingüístico, tendo o tutor um papel importante nesta orientação da aprendizagem discursiva utilizando um método não diretivo que favorece a incorporação de um habitus acadêmico e uma posição enunciadora.application/pdfporFormação de professoresEnsino a distânciaO desenvolvimento do capital lingüístico e simbólico no processo de formação docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2020especializaçãoCurso de Especialização em Tutoria Em Educação a Distância ESPEADinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001113155.pdf.txt001113155.pdf.txtExtracted Texttext/plain40918http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206419/2/001113155.pdf.txt9c7e498a573bb525b4bb392903d759feMD52ORIGINAL001113155.pdfTexto completoapplication/pdf210889http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206419/1/001113155.pdf2a9f2dbf64a71eef5586fec447a1703cMD5110183/2064192021-12-06 05:42:42.305447oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206419Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:42:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O desenvolvimento do capital lingüístico e simbólico no processo de formação docente |
title |
O desenvolvimento do capital lingüístico e simbólico no processo de formação docente |
spellingShingle |
O desenvolvimento do capital lingüístico e simbólico no processo de formação docente Albuquerque, Renato Avellar de Formação de professores Ensino a distância |
title_short |
O desenvolvimento do capital lingüístico e simbólico no processo de formação docente |
title_full |
O desenvolvimento do capital lingüístico e simbólico no processo de formação docente |
title_fullStr |
O desenvolvimento do capital lingüístico e simbólico no processo de formação docente |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento do capital lingüístico e simbólico no processo de formação docente |
title_sort |
O desenvolvimento do capital lingüístico e simbólico no processo de formação docente |
author |
Albuquerque, Renato Avellar de |
author_facet |
Albuquerque, Renato Avellar de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albuquerque, Renato Avellar de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho, Marie Jane Soares |
contributor_str_mv |
Carvalho, Marie Jane Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Ensino a distância |
topic |
Formação de professores Ensino a distância |
description |
O texto aborda a aprendizagem das professoras-estudantes de um curso de Pedagogia a Distância no aspecto do desenvolvimento da linguagem e do uso simbólico desse instrumental lingüístico na alteração das relações de poder que operam dentro da escola. A análise baseou-se no recorte de trechos da atividade Memorial realizada ao fim do primeiro semestre do curso, ilustrando as primeiras impressões sobre as transformações nas relações escolares pela nova identidade de universitárias e pela apropriação teórica que confere maior segurança nas tomadas de posições nas discussões pedagógicas. Por fim, o texto aponta um dos fatores que auxiliam neste desenvolvimento lingüístico, tendo o tutor um papel importante nesta orientação da aprendizagem discursiva utilizando um método não diretivo que favorece a incorporação de um habitus acadêmico e uma posição enunciadora. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-04T04:20:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/206419 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001113155 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/206419 |
identifier_str_mv |
001113155 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206419/2/001113155.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206419/1/001113155.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9c7e498a573bb525b4bb392903d759fe 2a9f2dbf64a71eef5586fec447a1703c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447262996725760 |