Recursos tecnológicos aplicados ao ensino de ciências : desafios na era da informação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/183834 |
Resumo: | Acompanhando o crescente uso de mídias e tecnologias pela sociedade, este trabalho tem como objetivo relatar uma vivência de inclusão digital no ensino de ciências em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental de Porto Alegre, que proporcionou às crianças uma oportunidade de aprendizagem baseada nos princípios da educomunicação a partir do tema gerador “Água: um recurso vital”. Os alunos tiveram acesso a um website com vídeo, história em quadrinhos e uma tarefa pela qual foram incentivados a produzir seus próprios recursos midiáticos e a pesquisar em sua comunidade sobre o uso racional da água. As atividades promoveram a educação ambiental, a interação com a comunidade e a autonomia dos alunos. Os resultados obtidos sugerem que recursos midiáticos aliados à autoria dos alunos são ferramentas pedagógicas eficazes para uma aprendizagem significativa. |
id |
UFRGS-2_6ca71f2a663a1cdc559386ade7f1b627 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183834 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fam, Bibiana Sampaio de OliveiraFoohs, Marcelo Magalhães2018-10-20T03:16:39Z2015http://hdl.handle.net/10183/183834000971180Acompanhando o crescente uso de mídias e tecnologias pela sociedade, este trabalho tem como objetivo relatar uma vivência de inclusão digital no ensino de ciências em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental de Porto Alegre, que proporcionou às crianças uma oportunidade de aprendizagem baseada nos princípios da educomunicação a partir do tema gerador “Água: um recurso vital”. Os alunos tiveram acesso a um website com vídeo, história em quadrinhos e uma tarefa pela qual foram incentivados a produzir seus próprios recursos midiáticos e a pesquisar em sua comunidade sobre o uso racional da água. As atividades promoveram a educação ambiental, a interação com a comunidade e a autonomia dos alunos. Os resultados obtidos sugerem que recursos midiáticos aliados à autoria dos alunos são ferramentas pedagógicas eficazes para uma aprendizagem significativa.Following the increasing use of media and technologies in society this paper aims to report an experience of digital inclusion in science education in a state elementary school, providing children a learning process based on the principles of educommunication, utilizing the discussion theme: “Water, a vital resource”. Students had access to a website with video, comics and a task where they were encouraged to produce their own media resources and research in their own communities the rational use of water. The activity promoted environmental education, interaction with the students’ community and the autonomy of students. Thus, demonstrating that the media resources are effective tools for meaningful learning.application/pdfporEnsino de ciênciasInclusão digitalEducationMediaScience EducationCommunicationRecursos tecnológicos aplicados ao ensino de ciências : desafios na era da informaçãoChallenges in the information age: how technology resources may assist in science education and promote learninginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2015Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000971180.pdfTexto completoapplication/pdf180861http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183834/1/000971180.pdf4b5b9a20f0d31c5becf1fd4f35b1c350MD51TEXT000971180.pdf.txt000971180.pdf.txtExtracted Texttext/plain33224http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183834/2/000971180.pdf.txt0b3aa46baccf8c2d3fcf69f11fb04101MD52THUMBNAIL000971180.pdf.jpg000971180.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1702http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183834/3/000971180.pdf.jpgea2a37298556281d3a0b7578629315a8MD5310183/1838342018-10-22 07:19:34.957oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183834Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:19:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Recursos tecnológicos aplicados ao ensino de ciências : desafios na era da informação |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Challenges in the information age: how technology resources may assist in science education and promote learning |
title |
Recursos tecnológicos aplicados ao ensino de ciências : desafios na era da informação |
spellingShingle |
Recursos tecnológicos aplicados ao ensino de ciências : desafios na era da informação Fam, Bibiana Sampaio de Oliveira Ensino de ciências Inclusão digital Education Media Science Education Communication |
title_short |
Recursos tecnológicos aplicados ao ensino de ciências : desafios na era da informação |
title_full |
Recursos tecnológicos aplicados ao ensino de ciências : desafios na era da informação |
title_fullStr |
Recursos tecnológicos aplicados ao ensino de ciências : desafios na era da informação |
title_full_unstemmed |
Recursos tecnológicos aplicados ao ensino de ciências : desafios na era da informação |
title_sort |
Recursos tecnológicos aplicados ao ensino de ciências : desafios na era da informação |
author |
Fam, Bibiana Sampaio de Oliveira |
author_facet |
Fam, Bibiana Sampaio de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fam, Bibiana Sampaio de Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Foohs, Marcelo Magalhães |
contributor_str_mv |
Foohs, Marcelo Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências Inclusão digital |
topic |
Ensino de ciências Inclusão digital Education Media Science Education Communication |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Media Science Education Communication |
description |
Acompanhando o crescente uso de mídias e tecnologias pela sociedade, este trabalho tem como objetivo relatar uma vivência de inclusão digital no ensino de ciências em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental de Porto Alegre, que proporcionou às crianças uma oportunidade de aprendizagem baseada nos princípios da educomunicação a partir do tema gerador “Água: um recurso vital”. Os alunos tiveram acesso a um website com vídeo, história em quadrinhos e uma tarefa pela qual foram incentivados a produzir seus próprios recursos midiáticos e a pesquisar em sua comunidade sobre o uso racional da água. As atividades promoveram a educação ambiental, a interação com a comunidade e a autonomia dos alunos. Os resultados obtidos sugerem que recursos midiáticos aliados à autoria dos alunos são ferramentas pedagógicas eficazes para uma aprendizagem significativa. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-10-20T03:16:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/183834 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000971180 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/183834 |
identifier_str_mv |
000971180 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183834/1/000971180.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183834/2/000971180.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183834/3/000971180.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4b5b9a20f0d31c5becf1fd4f35b1c350 0b3aa46baccf8c2d3fcf69f11fb04101 ea2a37298556281d3a0b7578629315a8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224561134403584 |