Recursos tecnológicos aplicados ao ensino de ciências : desafios na era da informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fam, Bibiana Sampaio de Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/183834
Resumo: Acompanhando o crescente uso de mídias e tecnologias pela sociedade, este trabalho tem como objetivo relatar uma vivência de inclusão digital no ensino de ciências em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental de Porto Alegre, que proporcionou às crianças uma oportunidade de aprendizagem baseada nos princípios da educomunicação a partir do tema gerador “Água: um recurso vital”. Os alunos tiveram acesso a um website com vídeo, história em quadrinhos e uma tarefa pela qual foram incentivados a produzir seus próprios recursos midiáticos e a pesquisar em sua comunidade sobre o uso racional da água. As atividades promoveram a educação ambiental, a interação com a comunidade e a autonomia dos alunos. Os resultados obtidos sugerem que recursos midiáticos aliados à autoria dos alunos são ferramentas pedagógicas eficazes para uma aprendizagem significativa.
id UFRGS-2_6ca71f2a663a1cdc559386ade7f1b627
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183834
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fam, Bibiana Sampaio de OliveiraFoohs, Marcelo Magalhães2018-10-20T03:16:39Z2015http://hdl.handle.net/10183/183834000971180Acompanhando o crescente uso de mídias e tecnologias pela sociedade, este trabalho tem como objetivo relatar uma vivência de inclusão digital no ensino de ciências em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental de Porto Alegre, que proporcionou às crianças uma oportunidade de aprendizagem baseada nos princípios da educomunicação a partir do tema gerador “Água: um recurso vital”. Os alunos tiveram acesso a um website com vídeo, história em quadrinhos e uma tarefa pela qual foram incentivados a produzir seus próprios recursos midiáticos e a pesquisar em sua comunidade sobre o uso racional da água. As atividades promoveram a educação ambiental, a interação com a comunidade e a autonomia dos alunos. Os resultados obtidos sugerem que recursos midiáticos aliados à autoria dos alunos são ferramentas pedagógicas eficazes para uma aprendizagem significativa.Following the increasing use of media and technologies in society this paper aims to report an experience of digital inclusion in science education in a state elementary school, providing children a learning process based on the principles of educommunication, utilizing the discussion theme: “Water, a vital resource”. Students had access to a website with video, comics and a task where they were encouraged to produce their own media resources and research in their own communities the rational use of water. The activity promoted environmental education, interaction with the students’ community and the autonomy of students. Thus, demonstrating that the media resources are effective tools for meaningful learning.application/pdfporEnsino de ciênciasInclusão digitalEducationMediaScience EducationCommunicationRecursos tecnológicos aplicados ao ensino de ciências : desafios na era da informaçãoChallenges in the information age: how technology resources may assist in science education and promote learninginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2015Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000971180.pdfTexto completoapplication/pdf180861http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183834/1/000971180.pdf4b5b9a20f0d31c5becf1fd4f35b1c350MD51TEXT000971180.pdf.txt000971180.pdf.txtExtracted Texttext/plain33224http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183834/2/000971180.pdf.txt0b3aa46baccf8c2d3fcf69f11fb04101MD52THUMBNAIL000971180.pdf.jpg000971180.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1702http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183834/3/000971180.pdf.jpgea2a37298556281d3a0b7578629315a8MD5310183/1838342018-10-22 07:19:34.957oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183834Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:19:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Recursos tecnológicos aplicados ao ensino de ciências : desafios na era da informação
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Challenges in the information age: how technology resources may assist in science education and promote learning
title Recursos tecnológicos aplicados ao ensino de ciências : desafios na era da informação
spellingShingle Recursos tecnológicos aplicados ao ensino de ciências : desafios na era da informação
Fam, Bibiana Sampaio de Oliveira
Ensino de ciências
Inclusão digital
Education
Media
Science Education
Communication
title_short Recursos tecnológicos aplicados ao ensino de ciências : desafios na era da informação
title_full Recursos tecnológicos aplicados ao ensino de ciências : desafios na era da informação
title_fullStr Recursos tecnológicos aplicados ao ensino de ciências : desafios na era da informação
title_full_unstemmed Recursos tecnológicos aplicados ao ensino de ciências : desafios na era da informação
title_sort Recursos tecnológicos aplicados ao ensino de ciências : desafios na era da informação
author Fam, Bibiana Sampaio de Oliveira
author_facet Fam, Bibiana Sampaio de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fam, Bibiana Sampaio de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Foohs, Marcelo Magalhães
contributor_str_mv Foohs, Marcelo Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Inclusão digital
topic Ensino de ciências
Inclusão digital
Education
Media
Science Education
Communication
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Media
Science Education
Communication
description Acompanhando o crescente uso de mídias e tecnologias pela sociedade, este trabalho tem como objetivo relatar uma vivência de inclusão digital no ensino de ciências em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental de Porto Alegre, que proporcionou às crianças uma oportunidade de aprendizagem baseada nos princípios da educomunicação a partir do tema gerador “Água: um recurso vital”. Os alunos tiveram acesso a um website com vídeo, história em quadrinhos e uma tarefa pela qual foram incentivados a produzir seus próprios recursos midiáticos e a pesquisar em sua comunidade sobre o uso racional da água. As atividades promoveram a educação ambiental, a interação com a comunidade e a autonomia dos alunos. Os resultados obtidos sugerem que recursos midiáticos aliados à autoria dos alunos são ferramentas pedagógicas eficazes para uma aprendizagem significativa.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-20T03:16:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/183834
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000971180
url http://hdl.handle.net/10183/183834
identifier_str_mv 000971180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183834/1/000971180.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183834/2/000971180.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183834/3/000971180.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4b5b9a20f0d31c5becf1fd4f35b1c350
0b3aa46baccf8c2d3fcf69f11fb04101
ea2a37298556281d3a0b7578629315a8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224561134403584