Restrições matemáticas e criação literária : o paradoxo do pensamento da diferença na Literatura Potencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Josaine de Moura
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, Suelen Assunção
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/230910
Resumo: É contemporânea nossa necessidade de pensar no modo como a matemática e a Educação Matemática podem ser perspectivadas pelas filosofias da diferença e, por meio desse texto, pretendemos mostrar a força do pensamento da diferença na Literatura Potencial. A Literatura Potencial, produzida pelo grupo OuLiPo, propõe o uso de restrições matemáticas para produção de seus textos. A matemática, nesse sentido, funciona como matéria de criação literária, sendo que a Literatura Potencial deve ser percebida como um paradoxo: ao mesmo tempo que restringe por meio da matemática, multiplica as possibilidades de criação de escrita e de sentidos. O caminho investigativo frente à Literatura Potencial se fez em três tempos: i) o estudo do livro OULIPO: ejercicios de literatura potencial (Queneau et.al., 2016); ii) revisão de literatura no Repositório Digital Lume da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; iii) proposta de exercícios matemático-literários. Sobre i) OuLiPo (Oficina de Literatura Potencial) é um grupo de escritores que objetivam fazer literatura não espontânea. Esse grupo vai na contramão do movimento Surrealista que é movido pela inspiração. Sobre ii) A revisão de literatura buscou no Repositório Digital Lume da UFRGS pesquisas que relacionassem matemática e literatura. Encontramos cinco pesquisas. Sobre iii) Descrevemos alguns exercícios matemático-literários para exemplificar uma das tendências da Literatura Potencial: o anulipismo, que trabalha a partir de obras já escritas para realizar as produções textuais com restrições matemáticas. Esses exercícios poderão impulsionar futuras práticas pedagógicas para a Educação Matemática.
id UFRGS-2_6caeff594c83050ec5420c5d7bfc7fff
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230910
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pinheiro, Josaine de MouraSantos, Suelen Assunção2021-10-19T04:23:30Z20202357-724Xhttp://hdl.handle.net/10183/230910001130162É contemporânea nossa necessidade de pensar no modo como a matemática e a Educação Matemática podem ser perspectivadas pelas filosofias da diferença e, por meio desse texto, pretendemos mostrar a força do pensamento da diferença na Literatura Potencial. A Literatura Potencial, produzida pelo grupo OuLiPo, propõe o uso de restrições matemáticas para produção de seus textos. A matemática, nesse sentido, funciona como matéria de criação literária, sendo que a Literatura Potencial deve ser percebida como um paradoxo: ao mesmo tempo que restringe por meio da matemática, multiplica as possibilidades de criação de escrita e de sentidos. O caminho investigativo frente à Literatura Potencial se fez em três tempos: i) o estudo do livro OULIPO: ejercicios de literatura potencial (Queneau et.al., 2016); ii) revisão de literatura no Repositório Digital Lume da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; iii) proposta de exercícios matemático-literários. Sobre i) OuLiPo (Oficina de Literatura Potencial) é um grupo de escritores que objetivam fazer literatura não espontânea. Esse grupo vai na contramão do movimento Surrealista que é movido pela inspiração. Sobre ii) A revisão de literatura buscou no Repositório Digital Lume da UFRGS pesquisas que relacionassem matemática e literatura. Encontramos cinco pesquisas. Sobre iii) Descrevemos alguns exercícios matemático-literários para exemplificar uma das tendências da Literatura Potencial: o anulipismo, que trabalha a partir de obras já escritas para realizar as produções textuais com restrições matemáticas. Esses exercícios poderão impulsionar futuras práticas pedagógicas para a Educação Matemática.Our need to think about how mathematics and Mathematics Education can be viewed through the philosophies of difference is contemporary and, through this text, we intend to show the strength of the difference thinking in the Potential Literature. The Potential Literature, produced by the OuLiPo group, proposes the use of mathematical restrictions for the production of their texts. Mathematics, in this sense, functions as a matter of literary creation, and Potential Literature should be perceived as a paradox: at the same time that it restricts through mathematics, it multiplies the possibilities of creating writing and senses. The investigative path towards potential literature was made in three stages: i) the study of the book OULIPO: exercises of potential literature (Queneau et.al., 2016); ii) literature review at the Digital Lume Repository of the Federal University of Rio Grande do Sul; iii) proposed mathematical-literary exercises. About i) OuLiPo (Potential Literature Workshop) is a group of writers who aim to make non-spontaneous literature. This group goes against the grain of the Surrealist movement that is driven by inspiration. About ii) The literature review searched the UFRGS Digital Lume Repository for research relating mathematics and literature. We found five surveys; About iii) We describe some mathematical-literary exercises to exemplify one of the trends of Potential Literature, the anulipism: which works from works already written to carry out textual productions with mathematical restrictions. These exercises can boost future pedagogical practices for Mathematics Education.Nuestra necesidad de pensar acerca de cómo se pueden ver las matemáticas y la Educación Matemática a través de las filosofías de la diferencia es contemporánea y, a través de este texto, tenemos la intención de mostrar la fuerza del pensamiento de la diferencia en la Literatura Potencial. La Literatura Potencial, producida por el grupo OuLiPo, propone el uso de restricciones matemáticas para la producción de sus textos. Las matemáticas, en este sentido, funcionan como materia de creación literaria, y la Literatura Potencial debe ser percibida como una paradoja: al mismo tiempo que restringe a través de las matemáticas, multiplica las posibilidades de crear escritura y sentidos. El camino de investigación hacia la literatura potencial se realizó en tres etapas: i) el estudio del libro OULIPO: ejercicios de literatura potencial (Queneau et.al., 2016); ii) revisión de la literatura en el Repositorio Digital Lume de la Universidade Federal do Rio Grande do Sul; iii) propuesta de ejercicios matemático-literarios. Sobre i) OuLiPo (Taller de literatura potencial) es un grupo de escritores cuyo objetivo es hacer literatura no espontánea. Este grupo va en contra de la corriente del movimiento surrealista impulsado por la inspiración. Sobre ii) La revisión de la literatura buscó en el Repositorio Digital Lume de UFRGS investigaciones que relacionaran las matemáticas con la literatura. Encontramos cinco encuestas; Sobre iii) Describimos algunos ejercicios matemático-literarios para ejemplificar una de las tendencias de la Literatura Potencial: el anoulipismo, que trabaja a partir de obras ya escritas para realizar producciones textuales con restricciones matemáticas. Estos ejercicios podrán impulsar futuras prácticas pedagógicas para la Educación Matemática.application/pdfporBoletim online de Educação Matemática [recurso eletrônico]. Florianópolis : UDESC, 2020. Vol. 8, n. 17 (2020), p. 90-107.Literatura potencialEducação MatemáticaCriação literáriaPotential LiteratureMathematicsPhilosophies of DifferenceLiteratura PotencialMatemáticasFilosofías de la diferenciaRestrições matemáticas e criação literária : o paradoxo do pensamento da diferença na Literatura PotencialMathematical restrictions and literary creation : the paradox of difference thinking in Potential LiteratureRestricciones matemáticas y creación literaria : la paradoja del pensamiento de la diferencia en la Literatura Potencialinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001130162.pdf.txt001130162.pdf.txtExtracted Texttext/plain59708http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230910/2/001130162.pdf.txt9e54a5955b1e0a5c96c75bb9291bb33bMD52ORIGINAL001130162.pdfTexto completoapplication/pdf348042http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230910/1/001130162.pdfe4a770cf3c6708397e01a3ffc15f9109MD5110183/2309102022-04-20 04:55:16.366585oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230910Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:55:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Restrições matemáticas e criação literária : o paradoxo do pensamento da diferença na Literatura Potencial
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Mathematical restrictions and literary creation : the paradox of difference thinking in Potential Literature
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Restricciones matemáticas y creación literaria : la paradoja del pensamiento de la diferencia en la Literatura Potencial
title Restrições matemáticas e criação literária : o paradoxo do pensamento da diferença na Literatura Potencial
spellingShingle Restrições matemáticas e criação literária : o paradoxo do pensamento da diferença na Literatura Potencial
Pinheiro, Josaine de Moura
Literatura potencial
Educação Matemática
Criação literária
Potential Literature
Mathematics
Philosophies of Difference
Literatura Potencial
Matemáticas
Filosofías de la diferencia
title_short Restrições matemáticas e criação literária : o paradoxo do pensamento da diferença na Literatura Potencial
title_full Restrições matemáticas e criação literária : o paradoxo do pensamento da diferença na Literatura Potencial
title_fullStr Restrições matemáticas e criação literária : o paradoxo do pensamento da diferença na Literatura Potencial
title_full_unstemmed Restrições matemáticas e criação literária : o paradoxo do pensamento da diferença na Literatura Potencial
title_sort Restrições matemáticas e criação literária : o paradoxo do pensamento da diferença na Literatura Potencial
author Pinheiro, Josaine de Moura
author_facet Pinheiro, Josaine de Moura
Santos, Suelen Assunção
author_role author
author2 Santos, Suelen Assunção
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Josaine de Moura
Santos, Suelen Assunção
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura potencial
Educação Matemática
Criação literária
topic Literatura potencial
Educação Matemática
Criação literária
Potential Literature
Mathematics
Philosophies of Difference
Literatura Potencial
Matemáticas
Filosofías de la diferencia
dc.subject.eng.fl_str_mv Potential Literature
Mathematics
Philosophies of Difference
dc.subject.spa.fl_str_mv Literatura Potencial
Matemáticas
Filosofías de la diferencia
description É contemporânea nossa necessidade de pensar no modo como a matemática e a Educação Matemática podem ser perspectivadas pelas filosofias da diferença e, por meio desse texto, pretendemos mostrar a força do pensamento da diferença na Literatura Potencial. A Literatura Potencial, produzida pelo grupo OuLiPo, propõe o uso de restrições matemáticas para produção de seus textos. A matemática, nesse sentido, funciona como matéria de criação literária, sendo que a Literatura Potencial deve ser percebida como um paradoxo: ao mesmo tempo que restringe por meio da matemática, multiplica as possibilidades de criação de escrita e de sentidos. O caminho investigativo frente à Literatura Potencial se fez em três tempos: i) o estudo do livro OULIPO: ejercicios de literatura potencial (Queneau et.al., 2016); ii) revisão de literatura no Repositório Digital Lume da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; iii) proposta de exercícios matemático-literários. Sobre i) OuLiPo (Oficina de Literatura Potencial) é um grupo de escritores que objetivam fazer literatura não espontânea. Esse grupo vai na contramão do movimento Surrealista que é movido pela inspiração. Sobre ii) A revisão de literatura buscou no Repositório Digital Lume da UFRGS pesquisas que relacionassem matemática e literatura. Encontramos cinco pesquisas. Sobre iii) Descrevemos alguns exercícios matemático-literários para exemplificar uma das tendências da Literatura Potencial: o anulipismo, que trabalha a partir de obras já escritas para realizar as produções textuais com restrições matemáticas. Esses exercícios poderão impulsionar futuras práticas pedagógicas para a Educação Matemática.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-19T04:23:30Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/230910
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2357-724X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001130162
identifier_str_mv 2357-724X
001130162
url http://hdl.handle.net/10183/230910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Boletim online de Educação Matemática [recurso eletrônico]. Florianópolis : UDESC, 2020. Vol. 8, n. 17 (2020), p. 90-107.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230910/2/001130162.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230910/1/001130162.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9e54a5955b1e0a5c96c75bb9291bb33b
e4a770cf3c6708397e01a3ffc15f9109
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225039415083008