Risk factors for cognitive, motor and language development of preterm children in the first year of life
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/270715 |
Resumo: | Objetivo: Investigar longitudinalmente os fatores de risco no desenvolvimento cognitivo, motor e de linguagem de prematuros. Métodos: Participaram 33 crianças prematuras avaliadas aos quatro, oito e 12 meses de idade corrigida, com as escalas Bayley III. Os pais completaram questionários referentes às oportunidades do lar, práticas e conhecimento parentais. Resultados: Associações significantes foram encontradas: (1) aos quatro meses, entre os escores cognitivos e renda familiar, variedade de estímulos, disponibilidade de brinquedos, práticas e conhecimento parental; e linguagem e motor com conhecimento parental; (2) aos oito meses, entre os escores cognitivos e tempo de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), idade gestacional, peso ao nascer, brinquedos e conhecimento parental; linguagem e brinquedos; e motor e brinquedos e conhecimento parental; (3) aos 12 meses, entre os escores cognitivos com o tempo de UTI, renda, meses de amamentação, brinquedos e conhecimento parental; linguagem e renda e brinquedos; e motor e idade gestacional, tempo de UTI, renda, estimulação, brinquedos e conhecimento parental. Análises de regressão indicaram que: para o desenvolvimento (1) cognitivo, a variedade de estímulos explicou 72% da variância do modelo aos quatro meses; o tempo de UTI explicou 67 e 43% aos oito e 12 meses respectivamente, e o tempo de amamentação explicou 41% da variância do modelo aos 12 meses; (2) para o desenvolvimento da linguagem, a renda familiar explicou 42% da variância do modelo aos 12 meses; e para o desenvolvimento (3) motor, o tempo de UTI explicou 80% da variância do modelo aos 12 meses. Conclusões: O desenvolvimento no primeiro ano de vida não é explicado apenas pela gravidade ao nascer e pelas morbidades clínicas associadas, mas também pelas práticas parentais. |
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Hass, Júlia VicentePanceri, CarolinaProcianoy, Renato SoibelmannSilveira, Rita de Cássia dos SantosValentini, Nadia Cristina2024-01-09T03:35:30Z20210103-0582http://hdl.handle.net/10183/270715001186193Objetivo: Investigar longitudinalmente os fatores de risco no desenvolvimento cognitivo, motor e de linguagem de prematuros. Métodos: Participaram 33 crianças prematuras avaliadas aos quatro, oito e 12 meses de idade corrigida, com as escalas Bayley III. Os pais completaram questionários referentes às oportunidades do lar, práticas e conhecimento parentais. Resultados: Associações significantes foram encontradas: (1) aos quatro meses, entre os escores cognitivos e renda familiar, variedade de estímulos, disponibilidade de brinquedos, práticas e conhecimento parental; e linguagem e motor com conhecimento parental; (2) aos oito meses, entre os escores cognitivos e tempo de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), idade gestacional, peso ao nascer, brinquedos e conhecimento parental; linguagem e brinquedos; e motor e brinquedos e conhecimento parental; (3) aos 12 meses, entre os escores cognitivos com o tempo de UTI, renda, meses de amamentação, brinquedos e conhecimento parental; linguagem e renda e brinquedos; e motor e idade gestacional, tempo de UTI, renda, estimulação, brinquedos e conhecimento parental. Análises de regressão indicaram que: para o desenvolvimento (1) cognitivo, a variedade de estímulos explicou 72% da variância do modelo aos quatro meses; o tempo de UTI explicou 67 e 43% aos oito e 12 meses respectivamente, e o tempo de amamentação explicou 41% da variância do modelo aos 12 meses; (2) para o desenvolvimento da linguagem, a renda familiar explicou 42% da variância do modelo aos 12 meses; e para o desenvolvimento (3) motor, o tempo de UTI explicou 80% da variância do modelo aos 12 meses. Conclusões: O desenvolvimento no primeiro ano de vida não é explicado apenas pela gravidade ao nascer e pelas morbidades clínicas associadas, mas também pelas práticas parentais.Objective: To perform a longitudinal investigation of risk factors in premature infants’ cognitive, motor, and language development. Methods: Thirty-three preterm infants were assessed at 4, 8, and 12 months of corrected age, using the Bayley-III Scales. Parents completed questionnaires regarding development opportunities at home, parenting practices and knowledge. Results: Significant associations were found (1) at 4-months between cognitive scores and family income, variety of stimuli, availability of toys, parenting practices and knowledge; language and parenting practices; and motor skills and parenting practices; (2) at 8-months between cognitive score and length of stay in the Neonatal Intensive Care Unit (NICU), gestational age, birth weight, toys, and parenting knowledge; language and toys; and motor skills and toys and parenting knowledge; (3) at 12-months between cognitive scores and length of stay in the NICU, family income, breastfeeding, toys, and parenting knowledge; language and income and toys; and motor scores and length of stay in the NICU, gestational age, income, stimuli, toys, and parenting knowledge. Regression analyses indicated that: for (1) cognitive development, stimulus variety explained 72% of the model variance at 4 months of age; time at the NICU explained 67 and 43% at 8 and 12 months of age, respectively, and breastfeeding time explained 41% of the model variance at 12 months; (2) for language development, family income explained 42% of the model variance at 12 months; and for motor development (3), time at the NICU explained 80% of the model variance at 12 months. Conclusions: The development over the first year of life is not explained by the severity of birth conditions and associated morbidities only, but also by parenting practices.application/pdfporRevista paulista de pediatria. São Paulo. Vol. 41, e2021165, (2023), p. 1-11.Nascimento prematuroDesenvolvimento infantilFatores de riscoDestreza motoraCogniçãoDesenvolvimento da linguagemPreterm birthChild developmentDevelopmental disabilityRisk factors for cognitive, motor and language development of preterm children in the first year of lifeFatores de risco para o desenvolvimento cognitivo, motor e de linguagem ao longo do primeiro ano de vida de crianças nascidas prematuras info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001186193.pdf.txt001186193.pdf.txtExtracted Texttext/plain52167http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270715/2/001186193.pdf.txt5df9a34d57e7f52a07f160ab8381cc3cMD52ORIGINAL001186193.pdfTexto completo (inglês)application/pdf362892http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270715/1/001186193.pdfeedf13992b45aa436b59d149a071088bMD5110183/2707152024-10-13 06:43:51.931457oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270715Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-10-13T09:43:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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