O uso das técnicas de Storytelling no processo de Character Design
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/234093 |
Resumo: | O ponto mais importante para os jogos digitais é a experiência do jogador. Existem diversos fatores que influenciam essa experiência, como a interatividade e a imersão, que, além de impactar a experiência são dois dos elementos responsáveis por transformar o jogador em mais do que apenas um espectador. Uma maneira de melhorar o resultado da experiência é potencializar o nível de imersão, que, por sua vez, pode ser aumentado através da criação de um vínculo emocional entre jogo e jogador. Nesse momento a importância dos personagens do jogo se faz presente, uma vez que o personagem jogável frequentemente é o primeiro e, dependendo do caso, mais efetivo ponto de contato entre jogo e jogador, sendo capaz de criar uma ligação afetiva a partir da identificação. Sendo assim, o ponto central deste trabalho é o processo de Character Design , pois acredita-se que apenas um projeto de criação rico e aprofundado torna possível o desenvolvimento de um personagem capaz de gerar um vínculo emocional com o jogador. Ao utilizar o Storytelling, pretende-se criar personagens que consigam traduzir visualmente diversas características internas, elevando suas cargas simbólicas e almejando a identificação entre público e personagens. O projeto contará com a adaptação de métodos da Pixar e do artista Aaron Blaise, aliando características físicas e psicológicas dos personagens e procurando aplicá-las em equilíbrio no processo de Character Design . Dessa forma, busca-se o enriquecimento do desenvolvimento de personagens, a partir do uso do Storytelling, para que o vínculo entre jogo e jogador se crie naturalmente, atingindo o objetivo final de um jogo ao ser capaz de proporcionar uma experiência única para o jogador. |
id |
UFRGS-2_6d306aee68186ee5f3722c1482d0f547 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234093 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fochesatto, Laykor GrossSoares, Leônidas Garcia2022-01-15T04:48:49Z2018http://hdl.handle.net/10183/234093001091506O ponto mais importante para os jogos digitais é a experiência do jogador. Existem diversos fatores que influenciam essa experiência, como a interatividade e a imersão, que, além de impactar a experiência são dois dos elementos responsáveis por transformar o jogador em mais do que apenas um espectador. Uma maneira de melhorar o resultado da experiência é potencializar o nível de imersão, que, por sua vez, pode ser aumentado através da criação de um vínculo emocional entre jogo e jogador. Nesse momento a importância dos personagens do jogo se faz presente, uma vez que o personagem jogável frequentemente é o primeiro e, dependendo do caso, mais efetivo ponto de contato entre jogo e jogador, sendo capaz de criar uma ligação afetiva a partir da identificação. Sendo assim, o ponto central deste trabalho é o processo de Character Design , pois acredita-se que apenas um projeto de criação rico e aprofundado torna possível o desenvolvimento de um personagem capaz de gerar um vínculo emocional com o jogador. Ao utilizar o Storytelling, pretende-se criar personagens que consigam traduzir visualmente diversas características internas, elevando suas cargas simbólicas e almejando a identificação entre público e personagens. O projeto contará com a adaptação de métodos da Pixar e do artista Aaron Blaise, aliando características físicas e psicológicas dos personagens e procurando aplicá-las em equilíbrio no processo de Character Design . Dessa forma, busca-se o enriquecimento do desenvolvimento de personagens, a partir do uso do Storytelling, para que o vínculo entre jogo e jogador se crie naturalmente, atingindo o objetivo final de um jogo ao ser capaz de proporcionar uma experiência única para o jogador.The most important point for digital games is the player experience. There are several factors that influence this experience, such as interactivity and immersion, which, in addition to impacting the experience, are two of the responsible elements for turning the player into more than just a spectator. One way to improve the experience outcome is boosting the immersion level, which can be increased by creating an emotional bond between game and player. In this moment the importance of the characters of the game becomes present, since the playable character is often the first and, depending on the case, the more effective point of contact between game and player, being able to create an affective bond through identification. Therefore, the central point of this work is the Character Design process, because it is believed that only a rich and in-depth creation project turns possible the development of a character capable of generating an emotional bond with the player. Using the Storytelling, it is intended to create characters that can visually translate various internal characteristics, increasing their symbolic loads and seeking the identification between the audience and the characters. The project will feature the adaptation of the methods of Pixar and illustrator Aaron Blaise, allying physical and psychological characteristics of the characters, seeking to apply them in balance in the process of Character Design. Thus, it's sought the enrichment of the character creation, from the use of Storytelling, so that the bond between game and player is created naturally, reaching the final goal of a game which is being able to provide a unique experience for the player.application/pdfporDesign gráficoPersonagemCharacterStorytellingCharacter DesignO uso das técnicas de Storytelling no processo de Character Designinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2018Design Visualgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001091506.pdf.txt001091506.pdf.txtExtracted Texttext/plain114416http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234093/2/001091506.pdf.txtc35b468a987bdd83df08baa074ed5ccfMD52ORIGINAL001091506.pdfTexto completoapplication/pdf12224164http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234093/1/001091506.pdf8ee5e357bfac6018134cc47bf583b1deMD5110183/2340932022-02-22 04:59:05.373279oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234093Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T07:59:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso das técnicas de Storytelling no processo de Character Design |
title |
O uso das técnicas de Storytelling no processo de Character Design |
spellingShingle |
O uso das técnicas de Storytelling no processo de Character Design Fochesatto, Laykor Gross Design gráfico Personagem Character Storytelling Character Design |
title_short |
O uso das técnicas de Storytelling no processo de Character Design |
title_full |
O uso das técnicas de Storytelling no processo de Character Design |
title_fullStr |
O uso das técnicas de Storytelling no processo de Character Design |
title_full_unstemmed |
O uso das técnicas de Storytelling no processo de Character Design |
title_sort |
O uso das técnicas de Storytelling no processo de Character Design |
author |
Fochesatto, Laykor Gross |
author_facet |
Fochesatto, Laykor Gross |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fochesatto, Laykor Gross |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Soares, Leônidas Garcia |
contributor_str_mv |
Soares, Leônidas Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design gráfico Personagem |
topic |
Design gráfico Personagem Character Storytelling Character Design |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Character Storytelling Character Design |
description |
O ponto mais importante para os jogos digitais é a experiência do jogador. Existem diversos fatores que influenciam essa experiência, como a interatividade e a imersão, que, além de impactar a experiência são dois dos elementos responsáveis por transformar o jogador em mais do que apenas um espectador. Uma maneira de melhorar o resultado da experiência é potencializar o nível de imersão, que, por sua vez, pode ser aumentado através da criação de um vínculo emocional entre jogo e jogador. Nesse momento a importância dos personagens do jogo se faz presente, uma vez que o personagem jogável frequentemente é o primeiro e, dependendo do caso, mais efetivo ponto de contato entre jogo e jogador, sendo capaz de criar uma ligação afetiva a partir da identificação. Sendo assim, o ponto central deste trabalho é o processo de Character Design , pois acredita-se que apenas um projeto de criação rico e aprofundado torna possível o desenvolvimento de um personagem capaz de gerar um vínculo emocional com o jogador. Ao utilizar o Storytelling, pretende-se criar personagens que consigam traduzir visualmente diversas características internas, elevando suas cargas simbólicas e almejando a identificação entre público e personagens. O projeto contará com a adaptação de métodos da Pixar e do artista Aaron Blaise, aliando características físicas e psicológicas dos personagens e procurando aplicá-las em equilíbrio no processo de Character Design . Dessa forma, busca-se o enriquecimento do desenvolvimento de personagens, a partir do uso do Storytelling, para que o vínculo entre jogo e jogador se crie naturalmente, atingindo o objetivo final de um jogo ao ser capaz de proporcionar uma experiência única para o jogador. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-01-15T04:48:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/234093 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001091506 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/234093 |
identifier_str_mv |
001091506 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234093/2/001091506.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234093/1/001091506.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c35b468a987bdd83df08baa074ed5ccf 8ee5e357bfac6018134cc47bf583b1de |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224617719758848 |