Proposta de educação ambiental para alunos dos anos finais do ensino fundamental: o caso do Arroio Barnabé, Gravataí-RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gérson Brezola
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/178775
Resumo: A Geografia no seu mais vasto campo de estudo sobre o espaço e suas dinâmicas naturais, ou da intervenção humana, possibilita além da compreensão dos fenômenos naturais e sociais um olhar ecológico que traz lições para o futuro com a meta de solucionar os problemas globais de conservação do meio ambiente. Nesse sentido, a poluição atmosférica, das águas e dos solos, que tanto afeta a qualidade de vida do homem, é objeto de permanente preocupação da ciência geográfica. Nosso ponto de partida foi a investigação através de trabalho de campo, para constatar o quanto as normas ambientais estão sendo desrespeitadas. Hoje em plena era da cibernética e da tecnologia, tendemos a relegar ensinamentos passados em prol de uma atitude imediatista e descartável. A qualidade de vida do homem e seu meio ambiente, cada vez mais, são afetados por substâncias tóxicas e materiais poluentes, ocasionando consequências desastrosas que podem surpreender a atual e as futuras gerações, independente de classe social, profissão, credo ou nacionalidade, pois os problemas ambientais atingem a todos. Partindo de pressupostos que dão importância à Educação Ambiental em seus mais diversos aspectos, nos propusemos a trabalhar em sala de aula e em saída de campo com alunos de séries finais do ensino fundamental, ou seja, duas turmas do oitavo ano da Escola Estadual de Ensino Médio José Maurício – Gravataí-RS Através de um estudo de caso, o Arroio Barnabé, foi possível propor uma atividade de educação ambiental vinculada ao ensino de Geografia, que exigiu um planejamento pedagógico, onde os conceitos geográficos (bacia hidrográfica, vazão, inundação/enchente, mata ciliar, sedimentos, erosão, assoreamento, ocupação da terra e Área de Preservação Permanente - APP) foram abordados e discutidos primeiramente em sala de aula, através de uma atividade de pré-campo. )Aplicou-se um questionário, que remetia a problemas ambientais do Arroio Barnabé, abordava os conceitos/ideias de água/recursos hídrico e saneamento básico, além de solicitar a confecção de um mapa mental do Arroio Barnabé e seus atributos. Já, em campo, usaram-se todos os meios de captação da paisagem, ou seja, o que foi trabalhado em aula e a percepção no trabalho de campo, para que os alunos reconhecessem a área e pudessem analisar e refletir sobre os elementos que tornam o Rio Gravataí, o mais poluído (principalmente pelo lançamento de esgoto doméstico sem tratamento) do Estado, do qual o Arroio Barnabé é um dos afluentes. Foram solicitadas amostras de água e de solo em determinados pontos, para futura análise e, logo em seguida, no pós-campo foi solicitado um relatório individual ou em grupo, que posteriormente foi apresentado pelos alunos. Com isto a ideia de estimular a Educação Ambiental no ensino de Geografia com base nos conceitos geográficos e práticas de campo foi alcançada, pois estimulou-se uma nova percepção e reflexão dos alunos acerca dos problemas ambientais da área e também incentivou-se a produção e difusão de material didático elaborado por eles a partir de suas experiências de campo.
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A qualidade de vida do homem e seu meio ambiente, cada vez mais, são afetados por substâncias tóxicas e materiais poluentes, ocasionando consequências desastrosas que podem surpreender a atual e as futuras gerações, independente de classe social, profissão, credo ou nacionalidade, pois os problemas ambientais atingem a todos. Partindo de pressupostos que dão importância à Educação Ambiental em seus mais diversos aspectos, nos propusemos a trabalhar em sala de aula e em saída de campo com alunos de séries finais do ensino fundamental, ou seja, duas turmas do oitavo ano da Escola Estadual de Ensino Médio José Maurício – Gravataí-RS Através de um estudo de caso, o Arroio Barnabé, foi possível propor uma atividade de educação ambiental vinculada ao ensino de Geografia, que exigiu um planejamento pedagógico, onde os conceitos geográficos (bacia hidrográfica, vazão, inundação/enchente, mata ciliar, sedimentos, erosão, assoreamento, ocupação da terra e Área de Preservação Permanente - APP) foram abordados e discutidos primeiramente em sala de aula, através de uma atividade de pré-campo. )Aplicou-se um questionário, que remetia a problemas ambientais do Arroio Barnabé, abordava os conceitos/ideias de água/recursos hídrico e saneamento básico, além de solicitar a confecção de um mapa mental do Arroio Barnabé e seus atributos. Já, em campo, usaram-se todos os meios de captação da paisagem, ou seja, o que foi trabalhado em aula e a percepção no trabalho de campo, para que os alunos reconhecessem a área e pudessem analisar e refletir sobre os elementos que tornam o Rio Gravataí, o mais poluído (principalmente pelo lançamento de esgoto doméstico sem tratamento) do Estado, do qual o Arroio Barnabé é um dos afluentes. Foram solicitadas amostras de água e de solo em determinados pontos, para futura análise e, logo em seguida, no pós-campo foi solicitado um relatório individual ou em grupo, que posteriormente foi apresentado pelos alunos. Com isto a ideia de estimular a Educação Ambiental no ensino de Geografia com base nos conceitos geográficos e práticas de campo foi alcançada, pois estimulou-se uma nova percepção e reflexão dos alunos acerca dos problemas ambientais da área e também incentivou-se a produção e difusão de material didático elaborado por eles a partir de suas experiências de campo.Geography is a wider field of study of space and its natural dynamics, or of human intervention, makes possible beyond the understanding of natural and social phenomena an ecological view that brings lessons for the future with the goal of solving the global problems of conservation the environment. In this sense, the air, water and soil pollution, which affects the quality of life of man, is a permanent concern of geographical science. Our starting point was the investigation through fieldwork, to see how much environmental standards are being disregarded. Today in the era of cybernetics and technology, we tend to relegate past teachings to an immediate and disposable attitude. The quality of life of man and his environment, increasingly, are affected by toxic substances and polluting materials, causing disastrous consequences that may surprise current and future generations, regardless of social class, profession, creed or nationality. environmental problems affect everyone Based on assumptions that give importance to Environmental Education in its most diverse aspects, we proposed to work in the classroom and in the field with students from the final series of elementary education, that is, two classes of the eighth year of the State School of Education Through a case study, Barnabé Stream, it was possible to propose an environmental education activity linked to the teaching of Geography, which required pedagogical planning, where the geographic concepts (river basin, flow, flood / flooding, riparian forest, sediments, erosion, siltation, land use and Permanent Preservation Area - APP) were first approached and discussed in the classroom, through a pre-field activity. A questionnaire was applied, which referred to the environmental problems of Barnabé Stream, addressed the concepts / ideas of water / water resources and basic sanitation, besides requesting the creation of a mental map of Barnabé Stream and its attributes. Already, in the field, all the means of capturing the landscape were used, that is, what was worked in class and the perception in the field work, so that the students recognized the area and could analyze and reflect on the elements that make the Gravataí River, the most polluted (mainly by the discharge of untreated domestic sewage) from the State, of which the Barnabé Stream is one of the tributaries. Samples of water and soil were requested at certain points for future analysis, and soon afterwards, an individual or group report was requested in the post-field, which was then presented by the students. With this, the idea of stimulating the Environmental Education in the teaching of Geography based on the geographical concepts and field practices was reached, since it stimulated a new perception and reflection of the students about the environmental problems of the area and also the production and diffusion of didactic material elaborated by them from their field experiences.application/pdfporConservação ambientalNormas ambientaisPratica de ensino de geografiaGravataí (RS)Environmental educationTeaching geographyBarnabé streamProposta de educação ambiental para alunos dos anos finais do ensino fundamental: o caso do Arroio Barnabé, Gravataí-RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2018Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001068248.pdf001068248.pdfTexto completoapplication/pdf3305663http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178775/1/001068248.pdfe8a0618b609be3c261600de34316258aMD51TEXT001068248.pdf.txt001068248.pdf.txtExtracted Texttext/plain53697http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178775/2/001068248.pdf.txtf9f7743081b9b882085c92e36ef40b11MD5210183/1787752019-09-29 03:45:40.390227oai:www.lume.ufrgs.br:10183/178775Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-29T06:45:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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