Percepções maternas sobre o tornar-se avó no contexto da gravidez na adolescência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/216150 |
Resumo: | O presente estudo objetivou conhecer as percepções de 12 mulheres na faixa etária dos 29 aos 55 anos sobre o processo de tornar-se avó no contexto da gravidez adolescente. As informações foram coletadas em quatro Unidades Básicas de um município do Interior do Rio Grande do Sul por meio de entrevistas semiestruturadas. As análises das informações basearam-se no modelo teórico da Grounded Theory. Os resultados evidenciaram que o momento de tornar-se avó foi permeado por sentimentos e pensamentos negativos e positivos. As participantes não imaginavam que seriam avó neste momento de suas vidas. Para elas, ser avó é ser uma segunda mãe da criança. Ressalta-se a necessidade de maior atenção aos familiares envolvidos no contexto da gravidez adolescente, o que pode contribuir para entendimento da dinâmica familiar dos adolescentes, aspecto importante no planejamento, controle e execução de programas e intervenções de prevenção à gravidez na adolescência e estímulo da participação dos pais nas ações e orientações relativas a conversar sobre sexualidade nesta fase da vida. Sugere-se a realização de estudos com a percepção das avós maternas e paternas, bem como os avôs maternos e paternos no contexto da gravidez adolescente. |
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Deus, Meiridiane Domingues deDias, Ana Cristina Garcia2020-12-05T04:27:50Z20201808-4281http://hdl.handle.net/10183/216150001118943O presente estudo objetivou conhecer as percepções de 12 mulheres na faixa etária dos 29 aos 55 anos sobre o processo de tornar-se avó no contexto da gravidez adolescente. As informações foram coletadas em quatro Unidades Básicas de um município do Interior do Rio Grande do Sul por meio de entrevistas semiestruturadas. As análises das informações basearam-se no modelo teórico da Grounded Theory. Os resultados evidenciaram que o momento de tornar-se avó foi permeado por sentimentos e pensamentos negativos e positivos. As participantes não imaginavam que seriam avó neste momento de suas vidas. Para elas, ser avó é ser uma segunda mãe da criança. Ressalta-se a necessidade de maior atenção aos familiares envolvidos no contexto da gravidez adolescente, o que pode contribuir para entendimento da dinâmica familiar dos adolescentes, aspecto importante no planejamento, controle e execução de programas e intervenções de prevenção à gravidez na adolescência e estímulo da participação dos pais nas ações e orientações relativas a conversar sobre sexualidade nesta fase da vida. Sugere-se a realização de estudos com a percepção das avós maternas e paternas, bem como os avôs maternos e paternos no contexto da gravidez adolescente.This study aimed to acknowledge the perceptions of 12 women in the age group of 29 to 55 years old about the process of becoming a grandmother in the context of teenage pregnancy. Information was collected in four Primary Healthcare Centers in an inland town of Rio Grande do Sul, Brazil, through semi-structured interviews. Data analysis was based on the theoretical model of Grounded Theory. Results showed that the moment of becoming a grandmother was filled of negative and positive feelings and thoughts. Participants have not conceived being grandmothers at this point of their lives. For them, being a grandmother is like being a second mother of the child. It is highlighted the need for greater attention to family members involved in the context of teenage pregnancy, which might contribute to comprehend the family dynamics of adolescents, an important aspect in planning, control and execution of programs and interventions to prevent teenage pregnancy and stimulate parental involvement in actions and guidelines for discussing sexuality at this stage of life. For further studies, it is suggested the investigation of maternal and paternal grandparents perceptions in the context of teenage pregnancy.Esta investigación buscó conocer las percepciones de 12 mujeres entre 29 a 55 años sobre el proceso de volverse abuela en el contexto del embarazo adolescente. Las informaciones fueron recogidas en cuatro Centros de Salud Primaria de una ciudad del interior de la provincia de Rio Grande do Sul, Brasil, a través de entrevistas semiestructuradas. El análisis de las informaciones se fundamentó en el modelo teórico de la Teoría Fundamentada. Los resultados indican que el momento de volverse abuela fue enredado por sentimientos y pensamientos negativos y positivos. Las participantes no imaginaban que iban a ser abuelas en este momento de sus vidas. Para ellas, ser abuela es ser una segunda madre del niño. Se subraya la necesidad de una mayor atención a los familiares involucrados en el contexto del embarazo adolescente, lo que puede contribuir a la comprensión de la dinámica familiar de los adolescentes, aspecto importante a la planificación, control y ejecución de programas e intervenciones de prevención al embarazo adolescente y estímulo de la participación de los padres en acciones y orientaciones con relación al dialogar sobre sexualidad con adolescentes. Se sugiere la realización de estudios sobre la percepción de abuelas y abuelos maternos y paternos en el contexto del embarazo adolescente.application/pdfporEstudos e Pesquisas em Psicologia. Rio de Janeiro. Vol. 20, n. 1 (jan. /abr. 2020), p. 231-250.AvósPercepção socialGravidez na adolescênciaEstágios de desenvolvimentoMulheresGrandmotherAdolescent pregnancyGrounded theoryAbuelasEmbarazo en la adolescenciaTeoría fundamentadaPercepções maternas sobre o tornar-se avó no contexto da gravidez na adolescênciaMaternal perceptions about becoming grandmother in the context of teenage pregnancy Percepciones maternas acerca del volverse abuela en el contexto del embarazo en la adolescencia info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001118943.pdf.txt001118943.pdf.txtExtracted Texttext/plain53916http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216150/2/001118943.pdf.txtb3a1b9097966c736ad8ea412c0f8473cMD52ORIGINAL001118943.pdfTexto completoapplication/pdf188827http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216150/1/001118943.pdf747d63fefd2230e517a40fb14579a62bMD5110183/2161502020-12-06 05:11:53.930385oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216150Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-12-06T07:11:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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