Diagnóstico participativo de riscos (DeParis) aplicado ao ambiente de trabalho dos docentes de uma instituição federal de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rodolfo Benedito Zattar da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Amaral, Fernando Goncalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/195056
Resumo: O ambiente de trabalho dos docentes em instituições públicas de ensino superior é caracterizado por diversos fatores de riscos que podem provocar danos à saúde e integridade física destes profissionais. Estes fatores têm origem, na grande maioria dos casos, na execução das atividades em instalações físicas inadequadas, seja pelo funcionamento em espaços provisórios, ou até mesmo pela ausência de manutenções periódicas nos prédios e equipamentos. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo fazer uso do método DeParis para identificar, analisar e propor ações para eliminação e/ou minimização dos riscos existentes no ambiente de trabalho dos docentes de uma instituição federal de ensino superior. Para isto, alguns profissionais foram envolvidos de forma participativa no processo, auxiliando na análise do ambiente de trabalho e na identificação dos riscos. Com os resultados obtidos constatou-se que a metodologia utilizada se mostrou eficaz na identificação e análise de condições satisfatórias, das que precisam ser melhoradas e insatisfatórias, bem como na proposição de ações com responsáveis e prazos para suas conclusões, visando proporcionar um ambiente de trabalho com melhores condições para os docentes realizarem suas atividades.
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spelling Silva, Rodolfo Benedito Zattar daAmaral, Fernando Goncalves2019-06-05T02:33:12Z20181808-0448http://hdl.handle.net/10183/195056001092537O ambiente de trabalho dos docentes em instituições públicas de ensino superior é caracterizado por diversos fatores de riscos que podem provocar danos à saúde e integridade física destes profissionais. Estes fatores têm origem, na grande maioria dos casos, na execução das atividades em instalações físicas inadequadas, seja pelo funcionamento em espaços provisórios, ou até mesmo pela ausência de manutenções periódicas nos prédios e equipamentos. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo fazer uso do método DeParis para identificar, analisar e propor ações para eliminação e/ou minimização dos riscos existentes no ambiente de trabalho dos docentes de uma instituição federal de ensino superior. Para isto, alguns profissionais foram envolvidos de forma participativa no processo, auxiliando na análise do ambiente de trabalho e na identificação dos riscos. Com os resultados obtidos constatou-se que a metodologia utilizada se mostrou eficaz na identificação e análise de condições satisfatórias, das que precisam ser melhoradas e insatisfatórias, bem como na proposição de ações com responsáveis e prazos para suas conclusões, visando proporcionar um ambiente de trabalho com melhores condições para os docentes realizarem suas atividades.The working environment of professors in public higher education institutions involves several risk factors that can cause harm to the health and physical integrity of these professionals. These factors are mostly caused by the execution of activities under inadequate physical facilities, either by working in temporary spaces, or even by the absence of periodic maintenance in buildings and equipment. The aim of this study is to make use of the DeParis method to identify, analyze and propose actions that eliminate or minimize risks in the working environment of the teaching staff in a federal higher education institution. Therefore, some professionals participated in the process by evaluating their working environment and the related risks. The obtained results showed that the methodology approached was effective in identifying and analyzing the satisfactory conditions, those that needs improvement, and the unsatisfactory conditions, as well as it was effective in proposing actions with achievable deadlines in order to provide a better working environment for the teaching staff to perform their activities.application/pdfporRevista Gestão Industrial [recurso eletrônico]. Curitiba. Vol. 14, n. 4 (2018), p. 103-123Fatores de riscoAmbiente de trabalhoAnálise de riscoWorking environmentRisk identificationDeParisDiagnóstico participativo de riscos (DeParis) aplicado ao ambiente de trabalho dos docentes de uma instituição federal de ensino superiorParticipative risk screening (DeParis) applied to the working environment of teaching staff in a federal higher education institution info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001092537.pdf.txt001092537.pdf.txtExtracted Texttext/plain44634http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195056/2/001092537.pdf.txte28a9603f2e1590a6fc20bc966334d8eMD52ORIGINAL001092537.pdfTexto completoapplication/pdf1789264http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195056/1/001092537.pdf3c9cea2756786894420cc9428befb5abMD5110183/1950562023-01-27 06:03:59.38455oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195056Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-27T08:03:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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