Atividade coletiva de modelagem durante o treinamento de exame gastroenterológico em um hospital universitário brasileiro : uma análise sócio-cognitiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vidal, Mário César Rodriguez
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Alvear, Celso, Oliveira, Paulo Antonio Barros, Benchekroun, Tahar Hakim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/19544
Resumo: Neste trabalho é apresentada uma teoria da atividade cognitiva coletiva em contexto de complexidade, bem como uma metodologia fundamentada para sua modelagem, respectivamente: as situações progressivas de atividade coletiva e a análise sócio-cognitiva de espaços de cooperação proximal. O campo empírico deste estudo foi o o exame gastroenterológico de vídeo-colângiopancreatografia retro-endoscópica (VCPR). A tecnologia médica empregada para este exame complementar e terapêutico foi concebida unicamente para as finalidades hospitalares e vem sendo empregada, também, para a formação dos futuros médicos nesta especialidade. Em consequência, a análise da situação real revela uma série de regulações e ajustes formando um sistema acoplado que pode ser modelado como uma situação progressiva de atividade coletiva. Apresentamos aqui a modelagem do papel dinâmico de cada agente no coletivo, formando uma rede cooperativa de exame-formação. Os achados deste estudo apontam para que a rede coletiva se baseia em interações no subsistema pessoa-pessoa desta realidade sócio-técnica. Algumas orientações visando o desenvolvimento tecnológico rumo a virtualização deste exame, para fins de formação, bem como da correção possível da situação atual de exame-formação complementam o estudo.
id UFRGS-2_6d9ed4a7e20ece02ead2c1f79834cbb0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19544
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vidal, Mário César RodriguezAlvear, CelsoOliveira, Paulo Antonio BarrosBenchekroun, Tahar Hakim2010-04-16T09:10:34Z2002http://hdl.handle.net/10183/19544000333161Neste trabalho é apresentada uma teoria da atividade cognitiva coletiva em contexto de complexidade, bem como uma metodologia fundamentada para sua modelagem, respectivamente: as situações progressivas de atividade coletiva e a análise sócio-cognitiva de espaços de cooperação proximal. O campo empírico deste estudo foi o o exame gastroenterológico de vídeo-colângiopancreatografia retro-endoscópica (VCPR). A tecnologia médica empregada para este exame complementar e terapêutico foi concebida unicamente para as finalidades hospitalares e vem sendo empregada, também, para a formação dos futuros médicos nesta especialidade. Em consequência, a análise da situação real revela uma série de regulações e ajustes formando um sistema acoplado que pode ser modelado como uma situação progressiva de atividade coletiva. Apresentamos aqui a modelagem do papel dinâmico de cada agente no coletivo, formando uma rede cooperativa de exame-formação. Os achados deste estudo apontam para que a rede coletiva se baseia em interações no subsistema pessoa-pessoa desta realidade sócio-técnica. Algumas orientações visando o desenvolvimento tecnológico rumo a virtualização deste exame, para fins de formação, bem como da correção possível da situação atual de exame-formação complementam o estudo.In this paper we present a cognitive work approach, the proximal cooperation and its related methodological frame, the socio-cognitive analysis, applied in the development of learning devices to physicians´ training, the virtual medicine. The empirical field was the gastroenteritis examination of the papilla. The study was sited in a Brazilian university hospital. The used medical technology was developed taking into account only the clinical point of view, but not considering training perspectives. As a consequence the training process with this device is very poor, requiring the creation of ad-hoc soft joining systems. This joint system can be described as a collective cognition setting. It fulfils the needs of the learning process through a complex establishment. We shall model the the dynamic role of each agent in the collective, forming a cooperative learning network The finddings of this investigation indicate that the cooperative network is based in interactions which are not strongly situated in the people-system interaction that guides the design of actual and virtualised systems, but deeply in the people-people interaction. Hence, we made a set of annotations for future virtual learning devices in virtual medicine, according to those findings. We also establish recommendations upon the correction of the current technology for training, in a corrective perspective of ergonomics.application/pdfporAção ergonômica. Rio de Janeiro. Vol. 1, n. 3 (2002), p. 103-130Engenharia humanaEndoscopia do sistema digestórioCapacitação em serviçoRacionalização dos serviçosEducação médicaErgonomicsSocio-cognitionTrainingPhysicsComplexityAtividade coletiva de modelagem durante o treinamento de exame gastroenterológico em um hospital universitário brasileiro : uma análise sócio-cognitivainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000333161.pdf.txt000333161.pdf.txtExtracted Texttext/plain87630http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19544/2/000333161.pdf.txtec6de004727ea067728e8b1eabd8f204MD52ORIGINAL000333161.pdfTexto completoapplication/pdf240644http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19544/1/000333161.pdf1e8e5e6e65706928e8d5717247f08598MD5110183/195442023-10-06 03:41:42.281826oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19544Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-06T06:41:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atividade coletiva de modelagem durante o treinamento de exame gastroenterológico em um hospital universitário brasileiro : uma análise sócio-cognitiva
title Atividade coletiva de modelagem durante o treinamento de exame gastroenterológico em um hospital universitário brasileiro : uma análise sócio-cognitiva
spellingShingle Atividade coletiva de modelagem durante o treinamento de exame gastroenterológico em um hospital universitário brasileiro : uma análise sócio-cognitiva
Vidal, Mário César Rodriguez
Engenharia humana
Endoscopia do sistema digestório
Capacitação em serviço
Racionalização dos serviços
Educação médica
Ergonomics
Socio-cognition
Training
Physics
Complexity
title_short Atividade coletiva de modelagem durante o treinamento de exame gastroenterológico em um hospital universitário brasileiro : uma análise sócio-cognitiva
title_full Atividade coletiva de modelagem durante o treinamento de exame gastroenterológico em um hospital universitário brasileiro : uma análise sócio-cognitiva
title_fullStr Atividade coletiva de modelagem durante o treinamento de exame gastroenterológico em um hospital universitário brasileiro : uma análise sócio-cognitiva
title_full_unstemmed Atividade coletiva de modelagem durante o treinamento de exame gastroenterológico em um hospital universitário brasileiro : uma análise sócio-cognitiva
title_sort Atividade coletiva de modelagem durante o treinamento de exame gastroenterológico em um hospital universitário brasileiro : uma análise sócio-cognitiva
author Vidal, Mário César Rodriguez
author_facet Vidal, Mário César Rodriguez
Alvear, Celso
Oliveira, Paulo Antonio Barros
Benchekroun, Tahar Hakim
author_role author
author2 Alvear, Celso
Oliveira, Paulo Antonio Barros
Benchekroun, Tahar Hakim
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vidal, Mário César Rodriguez
Alvear, Celso
Oliveira, Paulo Antonio Barros
Benchekroun, Tahar Hakim
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia humana
Endoscopia do sistema digestório
Capacitação em serviço
Racionalização dos serviços
Educação médica
topic Engenharia humana
Endoscopia do sistema digestório
Capacitação em serviço
Racionalização dos serviços
Educação médica
Ergonomics
Socio-cognition
Training
Physics
Complexity
dc.subject.eng.fl_str_mv Ergonomics
Socio-cognition
Training
Physics
Complexity
description Neste trabalho é apresentada uma teoria da atividade cognitiva coletiva em contexto de complexidade, bem como uma metodologia fundamentada para sua modelagem, respectivamente: as situações progressivas de atividade coletiva e a análise sócio-cognitiva de espaços de cooperação proximal. O campo empírico deste estudo foi o o exame gastroenterológico de vídeo-colângiopancreatografia retro-endoscópica (VCPR). A tecnologia médica empregada para este exame complementar e terapêutico foi concebida unicamente para as finalidades hospitalares e vem sendo empregada, também, para a formação dos futuros médicos nesta especialidade. Em consequência, a análise da situação real revela uma série de regulações e ajustes formando um sistema acoplado que pode ser modelado como uma situação progressiva de atividade coletiva. Apresentamos aqui a modelagem do papel dinâmico de cada agente no coletivo, formando uma rede cooperativa de exame-formação. Os achados deste estudo apontam para que a rede coletiva se baseia em interações no subsistema pessoa-pessoa desta realidade sócio-técnica. Algumas orientações visando o desenvolvimento tecnológico rumo a virtualização deste exame, para fins de formação, bem como da correção possível da situação atual de exame-formação complementam o estudo.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-16T09:10:34Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/19544
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000333161
url http://hdl.handle.net/10183/19544
identifier_str_mv 000333161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ação ergonômica. Rio de Janeiro. Vol. 1, n. 3 (2002), p. 103-130
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19544/2/000333161.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19544/1/000333161.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ec6de004727ea067728e8b1eabd8f204
1e8e5e6e65706928e8d5717247f08598
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224702845255680