Atividade coletiva de modelagem durante o treinamento de exame gastroenterológico em um hospital universitário brasileiro : uma análise sócio-cognitiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/19544 |
Resumo: | Neste trabalho é apresentada uma teoria da atividade cognitiva coletiva em contexto de complexidade, bem como uma metodologia fundamentada para sua modelagem, respectivamente: as situações progressivas de atividade coletiva e a análise sócio-cognitiva de espaços de cooperação proximal. O campo empírico deste estudo foi o o exame gastroenterológico de vídeo-colângiopancreatografia retro-endoscópica (VCPR). A tecnologia médica empregada para este exame complementar e terapêutico foi concebida unicamente para as finalidades hospitalares e vem sendo empregada, também, para a formação dos futuros médicos nesta especialidade. Em consequência, a análise da situação real revela uma série de regulações e ajustes formando um sistema acoplado que pode ser modelado como uma situação progressiva de atividade coletiva. Apresentamos aqui a modelagem do papel dinâmico de cada agente no coletivo, formando uma rede cooperativa de exame-formação. Os achados deste estudo apontam para que a rede coletiva se baseia em interações no subsistema pessoa-pessoa desta realidade sócio-técnica. Algumas orientações visando o desenvolvimento tecnológico rumo a virtualização deste exame, para fins de formação, bem como da correção possível da situação atual de exame-formação complementam o estudo. |
id |
UFRGS-2_6d9ed4a7e20ece02ead2c1f79834cbb0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19544 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Vidal, Mário César RodriguezAlvear, CelsoOliveira, Paulo Antonio BarrosBenchekroun, Tahar Hakim2010-04-16T09:10:34Z2002http://hdl.handle.net/10183/19544000333161Neste trabalho é apresentada uma teoria da atividade cognitiva coletiva em contexto de complexidade, bem como uma metodologia fundamentada para sua modelagem, respectivamente: as situações progressivas de atividade coletiva e a análise sócio-cognitiva de espaços de cooperação proximal. O campo empírico deste estudo foi o o exame gastroenterológico de vídeo-colângiopancreatografia retro-endoscópica (VCPR). A tecnologia médica empregada para este exame complementar e terapêutico foi concebida unicamente para as finalidades hospitalares e vem sendo empregada, também, para a formação dos futuros médicos nesta especialidade. Em consequência, a análise da situação real revela uma série de regulações e ajustes formando um sistema acoplado que pode ser modelado como uma situação progressiva de atividade coletiva. Apresentamos aqui a modelagem do papel dinâmico de cada agente no coletivo, formando uma rede cooperativa de exame-formação. Os achados deste estudo apontam para que a rede coletiva se baseia em interações no subsistema pessoa-pessoa desta realidade sócio-técnica. Algumas orientações visando o desenvolvimento tecnológico rumo a virtualização deste exame, para fins de formação, bem como da correção possível da situação atual de exame-formação complementam o estudo.In this paper we present a cognitive work approach, the proximal cooperation and its related methodological frame, the socio-cognitive analysis, applied in the development of learning devices to physicians´ training, the virtual medicine. The empirical field was the gastroenteritis examination of the papilla. The study was sited in a Brazilian university hospital. The used medical technology was developed taking into account only the clinical point of view, but not considering training perspectives. As a consequence the training process with this device is very poor, requiring the creation of ad-hoc soft joining systems. This joint system can be described as a collective cognition setting. It fulfils the needs of the learning process through a complex establishment. We shall model the the dynamic role of each agent in the collective, forming a cooperative learning network The finddings of this investigation indicate that the cooperative network is based in interactions which are not strongly situated in the people-system interaction that guides the design of actual and virtualised systems, but deeply in the people-people interaction. Hence, we made a set of annotations for future virtual learning devices in virtual medicine, according to those findings. We also establish recommendations upon the correction of the current technology for training, in a corrective perspective of ergonomics.application/pdfporAção ergonômica. Rio de Janeiro. Vol. 1, n. 3 (2002), p. 103-130Engenharia humanaEndoscopia do sistema digestórioCapacitação em serviçoRacionalização dos serviçosEducação médicaErgonomicsSocio-cognitionTrainingPhysicsComplexityAtividade coletiva de modelagem durante o treinamento de exame gastroenterológico em um hospital universitário brasileiro : uma análise sócio-cognitivainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000333161.pdf.txt000333161.pdf.txtExtracted Texttext/plain87630http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19544/2/000333161.pdf.txtec6de004727ea067728e8b1eabd8f204MD52ORIGINAL000333161.pdfTexto completoapplication/pdf240644http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19544/1/000333161.pdf1e8e5e6e65706928e8d5717247f08598MD5110183/195442023-10-06 03:41:42.281826oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19544Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-06T06:41:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Atividade coletiva de modelagem durante o treinamento de exame gastroenterológico em um hospital universitário brasileiro : uma análise sócio-cognitiva |
title |
Atividade coletiva de modelagem durante o treinamento de exame gastroenterológico em um hospital universitário brasileiro : uma análise sócio-cognitiva |
spellingShingle |
Atividade coletiva de modelagem durante o treinamento de exame gastroenterológico em um hospital universitário brasileiro : uma análise sócio-cognitiva Vidal, Mário César Rodriguez Engenharia humana Endoscopia do sistema digestório Capacitação em serviço Racionalização dos serviços Educação médica Ergonomics Socio-cognition Training Physics Complexity |
title_short |
Atividade coletiva de modelagem durante o treinamento de exame gastroenterológico em um hospital universitário brasileiro : uma análise sócio-cognitiva |
title_full |
Atividade coletiva de modelagem durante o treinamento de exame gastroenterológico em um hospital universitário brasileiro : uma análise sócio-cognitiva |
title_fullStr |
Atividade coletiva de modelagem durante o treinamento de exame gastroenterológico em um hospital universitário brasileiro : uma análise sócio-cognitiva |
title_full_unstemmed |
Atividade coletiva de modelagem durante o treinamento de exame gastroenterológico em um hospital universitário brasileiro : uma análise sócio-cognitiva |
title_sort |
Atividade coletiva de modelagem durante o treinamento de exame gastroenterológico em um hospital universitário brasileiro : uma análise sócio-cognitiva |
author |
Vidal, Mário César Rodriguez |
author_facet |
Vidal, Mário César Rodriguez Alvear, Celso Oliveira, Paulo Antonio Barros Benchekroun, Tahar Hakim |
author_role |
author |
author2 |
Alvear, Celso Oliveira, Paulo Antonio Barros Benchekroun, Tahar Hakim |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vidal, Mário César Rodriguez Alvear, Celso Oliveira, Paulo Antonio Barros Benchekroun, Tahar Hakim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia humana Endoscopia do sistema digestório Capacitação em serviço Racionalização dos serviços Educação médica |
topic |
Engenharia humana Endoscopia do sistema digestório Capacitação em serviço Racionalização dos serviços Educação médica Ergonomics Socio-cognition Training Physics Complexity |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Ergonomics Socio-cognition Training Physics Complexity |
description |
Neste trabalho é apresentada uma teoria da atividade cognitiva coletiva em contexto de complexidade, bem como uma metodologia fundamentada para sua modelagem, respectivamente: as situações progressivas de atividade coletiva e a análise sócio-cognitiva de espaços de cooperação proximal. O campo empírico deste estudo foi o o exame gastroenterológico de vídeo-colângiopancreatografia retro-endoscópica (VCPR). A tecnologia médica empregada para este exame complementar e terapêutico foi concebida unicamente para as finalidades hospitalares e vem sendo empregada, também, para a formação dos futuros médicos nesta especialidade. Em consequência, a análise da situação real revela uma série de regulações e ajustes formando um sistema acoplado que pode ser modelado como uma situação progressiva de atividade coletiva. Apresentamos aqui a modelagem do papel dinâmico de cada agente no coletivo, formando uma rede cooperativa de exame-formação. Os achados deste estudo apontam para que a rede coletiva se baseia em interações no subsistema pessoa-pessoa desta realidade sócio-técnica. Algumas orientações visando o desenvolvimento tecnológico rumo a virtualização deste exame, para fins de formação, bem como da correção possível da situação atual de exame-formação complementam o estudo. |
publishDate |
2002 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2002 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-04-16T09:10:34Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/19544 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000333161 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/19544 |
identifier_str_mv |
000333161 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Ação ergonômica. Rio de Janeiro. Vol. 1, n. 3 (2002), p. 103-130 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19544/2/000333161.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19544/1/000333161.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ec6de004727ea067728e8b1eabd8f204 1e8e5e6e65706928e8d5717247f08598 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224702845255680 |