Divulgação científica na sala de aula : abordagem da conservação da biodiversidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goetz, Ana Paula Moraes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/230427
Resumo: O uso de textos de divulgação científica (TDC) como recurso em sala de aula tem grande potencial, pois contribui para a contextualização dos conhecimentos científicos na Educção Básica. Ele também fornece acesso a informações e amplia a discussão de questões atuais em sala de aula, como a conservação da biodiversidade. A perda da biodiversidade constitui uma das piores crises mundiais da atualidade e a abordagem desse problema em sala de aula requer recursos didáticos além dos tradicionais. O objetivo desse estudo foi investigar o potencial de TDC como recurso didático para a abordagem do tema “Conservação da biodiversidade” na sala de aula. A pesquisa foi realizada com estudantes de uma turma de Ciências do sétimo ano do Ensino Fundamental. Um TDC da revista Ciência Hoje das Crianças foi selecionado e submetido a um ensaio de Análise de Discurso (AD) para identificar as informações e os sentidos expressos nele. O texto escolhido aborda as ameaças à sobrevivência das espécies do roedor conhecido como “tuco-tuco”. Foi elaborado o planejamento de uma atividade didática que incluía a leitura do TDC pelos estudantes e a produção de uma história em quadrinhos (HQ) que deveria abordar as ameaças à sobrevivência do tuco-tuco e uma solução para ajudar na conservação das espécies. Foram produzidas 14 HQs que também foram submetidas a um ensaio de AD, a fim de identificar nelas as informações e os sentidos relacionados ou não ao TDC. Grande parte dos estudantes demonstrou interesse pela leitura e pelo tema “Conservação da Biodiversidade”. Os estudantes a partir da exploração das informações veiculados no TDC expressaram nas HQs conhecimentos sobre o habitat e o comportamento do tuco-tuco, além disso, a construção civil apareceu como a principal ameaça à conservação das espécies nas histórias. A maior frequência desses conhecimentos indica os aprendizados da turma sobre um grupo de animais nativos que era desconhecido pelos estudantes e também sobre alguns aspectos do tema proposto. Outras ameaças, além da destruição do habitat presente no texto, foram criadas pelos estudantes como, por exemplo, a poluição, o desmatamento e a caça. Esses sentidos novos estão relacionados à memória discursiva dos estudantes, evidenciando que eles têm uma bagagem de conhecimentos provavelmente decorrentes do contato com ações ambientais e com o discurso científico voltado para a conservação de espécies ameaçadas.
id UFRGS-2_6dc2bf5752e62f4f39f6f471ef9ae8c3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230427
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Goetz, Ana Paula MoraesRosa, Russel Teresinha Dutra da2021-10-02T04:44:46Z2018http://hdl.handle.net/10183/230427001108779O uso de textos de divulgação científica (TDC) como recurso em sala de aula tem grande potencial, pois contribui para a contextualização dos conhecimentos científicos na Educção Básica. Ele também fornece acesso a informações e amplia a discussão de questões atuais em sala de aula, como a conservação da biodiversidade. A perda da biodiversidade constitui uma das piores crises mundiais da atualidade e a abordagem desse problema em sala de aula requer recursos didáticos além dos tradicionais. O objetivo desse estudo foi investigar o potencial de TDC como recurso didático para a abordagem do tema “Conservação da biodiversidade” na sala de aula. A pesquisa foi realizada com estudantes de uma turma de Ciências do sétimo ano do Ensino Fundamental. Um TDC da revista Ciência Hoje das Crianças foi selecionado e submetido a um ensaio de Análise de Discurso (AD) para identificar as informações e os sentidos expressos nele. O texto escolhido aborda as ameaças à sobrevivência das espécies do roedor conhecido como “tuco-tuco”. Foi elaborado o planejamento de uma atividade didática que incluía a leitura do TDC pelos estudantes e a produção de uma história em quadrinhos (HQ) que deveria abordar as ameaças à sobrevivência do tuco-tuco e uma solução para ajudar na conservação das espécies. Foram produzidas 14 HQs que também foram submetidas a um ensaio de AD, a fim de identificar nelas as informações e os sentidos relacionados ou não ao TDC. Grande parte dos estudantes demonstrou interesse pela leitura e pelo tema “Conservação da Biodiversidade”. Os estudantes a partir da exploração das informações veiculados no TDC expressaram nas HQs conhecimentos sobre o habitat e o comportamento do tuco-tuco, além disso, a construção civil apareceu como a principal ameaça à conservação das espécies nas histórias. A maior frequência desses conhecimentos indica os aprendizados da turma sobre um grupo de animais nativos que era desconhecido pelos estudantes e também sobre alguns aspectos do tema proposto. Outras ameaças, além da destruição do habitat presente no texto, foram criadas pelos estudantes como, por exemplo, a poluição, o desmatamento e a caça. Esses sentidos novos estão relacionados à memória discursiva dos estudantes, evidenciando que eles têm uma bagagem de conhecimentos provavelmente decorrentes do contato com ações ambientais e com o discurso científico voltado para a conservação de espécies ameaçadas.application/pdfporEnsino de ciênciasBiodiversidadeDivulgação científica na sala de aula : abordagem da conservação da biodiversidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2018Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001108779.pdf.txt001108779.pdf.txtExtracted Texttext/plain153779http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230427/2/001108779.pdf.txt487196632345b8f0c9b6e7712e0850c3MD52ORIGINAL001108779.pdfTexto completoapplication/pdf6590450http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230427/1/001108779.pdf02b7d7ea866731cbffc804f11176d8e3MD5110183/2304272021-10-04 04:22:56.033412oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230427Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-10-04T07:22:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Divulgação científica na sala de aula : abordagem da conservação da biodiversidade
title Divulgação científica na sala de aula : abordagem da conservação da biodiversidade
spellingShingle Divulgação científica na sala de aula : abordagem da conservação da biodiversidade
Goetz, Ana Paula Moraes
Ensino de ciências
Biodiversidade
title_short Divulgação científica na sala de aula : abordagem da conservação da biodiversidade
title_full Divulgação científica na sala de aula : abordagem da conservação da biodiversidade
title_fullStr Divulgação científica na sala de aula : abordagem da conservação da biodiversidade
title_full_unstemmed Divulgação científica na sala de aula : abordagem da conservação da biodiversidade
title_sort Divulgação científica na sala de aula : abordagem da conservação da biodiversidade
author Goetz, Ana Paula Moraes
author_facet Goetz, Ana Paula Moraes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goetz, Ana Paula Moraes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rosa, Russel Teresinha Dutra da
contributor_str_mv Rosa, Russel Teresinha Dutra da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Biodiversidade
topic Ensino de ciências
Biodiversidade
description O uso de textos de divulgação científica (TDC) como recurso em sala de aula tem grande potencial, pois contribui para a contextualização dos conhecimentos científicos na Educção Básica. Ele também fornece acesso a informações e amplia a discussão de questões atuais em sala de aula, como a conservação da biodiversidade. A perda da biodiversidade constitui uma das piores crises mundiais da atualidade e a abordagem desse problema em sala de aula requer recursos didáticos além dos tradicionais. O objetivo desse estudo foi investigar o potencial de TDC como recurso didático para a abordagem do tema “Conservação da biodiversidade” na sala de aula. A pesquisa foi realizada com estudantes de uma turma de Ciências do sétimo ano do Ensino Fundamental. Um TDC da revista Ciência Hoje das Crianças foi selecionado e submetido a um ensaio de Análise de Discurso (AD) para identificar as informações e os sentidos expressos nele. O texto escolhido aborda as ameaças à sobrevivência das espécies do roedor conhecido como “tuco-tuco”. Foi elaborado o planejamento de uma atividade didática que incluía a leitura do TDC pelos estudantes e a produção de uma história em quadrinhos (HQ) que deveria abordar as ameaças à sobrevivência do tuco-tuco e uma solução para ajudar na conservação das espécies. Foram produzidas 14 HQs que também foram submetidas a um ensaio de AD, a fim de identificar nelas as informações e os sentidos relacionados ou não ao TDC. Grande parte dos estudantes demonstrou interesse pela leitura e pelo tema “Conservação da Biodiversidade”. Os estudantes a partir da exploração das informações veiculados no TDC expressaram nas HQs conhecimentos sobre o habitat e o comportamento do tuco-tuco, além disso, a construção civil apareceu como a principal ameaça à conservação das espécies nas histórias. A maior frequência desses conhecimentos indica os aprendizados da turma sobre um grupo de animais nativos que era desconhecido pelos estudantes e também sobre alguns aspectos do tema proposto. Outras ameaças, além da destruição do habitat presente no texto, foram criadas pelos estudantes como, por exemplo, a poluição, o desmatamento e a caça. Esses sentidos novos estão relacionados à memória discursiva dos estudantes, evidenciando que eles têm uma bagagem de conhecimentos provavelmente decorrentes do contato com ações ambientais e com o discurso científico voltado para a conservação de espécies ameaçadas.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-02T04:44:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/230427
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001108779
url http://hdl.handle.net/10183/230427
identifier_str_mv 001108779
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230427/2/001108779.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230427/1/001108779.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 487196632345b8f0c9b6e7712e0850c3
02b7d7ea866731cbffc804f11176d8e3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447282483462144