Divulgação científica na sala de aula : abordagem da conservação da biodiversidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/230427 |
Resumo: | O uso de textos de divulgação científica (TDC) como recurso em sala de aula tem grande potencial, pois contribui para a contextualização dos conhecimentos científicos na Educção Básica. Ele também fornece acesso a informações e amplia a discussão de questões atuais em sala de aula, como a conservação da biodiversidade. A perda da biodiversidade constitui uma das piores crises mundiais da atualidade e a abordagem desse problema em sala de aula requer recursos didáticos além dos tradicionais. O objetivo desse estudo foi investigar o potencial de TDC como recurso didático para a abordagem do tema “Conservação da biodiversidade” na sala de aula. A pesquisa foi realizada com estudantes de uma turma de Ciências do sétimo ano do Ensino Fundamental. Um TDC da revista Ciência Hoje das Crianças foi selecionado e submetido a um ensaio de Análise de Discurso (AD) para identificar as informações e os sentidos expressos nele. O texto escolhido aborda as ameaças à sobrevivência das espécies do roedor conhecido como “tuco-tuco”. Foi elaborado o planejamento de uma atividade didática que incluía a leitura do TDC pelos estudantes e a produção de uma história em quadrinhos (HQ) que deveria abordar as ameaças à sobrevivência do tuco-tuco e uma solução para ajudar na conservação das espécies. Foram produzidas 14 HQs que também foram submetidas a um ensaio de AD, a fim de identificar nelas as informações e os sentidos relacionados ou não ao TDC. Grande parte dos estudantes demonstrou interesse pela leitura e pelo tema “Conservação da Biodiversidade”. Os estudantes a partir da exploração das informações veiculados no TDC expressaram nas HQs conhecimentos sobre o habitat e o comportamento do tuco-tuco, além disso, a construção civil apareceu como a principal ameaça à conservação das espécies nas histórias. A maior frequência desses conhecimentos indica os aprendizados da turma sobre um grupo de animais nativos que era desconhecido pelos estudantes e também sobre alguns aspectos do tema proposto. Outras ameaças, além da destruição do habitat presente no texto, foram criadas pelos estudantes como, por exemplo, a poluição, o desmatamento e a caça. Esses sentidos novos estão relacionados à memória discursiva dos estudantes, evidenciando que eles têm uma bagagem de conhecimentos provavelmente decorrentes do contato com ações ambientais e com o discurso científico voltado para a conservação de espécies ameaçadas. |
id |
UFRGS-2_6dc2bf5752e62f4f39f6f471ef9ae8c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230427 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Goetz, Ana Paula MoraesRosa, Russel Teresinha Dutra da2021-10-02T04:44:46Z2018http://hdl.handle.net/10183/230427001108779O uso de textos de divulgação científica (TDC) como recurso em sala de aula tem grande potencial, pois contribui para a contextualização dos conhecimentos científicos na Educção Básica. Ele também fornece acesso a informações e amplia a discussão de questões atuais em sala de aula, como a conservação da biodiversidade. A perda da biodiversidade constitui uma das piores crises mundiais da atualidade e a abordagem desse problema em sala de aula requer recursos didáticos além dos tradicionais. O objetivo desse estudo foi investigar o potencial de TDC como recurso didático para a abordagem do tema “Conservação da biodiversidade” na sala de aula. A pesquisa foi realizada com estudantes de uma turma de Ciências do sétimo ano do Ensino Fundamental. Um TDC da revista Ciência Hoje das Crianças foi selecionado e submetido a um ensaio de Análise de Discurso (AD) para identificar as informações e os sentidos expressos nele. O texto escolhido aborda as ameaças à sobrevivência das espécies do roedor conhecido como “tuco-tuco”. Foi elaborado o planejamento de uma atividade didática que incluía a leitura do TDC pelos estudantes e a produção de uma história em quadrinhos (HQ) que deveria abordar as ameaças à sobrevivência do tuco-tuco e uma solução para ajudar na conservação das espécies. Foram produzidas 14 HQs que também foram submetidas a um ensaio de AD, a fim de identificar nelas as informações e os sentidos relacionados ou não ao TDC. Grande parte dos estudantes demonstrou interesse pela leitura e pelo tema “Conservação da Biodiversidade”. Os estudantes a partir da exploração das informações veiculados no TDC expressaram nas HQs conhecimentos sobre o habitat e o comportamento do tuco-tuco, além disso, a construção civil apareceu como a principal ameaça à conservação das espécies nas histórias. A maior frequência desses conhecimentos indica os aprendizados da turma sobre um grupo de animais nativos que era desconhecido pelos estudantes e também sobre alguns aspectos do tema proposto. Outras ameaças, além da destruição do habitat presente no texto, foram criadas pelos estudantes como, por exemplo, a poluição, o desmatamento e a caça. Esses sentidos novos estão relacionados à memória discursiva dos estudantes, evidenciando que eles têm uma bagagem de conhecimentos provavelmente decorrentes do contato com ações ambientais e com o discurso científico voltado para a conservação de espécies ameaçadas.application/pdfporEnsino de ciênciasBiodiversidadeDivulgação científica na sala de aula : abordagem da conservação da biodiversidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2018Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001108779.pdf.txt001108779.pdf.txtExtracted Texttext/plain153779http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230427/2/001108779.pdf.txt487196632345b8f0c9b6e7712e0850c3MD52ORIGINAL001108779.pdfTexto completoapplication/pdf6590450http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230427/1/001108779.pdf02b7d7ea866731cbffc804f11176d8e3MD5110183/2304272021-10-04 04:22:56.033412oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230427Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-10-04T07:22:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Divulgação científica na sala de aula : abordagem da conservação da biodiversidade |
title |
Divulgação científica na sala de aula : abordagem da conservação da biodiversidade |
spellingShingle |
Divulgação científica na sala de aula : abordagem da conservação da biodiversidade Goetz, Ana Paula Moraes Ensino de ciências Biodiversidade |
title_short |
Divulgação científica na sala de aula : abordagem da conservação da biodiversidade |
title_full |
Divulgação científica na sala de aula : abordagem da conservação da biodiversidade |
title_fullStr |
Divulgação científica na sala de aula : abordagem da conservação da biodiversidade |
title_full_unstemmed |
Divulgação científica na sala de aula : abordagem da conservação da biodiversidade |
title_sort |
Divulgação científica na sala de aula : abordagem da conservação da biodiversidade |
author |
Goetz, Ana Paula Moraes |
author_facet |
Goetz, Ana Paula Moraes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Goetz, Ana Paula Moraes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rosa, Russel Teresinha Dutra da |
contributor_str_mv |
Rosa, Russel Teresinha Dutra da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências Biodiversidade |
topic |
Ensino de ciências Biodiversidade |
description |
O uso de textos de divulgação científica (TDC) como recurso em sala de aula tem grande potencial, pois contribui para a contextualização dos conhecimentos científicos na Educção Básica. Ele também fornece acesso a informações e amplia a discussão de questões atuais em sala de aula, como a conservação da biodiversidade. A perda da biodiversidade constitui uma das piores crises mundiais da atualidade e a abordagem desse problema em sala de aula requer recursos didáticos além dos tradicionais. O objetivo desse estudo foi investigar o potencial de TDC como recurso didático para a abordagem do tema “Conservação da biodiversidade” na sala de aula. A pesquisa foi realizada com estudantes de uma turma de Ciências do sétimo ano do Ensino Fundamental. Um TDC da revista Ciência Hoje das Crianças foi selecionado e submetido a um ensaio de Análise de Discurso (AD) para identificar as informações e os sentidos expressos nele. O texto escolhido aborda as ameaças à sobrevivência das espécies do roedor conhecido como “tuco-tuco”. Foi elaborado o planejamento de uma atividade didática que incluía a leitura do TDC pelos estudantes e a produção de uma história em quadrinhos (HQ) que deveria abordar as ameaças à sobrevivência do tuco-tuco e uma solução para ajudar na conservação das espécies. Foram produzidas 14 HQs que também foram submetidas a um ensaio de AD, a fim de identificar nelas as informações e os sentidos relacionados ou não ao TDC. Grande parte dos estudantes demonstrou interesse pela leitura e pelo tema “Conservação da Biodiversidade”. Os estudantes a partir da exploração das informações veiculados no TDC expressaram nas HQs conhecimentos sobre o habitat e o comportamento do tuco-tuco, além disso, a construção civil apareceu como a principal ameaça à conservação das espécies nas histórias. A maior frequência desses conhecimentos indica os aprendizados da turma sobre um grupo de animais nativos que era desconhecido pelos estudantes e também sobre alguns aspectos do tema proposto. Outras ameaças, além da destruição do habitat presente no texto, foram criadas pelos estudantes como, por exemplo, a poluição, o desmatamento e a caça. Esses sentidos novos estão relacionados à memória discursiva dos estudantes, evidenciando que eles têm uma bagagem de conhecimentos provavelmente decorrentes do contato com ações ambientais e com o discurso científico voltado para a conservação de espécies ameaçadas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-10-02T04:44:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/230427 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001108779 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/230427 |
identifier_str_mv |
001108779 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230427/2/001108779.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230427/1/001108779.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
487196632345b8f0c9b6e7712e0850c3 02b7d7ea866731cbffc804f11176d8e3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447282483462144 |