Desenvolvimento de habilidades à luz da International Education Standard 3 : análise da percepção dos formandos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marçal, Kauan Sander
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/168716
Resumo: Em virtude de inovações tecnológicas e necessidades de mercado, novas demandas estão sendo necessitadas aos profissionais contábeis. Para acompanhar essas demandas, novos perfis e habilidades estão sendo requisitados aos profissionais dessa área. A International Education Standard (IES 3) cita cinco grupos de habilidades que devem ser desenvolvidas pelo contador. Assim, o objetivo desse estudo é identificar a percepção dos formandos de Ciências Contábeis da UFRGS quanto ao desenvolvimento dessas habilidades a luz da IES 3. Para isto, foi realizada uma pesquisa quantitativa, descritiva, sob a forma de levantamento, por meio da aplicação de um questionário aos formandos, que totalizou 50 respostas. Como resultados obtidos na análise foi evidenciado que a habilidade organizacional e de gerenciamento de negócio obteve o maior grau e a maior média de satisfação ao passo que as habilidades interpessoais e de comunicação obteve o menor grau e a menor média de satisfação. 76% dos formandos responderam que se sentiram contemplados pelas habilidades a luz da IES 3 ao longo do curso e 38% dos alunos responderam que as habilidades interpessoais e de comunicação foram as habilidades menos desenvolvidas de acordo com a IES 3 ao longo do curso. Espera-se, portanto, que esse tema gere reflexão dentro da academia e contribua para que os docentes e discentes discutam sobre as novas demandas do profissional contábil.
id UFRGS-2_6dd4ea38f5015b9d26c6e40b697f5e2c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/168716
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Marçal, Kauan SanderBonotto, Mariana Manfroi da Silva2017-09-20T02:31:46Z2016http://hdl.handle.net/10183/168716001022502Em virtude de inovações tecnológicas e necessidades de mercado, novas demandas estão sendo necessitadas aos profissionais contábeis. Para acompanhar essas demandas, novos perfis e habilidades estão sendo requisitados aos profissionais dessa área. A International Education Standard (IES 3) cita cinco grupos de habilidades que devem ser desenvolvidas pelo contador. Assim, o objetivo desse estudo é identificar a percepção dos formandos de Ciências Contábeis da UFRGS quanto ao desenvolvimento dessas habilidades a luz da IES 3. Para isto, foi realizada uma pesquisa quantitativa, descritiva, sob a forma de levantamento, por meio da aplicação de um questionário aos formandos, que totalizou 50 respostas. Como resultados obtidos na análise foi evidenciado que a habilidade organizacional e de gerenciamento de negócio obteve o maior grau e a maior média de satisfação ao passo que as habilidades interpessoais e de comunicação obteve o menor grau e a menor média de satisfação. 76% dos formandos responderam que se sentiram contemplados pelas habilidades a luz da IES 3 ao longo do curso e 38% dos alunos responderam que as habilidades interpessoais e de comunicação foram as habilidades menos desenvolvidas de acordo com a IES 3 ao longo do curso. Espera-se, portanto, que esse tema gere reflexão dentro da academia e contribua para que os docentes e discentes discutam sobre as novas demandas do profissional contábil.Due to technological innovations and market needs, new demands are being required of accounting professionals. To accompany these demands, new profiles and skills are being requested from professionals in this area. The International Education Standard (IES 3) lists five skill sets that must be developed by the accountant. Thus, the objective of this study is to identify the perception of graduates of Accounting Sciences of UFRGS regarding the development of these skills in the light of IES 3. For this, a quantitative, descriptive research was conducted in the form of a survey, through the application of A questionnaire to the trainees, which totaled 50 responses. As results obtained in the analysis showed that the organizational ability and business management obtained the highest degree and the highest average satisfaction while the interpersonal and communication skills obtained the lowest degree and the lowest average satisfaction. 76% of the trainees responded that they felt they were covered by the IES 3 light abilities throughout the course and 38% of the students answered that the interpersonal and communication skills were the least developed skills according to IES 3 throughout the course. It is hoped, therefore, that this theme will generate reflection within the academy and will help teachers and students discuss the new demands of the accounting professional.application/pdfporContadoresFormação profissionalRio Grande do SulIES 3Accountant skillsAccountant profileDesenvolvimento de habilidades à luz da International Education Standard 3 : análise da percepção dos formandos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do SulDevelopment of skills in the light of the International Education Standard 3 : analysis of the perception of Accounting Sciences of the Federal University of Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2016Ciências Contábeisgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001022502.pdf001022502.pdfTexto completoapplication/pdf374617http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168716/1/001022502.pdf8f88190c9256320f68a24f97c032311cMD51TEXT001022502.pdf.txt001022502.pdf.txtExtracted Texttext/plain44361http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168716/2/001022502.pdf.txt92c12300f761f4be1addfef8b17e81f3MD52THUMBNAIL001022502.pdf.jpg001022502.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1737http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168716/3/001022502.pdf.jpg222a634dd035881db946f908ec9011b1MD5310183/1687162023-09-30 03:41:43.428866oai:www.lume.ufrgs.br:10183/168716Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-30T06:41:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento de habilidades à luz da International Education Standard 3 : análise da percepção dos formandos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Development of skills in the light of the International Education Standard 3 : analysis of the perception of Accounting Sciences of the Federal University of Rio Grande do Sul
title Desenvolvimento de habilidades à luz da International Education Standard 3 : análise da percepção dos formandos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
spellingShingle Desenvolvimento de habilidades à luz da International Education Standard 3 : análise da percepção dos formandos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Marçal, Kauan Sander
Contadores
Formação profissional
Rio Grande do Sul
IES 3
Accountant skills
Accountant profile
title_short Desenvolvimento de habilidades à luz da International Education Standard 3 : análise da percepção dos formandos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_full Desenvolvimento de habilidades à luz da International Education Standard 3 : análise da percepção dos formandos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_fullStr Desenvolvimento de habilidades à luz da International Education Standard 3 : análise da percepção dos formandos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Desenvolvimento de habilidades à luz da International Education Standard 3 : análise da percepção dos formandos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_sort Desenvolvimento de habilidades à luz da International Education Standard 3 : análise da percepção dos formandos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
author Marçal, Kauan Sander
author_facet Marçal, Kauan Sander
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marçal, Kauan Sander
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bonotto, Mariana Manfroi da Silva
contributor_str_mv Bonotto, Mariana Manfroi da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Contadores
Formação profissional
Rio Grande do Sul
topic Contadores
Formação profissional
Rio Grande do Sul
IES 3
Accountant skills
Accountant profile
dc.subject.eng.fl_str_mv IES 3
Accountant skills
Accountant profile
description Em virtude de inovações tecnológicas e necessidades de mercado, novas demandas estão sendo necessitadas aos profissionais contábeis. Para acompanhar essas demandas, novos perfis e habilidades estão sendo requisitados aos profissionais dessa área. A International Education Standard (IES 3) cita cinco grupos de habilidades que devem ser desenvolvidas pelo contador. Assim, o objetivo desse estudo é identificar a percepção dos formandos de Ciências Contábeis da UFRGS quanto ao desenvolvimento dessas habilidades a luz da IES 3. Para isto, foi realizada uma pesquisa quantitativa, descritiva, sob a forma de levantamento, por meio da aplicação de um questionário aos formandos, que totalizou 50 respostas. Como resultados obtidos na análise foi evidenciado que a habilidade organizacional e de gerenciamento de negócio obteve o maior grau e a maior média de satisfação ao passo que as habilidades interpessoais e de comunicação obteve o menor grau e a menor média de satisfação. 76% dos formandos responderam que se sentiram contemplados pelas habilidades a luz da IES 3 ao longo do curso e 38% dos alunos responderam que as habilidades interpessoais e de comunicação foram as habilidades menos desenvolvidas de acordo com a IES 3 ao longo do curso. Espera-se, portanto, que esse tema gere reflexão dentro da academia e contribua para que os docentes e discentes discutam sobre as novas demandas do profissional contábil.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-20T02:31:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/168716
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001022502
url http://hdl.handle.net/10183/168716
identifier_str_mv 001022502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168716/1/001022502.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168716/2/001022502.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168716/3/001022502.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8f88190c9256320f68a24f97c032311c
92c12300f761f4be1addfef8b17e81f3
222a634dd035881db946f908ec9011b1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447202898640896