A atuação com o ensino do futsal : o percurso pessoal e profissional na formação em educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/87641 |
Resumo: | O presente estudo é um trabalho de conclusão de Curso de Educação Física. Trata de investigar as aprendizagens com o ensino do futsal em duas escolinhas. O problema de pesquisa formulado foi: como as aprendizagens do percurso pessoal e profissional de um professor de educação física contribuem com sua atuação no ensino do futsal? Este é um estudo qualitativo, em forma de autonarrativa, que teve por objetivo relatar a experiência do autor nesta modalidade, descrevendo algumas vivências do ensino do futsal para jovens em diferentes contextos, discutindo pontos relevantes para a construção desta docência como: a formação inicial, os valores trazidos pelo esporte, o contato prévio com a modalidade e, as diferentes metodologias de aprendizagem deste desporto. Focando no processo de construção da identidade docente, ou seja, como nos tornamos professores, foi possível verificar a importância de uma qualificação na formação dos profissionais de Educação Física, para que estes tenham a capacidade de ação e reflexão, exercitando uma ação pedagógica comprometida com a totalidade do processo educativo. Ao investigar esta prática pedagógica, fica clara a necessidade de que se perceba o esporte através de uma perspectiva mais ampla de entendimento, pois só assim os alunos poderão usufruir dos benefícios do futsal, que incluem o desenvolvimento da coordenação motora, a promoção dos valores humanos e resgate da cidadania, entre outras inúmeras possibilidades que a prática esportiva pode trazer. |
id |
UFRGS-2_6de709007e8d4092d0ae78a036109c67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87641 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Araújo, Pietro Dalberto deBossle, Fabiano2014-02-25T01:52:58Z2013http://hdl.handle.net/10183/87641000911782O presente estudo é um trabalho de conclusão de Curso de Educação Física. Trata de investigar as aprendizagens com o ensino do futsal em duas escolinhas. O problema de pesquisa formulado foi: como as aprendizagens do percurso pessoal e profissional de um professor de educação física contribuem com sua atuação no ensino do futsal? Este é um estudo qualitativo, em forma de autonarrativa, que teve por objetivo relatar a experiência do autor nesta modalidade, descrevendo algumas vivências do ensino do futsal para jovens em diferentes contextos, discutindo pontos relevantes para a construção desta docência como: a formação inicial, os valores trazidos pelo esporte, o contato prévio com a modalidade e, as diferentes metodologias de aprendizagem deste desporto. Focando no processo de construção da identidade docente, ou seja, como nos tornamos professores, foi possível verificar a importância de uma qualificação na formação dos profissionais de Educação Física, para que estes tenham a capacidade de ação e reflexão, exercitando uma ação pedagógica comprometida com a totalidade do processo educativo. Ao investigar esta prática pedagógica, fica clara a necessidade de que se perceba o esporte através de uma perspectiva mais ampla de entendimento, pois só assim os alunos poderão usufruir dos benefícios do futsal, que incluem o desenvolvimento da coordenação motora, a promoção dos valores humanos e resgate da cidadania, entre outras inúmeras possibilidades que a prática esportiva pode trazer.application/pdfporFutebol de salao : EnsinoA atuação com o ensino do futsal : o percurso pessoal e profissional na formação em educação físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2013Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911782.pdf000911782.pdfTexto completoapplication/pdf197822http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87641/1/000911782.pdfe17de1847873a8e1b30a595095fe9f5eMD51TEXT000911782.pdf.txt000911782.pdf.txtExtracted Texttext/plain114460http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87641/2/000911782.pdf.txt8ce53e4c2a00c2342a5408a807958abaMD52THUMBNAIL000911782.pdf.jpg000911782.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1043http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87641/3/000911782.pdf.jpg62f76f783a4554a4c983d78d9ffd3a0dMD5310183/876412022-06-16 04:41:23.384772oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87641Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-16T07:41:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A atuação com o ensino do futsal : o percurso pessoal e profissional na formação em educação física |
title |
A atuação com o ensino do futsal : o percurso pessoal e profissional na formação em educação física |
spellingShingle |
A atuação com o ensino do futsal : o percurso pessoal e profissional na formação em educação física Araújo, Pietro Dalberto de Futebol de salao : Ensino |
title_short |
A atuação com o ensino do futsal : o percurso pessoal e profissional na formação em educação física |
title_full |
A atuação com o ensino do futsal : o percurso pessoal e profissional na formação em educação física |
title_fullStr |
A atuação com o ensino do futsal : o percurso pessoal e profissional na formação em educação física |
title_full_unstemmed |
A atuação com o ensino do futsal : o percurso pessoal e profissional na formação em educação física |
title_sort |
A atuação com o ensino do futsal : o percurso pessoal e profissional na formação em educação física |
author |
Araújo, Pietro Dalberto de |
author_facet |
Araújo, Pietro Dalberto de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Pietro Dalberto de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bossle, Fabiano |
contributor_str_mv |
Bossle, Fabiano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Futebol de salao : Ensino |
topic |
Futebol de salao : Ensino |
description |
O presente estudo é um trabalho de conclusão de Curso de Educação Física. Trata de investigar as aprendizagens com o ensino do futsal em duas escolinhas. O problema de pesquisa formulado foi: como as aprendizagens do percurso pessoal e profissional de um professor de educação física contribuem com sua atuação no ensino do futsal? Este é um estudo qualitativo, em forma de autonarrativa, que teve por objetivo relatar a experiência do autor nesta modalidade, descrevendo algumas vivências do ensino do futsal para jovens em diferentes contextos, discutindo pontos relevantes para a construção desta docência como: a formação inicial, os valores trazidos pelo esporte, o contato prévio com a modalidade e, as diferentes metodologias de aprendizagem deste desporto. Focando no processo de construção da identidade docente, ou seja, como nos tornamos professores, foi possível verificar a importância de uma qualificação na formação dos profissionais de Educação Física, para que estes tenham a capacidade de ação e reflexão, exercitando uma ação pedagógica comprometida com a totalidade do processo educativo. Ao investigar esta prática pedagógica, fica clara a necessidade de que se perceba o esporte através de uma perspectiva mais ampla de entendimento, pois só assim os alunos poderão usufruir dos benefícios do futsal, que incluem o desenvolvimento da coordenação motora, a promoção dos valores humanos e resgate da cidadania, entre outras inúmeras possibilidades que a prática esportiva pode trazer. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-02-25T01:52:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/87641 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000911782 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/87641 |
identifier_str_mv |
000911782 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87641/1/000911782.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87641/2/000911782.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87641/3/000911782.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e17de1847873a8e1b30a595095fe9f5e 8ce53e4c2a00c2342a5408a807958aba 62f76f783a4554a4c983d78d9ffd3a0d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224459990859776 |