Cinema e história : a utilização dos recursos audiovisuais no ensino-aprendizagem da pré-história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Angélica Gouveia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199626
Resumo: O trabalho é um estudo sobre a utilização de recursos audiovisuais no ensino da pré-história. O objetivo principal é perceber, identificar e mensurar o papel que as mídias, em específico o audiovisual, exercem na constituição dos conhecimentos dos alunos sobre esse período histórico. O público-alvo da pesquisa foram os alunos das turmas de 6º ano de uma escola na cidade de Porto Alegre/RS. Os dados foram obtidos através de questionários semiestruturados, dentro da unidade didática da pré-história, e a análise dos mesmos foi realizada a partir de abordagem qualitativa. A expectativa é contribuir para o desenvolvimento da área, através da reflexão sobre a intervenção pedagógica realizada e de seus principais resultados.
id UFRGS-2_6e1c0d64e82e75aafd2566783d600e81
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199626
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Medeiros, Angélica GouveiaRios, Franciane Heiden2019-09-20T03:48:50Z2019http://hdl.handle.net/10183/199626001101689O trabalho é um estudo sobre a utilização de recursos audiovisuais no ensino da pré-história. O objetivo principal é perceber, identificar e mensurar o papel que as mídias, em específico o audiovisual, exercem na constituição dos conhecimentos dos alunos sobre esse período histórico. O público-alvo da pesquisa foram os alunos das turmas de 6º ano de uma escola na cidade de Porto Alegre/RS. Os dados foram obtidos através de questionários semiestruturados, dentro da unidade didática da pré-história, e a análise dos mesmos foi realizada a partir de abordagem qualitativa. A expectativa é contribuir para o desenvolvimento da área, através da reflexão sobre a intervenção pedagógica realizada e de seus principais resultados.This paper is a case study about the use of audiovisual resources for the study of prehistory. The main objectives here are to perceive, identify and measure the role of media, especially audiovisual media, in the building of student’s knowledge about this historic period. The target group for the research are 6th year students of a school, in the city of Porto Alegre – RS. The data were collected by the use of semi-structure questionnaires in the prehistory teaching unit and the analysis was made based on a qualitative approach. Thus, the expectation is to contribute to the development of the study area through the reflection about this educational intervention and its main results.application/pdfporHistóriaMídia digitalCinemaHistoryPre-historyMediaCinemaCinema e história : a utilização dos recursos audiovisuais no ensino-aprendizagem da pré-históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001101689.pdf.txt001101689.pdf.txtExtracted Texttext/plain69458http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199626/2/001101689.pdf.txt4b9a002d6573350c91b9cf53e4ed6247MD52ORIGINAL001101689.pdfTexto completoapplication/pdf1069614http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199626/1/001101689.pdfffef91518771a35922ac139c0baa6185MD5110183/1996262019-09-21 03:42:21.831619oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199626Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-21T06:42:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cinema e história : a utilização dos recursos audiovisuais no ensino-aprendizagem da pré-história
title Cinema e história : a utilização dos recursos audiovisuais no ensino-aprendizagem da pré-história
spellingShingle Cinema e história : a utilização dos recursos audiovisuais no ensino-aprendizagem da pré-história
Medeiros, Angélica Gouveia
História
Mídia digital
Cinema
History
Pre-history
Media
Cinema
title_short Cinema e história : a utilização dos recursos audiovisuais no ensino-aprendizagem da pré-história
title_full Cinema e história : a utilização dos recursos audiovisuais no ensino-aprendizagem da pré-história
title_fullStr Cinema e história : a utilização dos recursos audiovisuais no ensino-aprendizagem da pré-história
title_full_unstemmed Cinema e história : a utilização dos recursos audiovisuais no ensino-aprendizagem da pré-história
title_sort Cinema e história : a utilização dos recursos audiovisuais no ensino-aprendizagem da pré-história
author Medeiros, Angélica Gouveia
author_facet Medeiros, Angélica Gouveia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Angélica Gouveia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rios, Franciane Heiden
contributor_str_mv Rios, Franciane Heiden
dc.subject.por.fl_str_mv História
Mídia digital
Cinema
topic História
Mídia digital
Cinema
History
Pre-history
Media
Cinema
dc.subject.eng.fl_str_mv History
Pre-history
Media
Cinema
description O trabalho é um estudo sobre a utilização de recursos audiovisuais no ensino da pré-história. O objetivo principal é perceber, identificar e mensurar o papel que as mídias, em específico o audiovisual, exercem na constituição dos conhecimentos dos alunos sobre esse período histórico. O público-alvo da pesquisa foram os alunos das turmas de 6º ano de uma escola na cidade de Porto Alegre/RS. Os dados foram obtidos através de questionários semiestruturados, dentro da unidade didática da pré-história, e a análise dos mesmos foi realizada a partir de abordagem qualitativa. A expectativa é contribuir para o desenvolvimento da área, através da reflexão sobre a intervenção pedagógica realizada e de seus principais resultados.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-20T03:48:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/199626
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001101689
url http://hdl.handle.net/10183/199626
identifier_str_mv 001101689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199626/2/001101689.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199626/1/001101689.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4b9a002d6573350c91b9cf53e4ed6247
ffef91518771a35922ac139c0baa6185
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224582059786240