Cinema e história : a utilização dos recursos audiovisuais no ensino-aprendizagem da pré-história
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199626 |
Resumo: | O trabalho é um estudo sobre a utilização de recursos audiovisuais no ensino da pré-história. O objetivo principal é perceber, identificar e mensurar o papel que as mídias, em específico o audiovisual, exercem na constituição dos conhecimentos dos alunos sobre esse período histórico. O público-alvo da pesquisa foram os alunos das turmas de 6º ano de uma escola na cidade de Porto Alegre/RS. Os dados foram obtidos através de questionários semiestruturados, dentro da unidade didática da pré-história, e a análise dos mesmos foi realizada a partir de abordagem qualitativa. A expectativa é contribuir para o desenvolvimento da área, através da reflexão sobre a intervenção pedagógica realizada e de seus principais resultados. |
id |
UFRGS-2_6e1c0d64e82e75aafd2566783d600e81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199626 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Medeiros, Angélica GouveiaRios, Franciane Heiden2019-09-20T03:48:50Z2019http://hdl.handle.net/10183/199626001101689O trabalho é um estudo sobre a utilização de recursos audiovisuais no ensino da pré-história. O objetivo principal é perceber, identificar e mensurar o papel que as mídias, em específico o audiovisual, exercem na constituição dos conhecimentos dos alunos sobre esse período histórico. O público-alvo da pesquisa foram os alunos das turmas de 6º ano de uma escola na cidade de Porto Alegre/RS. Os dados foram obtidos através de questionários semiestruturados, dentro da unidade didática da pré-história, e a análise dos mesmos foi realizada a partir de abordagem qualitativa. A expectativa é contribuir para o desenvolvimento da área, através da reflexão sobre a intervenção pedagógica realizada e de seus principais resultados.This paper is a case study about the use of audiovisual resources for the study of prehistory. The main objectives here are to perceive, identify and measure the role of media, especially audiovisual media, in the building of student’s knowledge about this historic period. The target group for the research are 6th year students of a school, in the city of Porto Alegre – RS. The data were collected by the use of semi-structure questionnaires in the prehistory teaching unit and the analysis was made based on a qualitative approach. Thus, the expectation is to contribute to the development of the study area through the reflection about this educational intervention and its main results.application/pdfporHistóriaMídia digitalCinemaHistoryPre-historyMediaCinemaCinema e história : a utilização dos recursos audiovisuais no ensino-aprendizagem da pré-históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001101689.pdf.txt001101689.pdf.txtExtracted Texttext/plain69458http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199626/2/001101689.pdf.txt4b9a002d6573350c91b9cf53e4ed6247MD52ORIGINAL001101689.pdfTexto completoapplication/pdf1069614http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199626/1/001101689.pdfffef91518771a35922ac139c0baa6185MD5110183/1996262019-09-21 03:42:21.831619oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199626Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-21T06:42:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cinema e história : a utilização dos recursos audiovisuais no ensino-aprendizagem da pré-história |
title |
Cinema e história : a utilização dos recursos audiovisuais no ensino-aprendizagem da pré-história |
spellingShingle |
Cinema e história : a utilização dos recursos audiovisuais no ensino-aprendizagem da pré-história Medeiros, Angélica Gouveia História Mídia digital Cinema History Pre-history Media Cinema |
title_short |
Cinema e história : a utilização dos recursos audiovisuais no ensino-aprendizagem da pré-história |
title_full |
Cinema e história : a utilização dos recursos audiovisuais no ensino-aprendizagem da pré-história |
title_fullStr |
Cinema e história : a utilização dos recursos audiovisuais no ensino-aprendizagem da pré-história |
title_full_unstemmed |
Cinema e história : a utilização dos recursos audiovisuais no ensino-aprendizagem da pré-história |
title_sort |
Cinema e história : a utilização dos recursos audiovisuais no ensino-aprendizagem da pré-história |
author |
Medeiros, Angélica Gouveia |
author_facet |
Medeiros, Angélica Gouveia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Angélica Gouveia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rios, Franciane Heiden |
contributor_str_mv |
Rios, Franciane Heiden |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Mídia digital Cinema |
topic |
História Mídia digital Cinema History Pre-history Media Cinema |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
History Pre-history Media Cinema |
description |
O trabalho é um estudo sobre a utilização de recursos audiovisuais no ensino da pré-história. O objetivo principal é perceber, identificar e mensurar o papel que as mídias, em específico o audiovisual, exercem na constituição dos conhecimentos dos alunos sobre esse período histórico. O público-alvo da pesquisa foram os alunos das turmas de 6º ano de uma escola na cidade de Porto Alegre/RS. Os dados foram obtidos através de questionários semiestruturados, dentro da unidade didática da pré-história, e a análise dos mesmos foi realizada a partir de abordagem qualitativa. A expectativa é contribuir para o desenvolvimento da área, através da reflexão sobre a intervenção pedagógica realizada e de seus principais resultados. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-20T03:48:50Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/199626 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001101689 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/199626 |
identifier_str_mv |
001101689 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199626/2/001101689.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199626/1/001101689.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4b9a002d6573350c91b9cf53e4ed6247 ffef91518771a35922ac139c0baa6185 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224582059786240 |