Discriminação e consistência no processo decisório : mensuração do nível de conhecimento utilizando o índice CWS
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/129179 |
Resumo: | Verificar comportamentos decisórios sob o prisma dos níveis de conhecimento dos indivíduos é relevante campo de estudo. Entretanto, identificar indivíduos especialistas ainda continua sendo um desafio para pesquisadores de diferentes áreas (SHANTEAU et al., 2002). O objetivo deste trabalho é testar e validar na realidade brasileira um instrumento de mensuração do nível de especialização do indivíduo. Shanteau et al. (2002) exploraram uma nova forma de mensuração que combina modelos tradicionais, qualitativos, com um novo modelo, mais quantitativo, denominado de método CWS. Neste trabalho, utilizou-se uma pesquisa experimental, onde foram aplicadas duas tarefas experimentais, denominadas de estímulo 1 e estímulo 2, respectivamente, onde foram mensuradas as duas variáveis que definem o índice CWS, consistência e discriminação. Os resultados comprovaram que o método se mostrou satisfatório. Sendo assim, o índice CWS pode ser importante instrumento para a condução de pesquisas futuras que utilizem especialistas e novatos como objeto de estudo. |
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Löbler, Mauri LeodirHoppen, Norberto2015-11-09T16:28:45Z20081516-3660http://hdl.handle.net/10183/129179000669094Verificar comportamentos decisórios sob o prisma dos níveis de conhecimento dos indivíduos é relevante campo de estudo. Entretanto, identificar indivíduos especialistas ainda continua sendo um desafio para pesquisadores de diferentes áreas (SHANTEAU et al., 2002). O objetivo deste trabalho é testar e validar na realidade brasileira um instrumento de mensuração do nível de especialização do indivíduo. Shanteau et al. (2002) exploraram uma nova forma de mensuração que combina modelos tradicionais, qualitativos, com um novo modelo, mais quantitativo, denominado de método CWS. Neste trabalho, utilizou-se uma pesquisa experimental, onde foram aplicadas duas tarefas experimentais, denominadas de estímulo 1 e estímulo 2, respectivamente, onde foram mensuradas as duas variáveis que definem o índice CWS, consistência e discriminação. Os resultados comprovaram que o método se mostrou satisfatório. Sendo assim, o índice CWS pode ser importante instrumento para a condução de pesquisas futuras que utilizem especialistas e novatos como objeto de estudo.Verification of behavior decision in the light of the levels of knowledge of individuals is a relevant field of study. However, identifying experts still remains a challenge for researchers from different fields (SHANTEAU et al., 2002). The objective of this work is to test and validate in the Brazilian reality an instrument for measuring the level of expertise of individuals. Shanteau et al. (2002) explored a new form of measurement that combines traditional qualitative models with a new model, more quantitative, called the method CWS. In this work we, used an experimental research, where were implemented two experimental tasks, called stimulus 1 and stimulus 2, respectively, which were measured both variables that define the index CWS, consistency and discrimination. The results confirmed that the method is satisfactory. Thus, the CWS index can be an important instrument for the conduct of future research using experts and beginners as object of study.application/pdfporProduto & produção. Porto Alegre. Vol. 9, n. 3 (out. 2008), p. 95-108Gestão empresarialPerfil gerencialInteligência empresarialConhecimento organizacionalProcesso decisórioTomada de decisao : Sistemas de informacao : Sistemas de apoio a decisaoKnowledgeDecisionInformation systemsDiscriminação e consistência no processo decisório : mensuração do nível de conhecimento utilizando o índice CWSinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000669094.pdf.txt000669094.pdf.txtExtracted Texttext/plain52043http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129179/2/000669094.pdf.txt45ad3a2b8e95d4fba8ab9fb307f87a58MD52ORIGINAL000669094.pdf000669094.pdfTexto completoapplication/pdf186687http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129179/1/000669094.pdf08e09858d9c655c6e719b07963c1e36aMD51THUMBNAIL000669094.pdf.jpg000669094.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1829http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129179/3/000669094.pdf.jpg7f5aef7f2c956264c7ae97df6b989cf3MD5310183/1291792018-10-24 09:11:40.881oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129179Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-24T12:11:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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